O Canto da História: Derek Harwood

Ele foi um radiologista sul-africano, radicado no Canadá (1936-1996), pioneiro no campo da neurorradiologia pediátrica e promotor desta disciplina como subespecialidade. Fundador e primeiro presidente da World Federation of Neuroradiological Sciences.

Ele nasceu em Bulawayo, no sul da Rodésia, completou seus primeiros estudos em sua cidade natal, graduando-se em Medicina pela University of Cape Town em 1960. Após seu estágio no Goote Schuur Hospital, ele começou a se especializar em neurocirurgia no Hospital for Sick Children de Toronto, no Canadá. Em 1964 mudou para a radiologia, concluindo a residência nesta especialidade em 1967.

Ele foi chefe da Divisão de Neurorradiologia Pediátrica do Hospital for Sick Children de Toronto entre 1968 e 1978 e Chairman da mesma instituição de 1978 a 1988. Sua contribuição para o campo da neurorradiologia pediátrica por mais de 30 anos levou ao reconhecimento e aceitação internacional desta disciplina. A publicação em 1976 com Charles Fitz de seu livro de três volumes Neurorradiologia do lactente e da criança, tornou-o uma das principais autoridades neste campo.

Foi autor de 7 livros e mais de 200 publicações, o diferencial de seu trabalho é a capacidade de adaptar diferentes tecnologias e técnicas à população pediátrica, documentando claramente essas adaptações e avaliando sua importância no manejo clínico do paciente. Ele transformou a neurorradiologia pediátrica de uma ciência obscura baseada na arteriografia e pneumoencefalografia para a realidade atual baseada em técnicas de imagem modernas.

Foi o criador de um programa de residência de prestígio no Hospital for Sick Children, no qual também incluía a realização de um fellowship por um ano em neurorradiologia pediátrica. Era uma grande honra ser aceito como fellow no Departamento do Dr. Harwood Nash. Fundador da World Federation of Neuroradiological Sciences, foi o seu primeiro presidente (1994-1998), estando também envolvido na criação da Pan African Neuroradiological Society.

Seus prêmios e distinções incluem: Presidente da American Society of Neuroradiology (1986), Chairman do Comité Executivo da American Society of Paediatric Radiology (1986-1987), Fellow Honorário do College of Radiology of the College of Medicine of South Africa (1991). Foi um palestrante extraordinário que realizou mais de 300 apresentações em todo o mundo.

Manteve sólidos laços com o seu país de origem, e durante 25 anos voltou com sua família sempre que possível, colaborando com as atividades científicas da University of Cape Town, nos primeiros anos custeando as despesas da viagem.

Foi uma pessoa com entusiasmo e energia e com grande capacidade de liderança, foi um homem culto, dotado de um grande senso de humor. Genuinamente interessado em seu povo, ele regularmente ligava para amigos e antigos fellows para perguntar sobre sua situação e atividades profissionais.

Amante das atividades aquáticas, ele praticava natação e gostava de pescar, atividade que realizava em sua embarcação com motor no lago de Bays, ao norte de Toronto.


Resenha Dr. Luis Humberto Ros