Um Pouco de História

Ellen Shaw de Paredes

Radiologista americana (Fairmont, West Virginia, 12 de abril de 1952, Richmond, 30 de agosto de 2014) referente internacional no diagnóstico e intervencionismoda.

Após graduar-se "cum laude" no "Bryn Mawr College" de Pensilvânia, começou sua formação radiológica em 1979 em Richmond (Virginia), desenvolvendo posteriormente sua atividade profissional na Universidade de Virginia, onde ocupou o cargo de professora e chefe da Seção de Imagem da Mama, a partir de 1994.

Em 2005, ele fundou em Richmond o " Ellen Shaw Institute for Women´s Imaging" e, posteriormente, a " Ellen Shaw de Paredes Breast Cancer Foundation", focada no diagnóstico precoce do câncer de mama.

Sua atividade profissional, que desenvolveu durante mais de 30 anos, foi orientada para o cuidado de milhares de mulheres com câncer de mama, com especial dedicação para aquelas que não dispunham de recursos financeiros, transmitindo a mensagem de que a educação sobre a detecção precoce do câncer de mama é a chave fundamental para combater esta entidade.

O logótipo da Fundação, a borboleta, como um símbolo de beleza e fragilidade da vida, é também um reflexo da transformação experimentada na área de screening da mama através do trabalho e dedicação desta pioneira.

Autora de mais de 100 artigos e vários livros sobre a patologia da mama, o mais famoso o "Atlas of film screen mammography", atualmente em sua terceira edição, sempre se comportou de forma simples e exemplar com todos aqueles que íam com ela em procura de orientação e conselho nesta disciplina.

Casada com Victor Paredes, um ginecologista peruano por mais de 30 anos, teve amplo conhecimento da língua espanhola. Eles eram um casal muito próximo, que quase sempre viajavam juntos.

Palestrante destacada, estive na Espanha, em várias ocasiões colaborando no desenvolvimento de diversas reuniões científicas; em 1996 ela participou do IV Curso de Atualização em Patologia da mama realizado em Sevilha e no VIII Curso de Correlação Radiológico-Patológico do AFIP em Madrid, colaborando nos Congressos da Sociedade Espanhola de Imagem da Mama em 1998, 1999 e 2009.

Membro Honra da Sociedade Espanhola de Diagnóstico por Imagem da Mama desde 1998, a Dra. Shaw de Paredes reunia carisma, generosidade, alegria e liderança. Além disso, ela foi uma grande educadora; seus esforços foram sempre dedicados a prestar assistência às mulheres. Seu legado permanece vivo em todos os pacientes.

Autor: Dr. Luis Humberto Ros