¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
   Editor: Dr. Miguel E. Stoopen
Coeditor: Dr. Luis Ros Mendoza   



 


Carta dos Presidentes
XXV Congreso Interamericano de radiologia

Prezados Amigos do Colégio Interamericano de Radiologia:

Como é de seu conhecimento, o XXV Congresso do CIR será realizado em Santiago de Chile nos dias 29, 30 e 31 de outubro próximo.
Um dos objetivos fundamentais do Congresso é constituir, em um ambiente científico, um espaço de encontro e amizade para os radiologistas iberoamericanos.
Recomendamos vocês visitarem o website do Congresso http://congresocir2010.org/index.php, onde vocês vão encontrar informações atualizadas do evento, o programa científico e os professores convidados inclusive.
A organização do Congresso tem trabalhado para que este seja um encontro de excelência. Destacados radiologistas, a maioria deles membros do CIR, conformam o corpo de Professores. O programa acadêmico, de alto nível, foi concebido com base em módulos simultâneos das diferentes superespecialidades. Também teremos oportunidade de ver os trabalhos de pesquisa que estão sendo elaborados em nossos países, os que serão apresentados tanto na modalidade oral como em formato de Pósters eletrônicos. Queremos destacar a realização da sessão plenária "Para uma Radiologia Iberoamericana de Excelência" em que especialistas apresentarão os principais desafios da prática radiológica em nossa região. Temos certeza que será de grande interesse para a radiologia Iberoamericana.
Desde já, agradecemos sua participação e esperamos vocês, bem como a muitos radiologistas do seu país, no próximo mês de outubro.

Afetuosamente,

Rodrigo Restrepo
Miguel Angel Pinochet

Cartaz do Congresso Interamericano

29, 30 y 31 de Outubro 2010.

Centro convenções Hotel Sheraton, Santiago de Chile.

Mais informação


Departamento de Educação Eletrônica

É com muito prazer que apresentamos o CURSO VIRTUAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGENS NO TRAUMA, que será ministrado em www.radiologiavirtual.org durante o mês de junho.

Trata-se de um curso de muito interesse por ser de continua atualidade, pois os traumas constituem grande parte da medicina de emergência, onde o manejo radiológico tem um papel fundamental para a tomada de decisões clínicas.

Isso, mais a transversalidade dos conteúdos, fazem com que este seja um curso de interesse além do âmbito radiológico, razão pela qual esperamos que ele também resulte interessante para colegas de outras especialidades médicas: traumatologistas, cirurgiões, terapeutas e outros profissionais dedicados às emergências médicas.

No temário são recolhidos aspectos gerais do manejo radiológico dos traumas, por regiões anatômicas, incluindo, além disso, temas específicos do trauma em pediatria.

Jorge Picorel, Francisco Sendra e Oswaldo Ramos, Coordenadores


Autores do CIR

ArtroRM do Ombro e Correlação endoscópica

Patricia Martins e Souza
Pablo Mauel de Barros Bernardes
Marcelo Costa de Oliveira Campos
Bruno Lobo Bradao

BRASIL

Resenha

Editora REVINTER www.revinter.com.br

Editora AMOLCA www.amolcacolombia.com


Revisão crítica do Livro de Neurorradiologia do CIR

Neurorradiologia

Editores: M. Stoopen. R. García Mónaco. ,
Editor convidado: Enrique Palacio Ediciones Journal, 2010. ISBN 978-987-1259-35-9. 260 páginas.

Não cabe a menor dúvida que o vertiginoso desenvolvimento das técnicas imagenológicas nos últimos 30 anos tem permitido a compreensão anátomo-funcional de numerosas doenças neurológicas possibilitando modificar satisfatoriamente o curso natural de muitos processos patológicos.
Nesta magnífica publicação, o editor nos apresenta uma colocação em dia das técnicas diagnósticas e intervencionais utilizadas atualmente em uma ampla variedade de patologia neurológica, destacando especialmente o que tem significado a contribuição das técnicas imagenológicas funcionais. É significativo também, como neste livro é reunido um grupo seleto de autores, líderes de prestimosas instituições acadêmicas e vários deles de reconhecido nível internacional por suas contribuições para a neurorradiologia.
Os diferentes capítulos abrangem revisões atualizadas de uma grande variedade de temas tais como as doenças neurodegenerativas, infecciosas, tumorais e epilepsia, entre outros, com especial ênfase nos avanços sobre as técnicas de diagnóstico. Existem outros capítulos dedicados a técnicas funcionais e suas aplicações atuais. O capítulo sobre Esclerose Múltipla apresenta uma revisão breve, mas muito completa do estudo imagenológico convencional e avançado no diagnóstico e acompanhamento desta patologia. Também é destacável o capítulo dedicado às malformações vasculares cerebrofaciais onde é oferecida uma nova classificação baseada em conceitos embriológicos e genéticos de várias síndromes vasculares. O capítulo dedicado ao estudo do acidente cerebrovascular agudo revisa os protocolos atuais de neuroimagem de maneira otimizada e reproduzível. Há um capítulo dedicado a neurointervenção onde é apresentada uma ampla variedade de procedimentos endovasculares atualmente disponíveis na área neurorradiológica. Finalmente, um dos últimos capítulos é dedicado ao PET/CT do SNC que é uma modalidade de imagem emergente em nosso meio e com importantes aplicações em nossa especialidade.
Esta nova versão neurorradiológica é de leitura fácil e entretida e vem fazer uma grande contribuição para os especialistas da área bem como para radiologistas gerais, residentes em formação, ainda para médicos clínicos relacionados com a neurologia. Sem dúvida, este novo livro da coleção “Avanços em Diagnóstico por Imagens” do CIR , coloca-se mais uma vez, como uma publicação de alto nível para a comunidade médica hispano-americana.

Dra. Patricia Orellana P.
Médico Chefe Unidade de Neurorradiologia
Serviço de Imagenologia
Hospital Clínico Universidad de Chile


Guias Universais para uso apropriado de imagem são solicitados

Especialistas de sociedades internacionais, regionais, nacionais e profissionais, bem como a Agência internacional de Energia Atômica e a Comissão Europeia, reuniram-se na conferência que teve a OMS como anfitriã, em Genebra de 1 a 3 de março de 2010. A conferência "Padrões de referência para a utilização adequada de radiação com imagens" foi celebrada no contexto da Iniciativa Global para a Segurança na Radiação em locais para o cuidado da saúde (Iniciativa Global), lançada em dezembro de 2008.

A solicitação chega com as tendências que perceberam que o diagnóstico por imagens e os procedimentos de radiologia intervencional é usada cada vez mais para diagnosticar de maneira precisa uma ampla variedade de doenças e lesões e para proporcionar tratamentos que salvam a vida do paciente.

No entanto, ao mesmo tempo, o uso adequado destas tecnologias está se tornando uma preocupação importante quanto às políticas da saúde, particularmente porque a radiação médica constitui a principal fonte de exposição à radiação em muitos países e a utilização inadequada pode resultar em uma exposição desnecessária.

Os 36 especialistas, representantes de 23 agências e sociedades profissionais das 6 regiões da OMS, concordam em fazer um guia para desenvolver um conjunto de padrões de referência baseadas em testes e para facilitar sua aplicação .Os planos também incluem o controle do uso e a avaliação do impacto do uso deste guia em diferentes clínicas.

A conferência recomendou o desenvolvimento de um conjunto global de padrões de referência com apoio da OMS e em colaboração com outras instituições internacionais importantes. Isto incluirá a revisão, adaptação e, se necessário, a expansão de padrões baseadas em testes que existam no âmbito nacional e regional.


Para ver o artigo completo clique aqui.

Mais informação:
http://www.who.int/ionizing_radiation/about/med_exposure/en/index2.html


RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 


GO RAD

O que é GO RAD?

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes

Como o mundo da ciência e da educação diminui em razão das ferramentas eletrônicas disponíveis, é conveniente para a liderança internacional da radiologia olhar para as necessidades do mundo atual e futuro da radiologia.

A maioria das revistas importantes de radiologia publica on-line e oferece conteúdos educacionais de enorme valor para os radiologistas e outros profissionais da saúde relacionados, mas o acesso fácil e livre ao conteúdo publicado está disponível apenas para assinantes.

Através de acordos de cooperação com estas importantes revistas de radiologia, a plataforma RAD GO oferece acesso livre imediato a uma quantidade limitada de conteúdos de acesso restrito, ou de outro modo,proporcionando um link para o artigo original on-line, no momento da primeira publicação.

Esperamos que você aproveite plenamente as vantagens deste programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

STERN, Eric J. MD
Editor-Chefe, GO RAD


O Canto da História: AVICENA

PARACELSO

Nome com que é conhecido Theophrast Bombast von Hohenheim, médico, filósofo e químico suíço (Einsiedeln, 1493-Salzburgo, 1541).

Filho de um médico rural, depois de estudar na Alemanha, Itália (formou-se em medicina em Ferrara) e França, em 1526 foi nomeado professor da universidade de Basileia, cargo que teve que abandonar por causa de suas teorias e suas divergências dos médicos clássicos (Hipócrates, Galeno, Avicena).

Desde 1529 levou uma vida errante por diversas cidades europeias, incluída Zaragoza, pelas que disseminou suas ideias reformadoras científicas, especialmente médicas, filosóficas e teológicas.

Tentou explicar todo fenômeno a partir da experiência, que para ele não era outra que a intuição direta do mundo visível. Do mesmo modo, afirmou que os processos vitais são de natureza química e que a medicina constitui o fundamento de todos os saberes, pelo qual o verdadeiro médico é ao mesmo tempo filósofo, astrônomo e teólogo.

Acreditava que o homem é como um microcosmo integrador de todos os processos, ritmos e forças da natureza e, portanto, a prática médica devia se sustentar em quatro pilares: a filosofia, a astronomia, a virtude e a alquimia (Deus o “sumo boticário”, teria disposto na natureza uma série de remédios específicos para cada doença, que o alquimista devia conhecer e isolar).

Apesar de suas contradições e em algumas ocasiões pela sua linguagem escura, lhe é reconhecido o mérito de ter contribuído decisivamente à renovação da medicina, principalmente na Alemanha e de ter assentado as bases da terapêutica baseada nos princípios químicos.

Entre suas obras destacam-se: Paragranum (1530), Paramirum (1530), Philosophia Magna (1532-1533), Labyrinthus medicorum errantium (1537).

Luis Ros Mendoza
Editor Associado,


Faça-nos chegar sua consulta, comentário ou sugestão mediante o seguinte formulario:

Esperamos sua activa participação já que toda mensagem é bem-vindo.

Para ingressar ao Formulario faz favor, faça clique aqui

Desde já muito obrigado!

 


2010
 
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx