Bi-Rads Quinta Edição: Sistema de relatórios e registro de dados de estudos por imagens da mama

A quinta edição ilustrada do BI-RADS® é uma extensão da quarta edição da mesma obra. Tal como a anterior, contém módulos de ecografia e de ressonância magnética da mama, mas inclui um número consideravelmente mais elevado de casos reais ilustrados em todos os módulos.

BI-RADS® é a ferramenta imprescindível para interpretar e informar as imagens da mama. A quinta edição inclui 600 imagens, maior quantidade de casos reais ilustrados e alterações sensíveis em algumas definições.

Este trabalho representa a conclusão de anos de trabalho da seção da Mama do American College of Radiology. BI-RADS® quinta edição é orientada à prática diária e facilitará a elaboração de relatórios de estudos por imagem da mama que sejam úteis e não contenham ambiguidades.

O que inclui Bi-Rads® Quinta Edição?
A quinta edição do BI-RADS® é uma extensão da quarta edição da mesma obra. Tal como a anterior, contém módulos de ecografia e de ressonância magnética da mama, mas inclui um número consideravelmente mais elevado de casos reais ilustrados em todos os módulos.

Possui cerca de 600 imagens e uma maior coerência entre os termos e definições do vocabulário relacionado com os três métodos de diagnóstico. Esta nova edição também inclui várias mudanças nas definições, algumas das quais são mais amplas.

O módulo sobre ecografia agora também contém informações novas ou estendidas sobre anatomia, qualidade da imagem, rotulagem das imagens e composição do tecido mamário.

O módulo sobre RM contém um capítulo dedicado aos implantes mamários e descreve claramente as questões problemáticas, como o realce do parênquima de fundo e focos. Agora é possível separar as categorias de avaliação das recomendações.

Foi incorporada uma mudança significativa a respeito da categoria de valoração BI-RADS 3, que irá influenciar as estatísticas de auditoria dos estudos da mama.

A nivel de los epígrafes, se ha destacado en letra mayúscula la característica que se pretende definir.

Em termos de epígrafes, destacou-se em letra maiúscula a característica que se quer definir.

A Breast Imaging Report and Database System (BI-RADS) é uma ferramenta radiográfica fundamental para garantir a qualidade dos relatórios e interpretações das mamografias. O sistema, publicado e registrado em 1992 pelo Colégio Americano de Radiologia (ACR), baseia-se em um mesmo relatório padrão usado por todos os profissionais médicos.

A quinta edição do BI-RADS representa a conclusão de anos de trabalho conjunto dos diretores das subseções e seu comitê, o Colégio Estadunidense de Radiologia e, especialmente, a contribuição dos usuários ao vocabulário. Esta edição foi concebida pensando na prática cotidiana e deve facilitar a elaboração dos relatórios de estudo por imagem da mama, que sejam úteis e sem ambiguidades, o que irá melhorar a prática diária e comparar seu próprio desempenho com o de outros centros de diagnóstico de mama em todo o mundo.

AS NOVIDADES NO BI-RADS® QUINTA EDIÇÃO
• Mudou significativamente a categoriaBI-RADS 3.
• Contém mais de 600 imagens. Foi ampliada a quantidade de casos reais ilustrados.
• Agora é possível separar as categorias de avaliação das recomendações.
• O módulo de Ecografia inclui informações novas sobre anatomia, composição do tecido mamário e qualidade e rotulagem das imagens.
• O módulo de RM inclui um capítulo de implantes mamários.
• Modificou-se o critério das epígrafes para destacar a característica que se pretende definir.
• Maior coerência entre termos e definições do vocabulário dos três métodos de diagnóstico.

http://www.edicionesjournal.com/BI-RADS-5