¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen


Escola Latinoamericana de Radiologia do CIR
Minha visão da oficina de Ressonância Magnética de Mama, patrocinada pela GE e realizada em
San José de Costa Rica em 31 de Julho e 1 de Agosto de 2013.


O CIR, através da Escola Latinoamericana de Radiologia, no âmbito do Ministério da Educação está implementando um programa de cursos que, com base na interação entre teoria e prática permitem divulgar e melhorar a prática diária radiológica. São atividades não massivas, destinadas a grupos focais de radiologistas com interesse em uma área específica da especialidade. Com o Dr. Miguel Angel Pinochet e a TM Lorena Cornejo,eu tive a oportunidade de, alguns dias atrás, participar como professor no primeiro desses cursos, que foi dedicado à Ressonância Magnética da Mama e foi realizado na cidade de San Jose, Costa Rica como uma atividade prévia ao Congresso da Federação de Radiología da América Central. O curso foi patrocinado pela General Electric Haealthcare que, assim, passa a fazer parte deste projeto para elevar o padrão da prática da especialidade na região.

A modalidade destes cursos é híbrida, com sessões de conteúdo teórico e uma mecânica de interação entre os participantes e os professores. Em termos gerais, a distribuição das atividades foi a seguinte:
  • Conteúdo teórico: 30%
  • Ajuste, protocolização e qualidade dos estudos: 20%
  • Realização de estudos em tempo real: 25%
  • Discussão de casos e análises dos casos realizados: 15%
  • Interação do grupo: 10%
O programa incluiu a contribuição teórica de conceitos, com ênfase na protocolização eadequação dos estudosà evidência disponíveis e a discussão do custo-benefício das explorações. Foram geradas discussões animadas e interessantes com base nas diferentes realidades do público, o que foi facilitado pela configuração do curso,cuja estrutura não tem a rigidez tão característica dos eventos de ensino passivos.

A incorporação de um tecnólogo médico ao grupo ministrando o curso, não só contribuiu com aspectos conceituais da técnica, masfoi fundamental em um dos aspectos mais importantes e destaques do curso: a realização de estudos de pacientes em tempo real. Com isso, foi assegurada a configuração de equipamento adequado, a incorporação dos protocolos atualizados acessíveis aos equipamentos utilizados, bem como a formação de futuros usuários, ou seja, foi garantido o processo técnico nos aspectos de qualidade e a segurança da realização.

Um dos fatores de sucesso do evento foi, sem dúvida, a qualidade e competência dos participantes. A composição do público foi um dos aspectos mais notáveis: radiologistas, com especial dedicação à radiologia da mama, com um alto nível de experiência em outras modalidades, e com uma motivação pró-ativa para incorporar uma nova técnica. No futuro é uma oportunidade para melhorar a participação de um maior número de técnicos que possam atuar mais tarde em paralelo com os radiologistas.

Queria destacar os esforços dos organizadores para colocar à disposição instalações clínicas e o equipamento que fez possível demonstrar "in situ", com o equipamento disponível, os profissionais locais e as possíveis contribuições conceituais dos conteúdos teóricos em suporte da consolidação da técnica.

Nada além de agradecer a aplaudir a iniciativa e tiveram a oportunidade de participar. Minha mais sincera esperança de que esses esforços para propagar e consolidar este modelo de formação.


Dr. Melchior Sentís

Corporació Sanitària Parc Taulí - UDIAT Diagnostic Center
Sabadell, Espanha.



Bolsas para o Congresso Europeu de Radiologia, Viena 2014



Como em anos anteriores, para o ECR 2014, a SociedadeEuropeia de Radiologia (ESR) reservou 20 lugares no programa "Invest in the Youth" para radiologistas residentes do CIR.

Conforme relatado no Rising Stars Newsletter, para ser aceito no programa só precisa enviar umabstract até 18 de setembro, como prazo máximo.

Para mais informações, clique aqui.


Quinto Congresso de Radiologia Virtual do CIR



Caros colegas:

Após o sucesso experimentado nas quatro edições anteriores dos nossos Congressos Virtuais em 2005, 2007, 2009 e 2011, respectivamente, anunciamos o desenvolvimento do 5º Congresso de Radiologia Virtual a ser realizado em novembro de 2013.

Toda a comunidade radiológica é convidada a participar ativamente; a inscrição é gratuita.

Importante:
A partir de 1 de setembro de 2013 será aberto o envio de Casos Radiológicose Pôsteres Eletrônicos!



Aguardamos vocês!!!

Atenciosamente,

Dr. Luis Fajre e Dr. Francisco Sendra Portero
Responsáveis Organizacionais de RADIOLOGIAVIRTUAL


Acesso livre e gratuito.
Para entrarno curso você tem que estar cadastrado no Portal
Faça seu cadastro aqui



Curso Oficina CIR-GE: Cardio TC


COLEGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA – CIR
ESCOLA LATINOAMERICANA DE RADIOLOGÍA – ELAR


CURSO OFICINA CIR - GE
CARDIO CT




27 - 28 de Setembro 2013, Santiago, Chile

Diretor: Dr. Erik Kimura Hayama
Palestrantes: Dr. Erik Kimura Hayama e Dra. Natalia Aldana Sepúlveda

Ver Programa


Convite para participar na sessão CIR&RSNA 2013

No sábado 30 de novembro no McCormick Place será realizada a sessão do CIR na RSNA - CIR&RSNA 2013.

Os temas a desenvolver são infecção-Inflamação eparticiparão como palestrantes 8 destacados Professores do CIR, abrangendo os diferentes órgãos e sistemas.

A sessãoé em espanhol e será transmitida via webcast. Convidamos vocês a vero Programa e marcar sua agenda para assistir a este interessante encontro do CIR, no âmbito do Congresso da RSNA 2013.

Clique aqui para ver o programa


Sessão em espanhol SFR&CIR 2013

Sessão em Espanhol SFR-CIR
JORNADAS FRANCESAS DE RADIOLOGIA 2013


18-22 de Outubro, Palais des Congrès, Paris.

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Interamericano de Radiologia foi convidado pela Sociedade Francesa de Radiologia para realizar uma sessão científica em espanhol nas Jornadas Francesa de Radiologia

Ver programa


CONGRESSO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA 2014 - CARTAGENA, COLÔMBIA



- Mais info -

ESCOLA LATINOAMERICANA DE RADIOLOGIA


1º Oficina de Ultrassom Musculoesqueletico, Lima, Peru.




- Mais info -

Décimo primeiro Livro da Série Avanços

ONCOLOGIA
SÉRIE AVANÇOS EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS,
COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA

Editores: Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco
Editor Convidado: Dr. Ricardo García Mónaco
Edições Journal 2013. ISBN 978-987-1259-83-0
209 páginas

Este livro completo e organizado, que faz parte da série Avanços em Diagnóstico por Imagens, oferece uma revisão completa e deleitável desta patologia tão prevalente analisada do ponto de vista das imagens.

Inicialmente, são alisadas em geral as diversas modalidades de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e PET / CT, com ênfase em estudos funcionais e moleculares, tais como Difusão, Perfusão e Espectroscopia de RM, e diferentes tipos de marcadores que são utilizados em PET / CT.

Posteriormente, foi realizada uma atualização sobre diagnóstico, estadiamento, possíveis terapias e monitoramento das neoplasias mais frequentes, como de pulmão, próstata, colorretal e linfoma, entre outras, considerando as diferentes modalidades de imagem.

Acho de especial interesse a revisão das definições das normas internacionais e sua aplicação clínica, a fim de avaliar, de modo objetivo, a resposta dos diferentes tumores ao tratamento.

Os autores são médicos de renome nacional e internacional, incluindo os EUA e a França.

Sendo um tema tão transversal na radiologia e medicina, eu recomendo tanto para residentes, fellows e radiologistas.


Endereço para solicitações eletrônicas:
Edições Journal, Buenos Aires
www.journal.com.ar/avances, ou escreva para info@journal.com.ar

Dr. Andrés O´Brien
Médico Radiologista
Responsável pela área do corpo
Diagnóstico por Imagens
Clínica Las Condes, Santiago


REVISTA VIRTUAL DO CIR de Setembro: JÁ DISPONÍVEL!



JÁ DISPONÍVEL A EDIÇÃO DE SETEMBRO!



Clique aquí para entrar



Publicações Eletrônicas Internacionais

Boletins dos Países Membros


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, a partir deste espaço, o boletim informativo mensal que países membros do CIR colocaram gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar o último número dos Boletims, bem como o índice dos números anteriores.

Boletim SERAM -
Clique aqui para entrar
RSNA News -
Clique aqui para entrar


GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

UM POUCO DE HISTÓRIA...

JEAN ALBAN BERGONIÉ

Médico francês, considerado o fundador da oncologia (7 de outubro de 1857, Casseneuil - 20 janeiro 1925), em 1906, juntamente com Tribondeau, relataram a lei que regula os efeitos biológicos da radiação em diferentes tecidos da economia.

De origem modesta, fez o doutorado em Medicina, sendo professor de Física Médica aos 26 anos, pesquisador de destaque no campo da radiação-X , foi o cientista que postulou as bases de irradiação de tumores malignos, obtendo a primeira cadeira de Eletricidade Médica na França.

Precursor da cirurgia de guerra, já em 1898 interessou-se na utilidade dos raios-X para localizar balas e facilitar a sua remoção. Um viajante incansável organizou o Congresso egípcio de medicina em 1903.

Fundador da revista "Arquivos de eletricidade médica ", foi responsável por ela durante 32 anos.

Desde 1905 preocupou-se com a proteção dos raios- X, mas não se considerou a si mesmo. Em 1906, depois de estudar os efeitos da radiação ionizante em ratos, estabelece a lei da correlação entre a fragilidade das células perante os raios-X e sua atividade reprodutiva, em que é mostrado que a radiossensibilidade de uma célula é diretamente proporcional à capacidade de divisão e inversamente proporcional ao seu grau de diferenciação, lei ainda em vigor, sobre a qual são baseados os princípios da radiobiologia moderna.

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, destacou-se na frente, servindo em hospitais clínicos e cirúrgicos. Dois anos antes, sofreu a amputação de um dedo da mão direita, afetado de câncer. Em 1922, ele teve que amputar seu braço direito, mas era tarde demais para impedir o desenvolvimento de metástases pulmonares, que foram a causa de sua morte, em 1925. Fundador dos centros regionais de luta contra o câncer, o primeiro em Bordeaux foi nomeado Fundação Bergonie; ele pôde assistir à colocação da primeira pedra, em dezembro de 1924. Elevado à dignidade de Grande Cruz da Legião de Honra, morreu 15 dias depois, em 20 de janeiro de 1925.

Médico que abrangeu dois séculos ricos em acontecimentos, Jean Bergonie foi uma personalidade original, brilhante, visionário e multidisciplinar. Além de sua pesquisa no campo de raios-X, tratou temas tão variados como a ergoterapia (terapia ocupacional RTL), as feridas da guerra, o tratamento da obesidade. Foi também promotor do esperanto, uma língua universal, além disso, ciclista e caçador em seu tempo livre.

Dr. Luis Ros
Co-Editor do NOTiCIR


Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIPCIONES INTERNACIONALES DE CORTESÍA

Son otorgadas por la Sociedad organizadora.
Están destinadas a miembros del CIR que pertenezcan a otros países y no radiquen en el país donde se realiza el evento. Las solicitudes deben hacerse a la Oficina administrativa del CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013