¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen


Convocatória de Bolsaspara o CIR


O CIR, através da Escola Latino-Americana de Radiologia, convida a se candidatar para 3 bolsas para estada de treinamento em Radiologia Intervencionista (Bolsa CIR-RSNA), Neuroimagens, Imagens Mamárias, com duração de 3 meses. As estadas serão em prestigiados centros acadêmicos. Os candidatos devem ser radiologistas, membros do CIR, com menos de 40 anos e dedicados assistencialmente à área de radiologia da bolsa para a qual se candidata.

A bolsa é de US$3.000. (para as despesas de viagem e estada)

Os requisitos para se candidatar são osseguintes:
  • Ser Radiologista membro do CIR.
  • • Menor de 40 anos.
  • • Exercício de trabalho na área da bolsa para a qual se candidata.
Para se candidatar deverá enviarà Secretaria do CIR cir.admin@servimed.com.mx seguintes documentos:
  • Carta do Presidente da Sociedade Radiológica do seu país que atesta a sua qualidade de membro.
  • Curriculum Vitae breve (não mais do que uma página), incluindo data de nascimento, nacionalidade, local de trabalho, áreas específicas onde desempenha a radiologia, grau acadêmico, se houver.
  • Carta informando os motivos de aplicação para a bolsa (comprimento máximo de 1 página).
O prazo de inscrição termina em 15 de agosto.

MAIS INFORMAÇÕES:

Radiología Intervencional (Beca CIR-RSNA)
Neurorradiología
Imágenes Mamarias

Dra. Gloria Soto
Presidente do CIR

Novo website do CIR

O Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) tem o prazer de anunciar o lançamento da nova interface do seu site. Na sua Home Page conta com 3 grandes blocos centrais que concentram as informações mais importantes, e acesso rápido às novidades.

No CIR nos orgulhamos de ter renovado nosso site, que foi fundado e editado, com muito sucesso, por muitos anos pelo Dr. Francisco Arredondo, com a ajuda inestimável do Dr. Jorge Bisteni. A atual gestão doCIR, das mãos de sua inovadora presidente Dra. Gloria Soto, espera continuar a trajetória de sucessocomeçada por seus predecessores.

Do mesmo modo, acompanha nossa atualização constante em TICs de medicina, com a firme expectativa de que os radiologistas cada vez mais se aproximem para a formação continuada que oferecemos.

Convidamos vocês a visitar este site e desfruta-lo, o endereço é o mesmo de sempre: www.webcir.org

Convite para participar da sessão CIR & RSNA 2013

No sábado, 30 de novembro em Mc Cormick Place será realizada a Sessão do CIR na RSNA - CIR&RSNA 2013. O tema a ser tratado é a Infecção - Inflamação e participarão 8 destacados Professores do CIR, tais como palestrantes cobrindo os diferentes órgãos e sistemas.

A Sessão é em espanhol e será transmitida via webcast. Convidamos você a ver o Programa e agendar a data para assistir a este interessante encontro do CIR, no contexto do congresso da RSNA 2013.

Clique aqui para ver o programa

Curso de RM Mamária GE-CIR - (Curso Escola Latinoamericana de Radiologia - ELAR)





Aprovado pelo Colégio de Médicos e Cirurgiões da Costa Rica

COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA- CIR

CURSO ESCOLA LATINOAMERICANA DE RADIOLOGIA (ELAR) CURSO DE RM MAMÁRIA GE-CIR


Pré-Congresso

XXIX CONGRESSO CENTROAMERICANO DE RADIOLOGIA E IMAGENS MÉDICAS

San José de Costa Rica, 31 de julho - 1 de agosto
SEDE: Colégio de Médicos e Cirurgiões de Costa Rica

Para mais informações clique aqui

Publicações Eletrônicas Internacionais

Boletins dos Países Membros


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, a partir deste espaço, o boletim informativo mensal que países membros do CIR colocaram gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar o último número dos Boletims, bem como o índice dos números anteriores.

Boletim SERAM -
Clique aqui para entrar
RSNA News -
Clique aqui para entrar


GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Revista Virtual do Cir



Clique aquí para entrar


UM POUCO DE HISTÓRIA...

Jack EDEIKEN

Radiologista estadunidense (Philadelphia, 1923- Houston, 2002), considerado um dos líderes em todo o mundo, da radiologia óssea.

Nascido em uma família com profunda tradição médica (seus pais, um tio e um irmão foram médicos) seu contato com a radiologia começou aos 8 anos. Seu pai Louis Edeiken, que começou sua carreira na área da radiologia em 1917, sete anos antes da morte de Roentgen, incentivou desde cedo seu interesse pelas "sombras das radiografias" tendo seu filho sentado ao seu lado enquanto interpretava as imagens.

Em 1947, após graduar-se na Escola de Medicina da Universidade de Pennsylvania, fez sua residência no Mt. Sinai Hospital de Philadelphia, onde seu pai era chefe de radiologia, realizando posteriormente a residência na Universidade da Pensilvânia, sob a direção de Eugene P. Pendergrass.

Ele desenvolveu sua carreira na Universidade Thomas Jefferson, na mesma cidade, entre 1971 e 1986, como Professor e Chairman, mantendo-se ativo até 1996, como Chefe da Seção de Radiologia Musculoesquelética na Universidade do Texas.

Em 1967, publicou a primeira edição de seu livro: "Diagnóstico radiológico das doenças ósseas", considerado por muitos anos como o melhor texto de radiologia óssea; várias gerações de radiologistas, em todo o mundo, têm tido os seus primeiros passos neste campo guiados por este livro. A quarta e última edição foi publicada em 1989.

Ele foi um dos três fundadores da International Skeletal Society (ISS), presidente da empresa de 1982 a1984, e editor-chefe da revista da Sociedade: Skeletal Radiology desde 1975 até 1984.

Dr. Edeiken era bem conhecido por seu estilo magistral na interpretação de imagens radiológicas e sua capacidade de fazer diagnósticos precisos com os casos mais complexos. No início dos anos 70, concorreu com sucesso contra um computador para o diagnóstico de uma série de tumores ósseos, no decurso de uma sessão do congresso anual da Radiological Society of North America. Não só bateu o computador, mas também surpreendeu o público com seu jeito de fazer a leitura dos casos e seu amplo conhecimento.

De posse de um grande número de prêmios, cabe salientar a Medalha de Ouro do American College of Radiology. The Founders Lecture de la International Skeletal Society de 1991, foi dada em sua honra, sendo sua imagem que é gravada na medalha da Sociedade.

Dr. Edeiken é considerado um clássico da radiologia músculo-esquelética, com mais de 100 artigos publicados nesta área e um livro de texto, que na época era um corpo básico da doutrina nesse campo da radiologia.

Dr. Luis Ros
Co-Editor do NOTiCIR

Décimo primeiro Livro da Série Avanços

ONCOLOGIA
SÉRIE AVANÇOS EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS,
COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA

Editores: Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco
Editor Convidado: Dr. Ricardo García Mónaco
Edições Journal 2013. ISBN 978-987-1259-83-0
209 páginas

Este livro completo e organizado, que faz parte da série Avanços em Diagnóstico por Imagens, oferece uma revisão completa e deleitável desta patologia tão prevalente analisada do ponto de vista das imagens.

Inicialmente, são alisadas em geral as diversas modalidades de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e PET / CT, com ênfase em estudos funcionais e moleculares, tais como Difusão, Perfusão e Espectroscopia de RM, e diferentes tipos de marcadores que são utilizados em PET / CT.

Posteriormente, foi realizada uma atualização sobre diagnóstico, estadiamento, possíveis terapias e monitoramento das neoplasias mais frequentes, como de pulmão, próstata, colorretal e linfoma, entre outras, considerando as diferentes modalidades de imagem.

Acho de especial interesse a revisão das definições das normas internacionais e sua aplicação clínica, a fim de avaliar, de modo objetivo, a resposta dos diferentes tumores ao tratamento.

Os autores são médicos de renome nacional e internacional, incluindo os EUA e a França.

Sendo um tema tão transversal na radiologia e medicina, eu recomendo tanto para residentes, fellows e radiologistas.


Endereço para solicitações eletrônicas:
Edições Journal, Buenos Aires
www.journal.com.ar/avances, ou escreva para info@journal.com.ar

Dr. Andrés O´Brien
Médico Radiologista
Responsável pela área do corpo
Diagnóstico por Imagens
Clínica Las Condes, Santiago



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013