¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen


Escola Latino-Americana de Radiologia


A América Latina é uma região de grande heterogeneidade, cujos principais desafios são a pobreza e a desigualdade. A população atinge a 590 milhões de habitantes, com origem a partir de uma variedade de etnias. Existem diferenças marcantes nas relações culturais, políticas, econômicas e sociais entre os 20 países da região, um da América do Norte, 6 da América Central, 10 da América do Sul e 3 do Caribe.

A prática radiológica na América Latina não escapa a essa diversidade, mas sim é um reflexo disso. Existem grandes diferenças entre os países da região em termos de infraestrutura tecnológica, disponibilidade de radiologistas e sub-especialistas, em programas de treinamento para radiologistas, na cultura da educação médica continuada e nas normas e padrões que regulamentam a atividade profissional. Assim, em alguns países existem centros onde a prática radiológica avança no mesmo ritmo do que nos países desenvolvidos, incorporando tecnologia de vanguarda e profissionais bem treinados, enquanto em outros países, o avanço progresso é lento, não está bem sincronizado e nem sempre o investimento em tecnologia de ponta é coordenado com a formação profissional, o que impede maximizar o retorno sobre o investimento.

No contexto desta realidade, um projeto emblemático da atual Junta Diretiva é a implementação de uma "Escola Latino-Americana de Radiologia" para harmonizar a prática radiológica e incentivar a sub-espelização na região, através da oferta de oportunidades educacionais adequadas às necessidades locais.

Para atingir este objetivo foram criadas várias estratégias, dentre as quais quero destacar a realização de cursos presenciais para radiologistas gerais e cujo conteúdo é focado em áreas deficitárias da radiologia nos países onde serão ministrados, seja por falta de subespecialistas locais ou por ser de técnicas de implementação recentes. Uma segunda estratégia é fornecer bolsas de estudo para os radiologistas gerais com interesse em uma área de subespecialização deficitária em seu país de origem. A bolsa consiste em uma contribuição de 3 mil dólares para estada de 3 meses de duração em centros de excelência na região, com um programa de treinamento estruturado e supervisionado.

Durante os últimos meses nos dedicamos a obter o financiamento necessário para a implementação inicial deste projeto. Hoje, graças ao apoio de patrocinadores, estamos em condições de iniciar este programa, que irá se expandindo no futuro. Convido vocês a manter-se informados através do nosso website e do NOTiCIR, e das comunicações diretas e alternativas educacionais oferecidas pelo CIR através da Escola Latino-Americana de Radiologia e como acessar a eles.

ATIVIDADES PARA O ANO 2013

CURSOS
  • CURSO DE RM MAMARIA. CURSO CIR-GE (Curso da Escola Latino-americana de Radiologia, patrocinado por GE Healthcare).
    Será realizado no contexto do Congresso da Federação Centroamericana de Radiologia, em San José de Costa Rica.
  • 2 CURSOS DE CARDIO TC. CURSOS CIR-GE (PATROCINADOS POR GE).
    Um deles será realizado em Santiago de Chile e o segundo em um país a definir.
  • 2 Oficinas Interativas de US Músculo esquelético.
    Serão realizados em Lima, Peru e Montevidéu, Uruguai
BOLSAS
  • RADIOLOGIA INTERVENCIONAL BOLSA CIR-RSNA (PATROCINADA PELA RSNA)
    A cargo do Dr Mauricio Lozano, coordenador de radiologia intervencionista da Clínica Universitária Colômbia e coordenador Programa de Pós-graduação de Radiologia e Imagens Diagnósticas da Fundação Universitária Sanitas UNISANITAS, Bogotá, Colômbia.
  • NEURORADIOLOGIA
    A cargo da Dra. Katiuska Casares do Departamento de Radiologia do Instituto Nacional de Neurologia e Neurocirugia de México DF.
  • IMAGENS MAMARIAS
    A cargo da Dra. Eleonora Horvath, chefe do Serviço de Diagnóstico de Imagens Mamárias da Clínica Alemã de Santiago, Chile.

Dra. Gloria Soto
Presidente do CIR Escuela Latino-Americana de Radiologia

Clube Bibliográfico SERAM


COVITE PARA PARTICIPAR


O Clube Bibliográfico SERAM apresenta sua edição de junho, com 9 revisões bibliográficas. Esta iniciativa foi lançada em fevereiro passado e foi criada prioritariamente por e para radiologistas em treinamento (residentes).

Seu objetivo é fazer resumos e comentários da literatura radiológica de mais interesse, são os residentes que selecionam revistas e artigos; e após a análise passam por um processo interno de revisão por pares.

Atualmente, os radiologistas residentes acessam facilmente as publicações de radiologia de referência internacional. No entanto, normalmente não é possível atingir um aproveitamento científico adequado. A enorme quantidade de informações disponíveis, por vezes a barreira linguística e muitas vezes a falta de formação em leitura científica crítica, fazem necessárias este tipo de iniciativas.

Scanear aqui
O Clube Bibliográfico SERAM é uma via de ação dos radiologistas residentes na sociedade radiológica e na sua própria formação. A participação ativa em um projeto editorial, com um sistema interno de reflexão e revisão de artigos, potencia seu pensamento crítico e científico.

Você pode acessar esses conteúdos a partir da web: http://cbseram.wordpress.com/; é um projeto aberto à participação de todos os radiologistas residentes da comunidade latino-americana que quiserem participar ativamente.

F. Javier Rodríguez Recio
Responsável pelas Comunicações na Junta Diretiva SERAM
comunicación@seram.es
www.seram.es

Proteção Radiológica no CIR:

Manual de Controle de Qualidade para Equipamentos Digitalizados(CR)

As técnicas digitais têm grande potencial para melhorar a prática da radiologia, mas carregam o risco de uso excessivo de radiação. Em radiografia digital pode haver sobre-exposição sem perceber o impacto negativo na qualidade da imagem, pelo que pode haver uma tendência a dar ao paciente uma dose maior do que necessário.

Também é muito fácil de obter (e remover) imagens em sistemas de fluoroscopia digital, portanto, pode haver uma tendência a fazer mais radiografias do que o necessário. É por isso que a radiologia digital oferece novos desafios relacionados com a radioproteção.

Este é um documento escrito pela Dra. Susana Blanco (Doutora em Física, Pesquisadora do Conselho Nacional de Investigações Científicas e Técnicas da República Argentina, docente da Universidade de Buenos Aires e da Universidade de Belgrano, e membro do Grupo de Radioproteção da Sociedade Argentina de Radiologia).

Para baixar o PDF: clique aqui.

Dr. Alfredo Buzzi
Presidente da S.A.R

Publicações Eletrônicas Internacionais

Boletins dos Países Membros


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, a partir deste espaço, o boletim informativo mensal que países membros do CIR colocaram gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar o último número dos Boletims, bem como o índice dos números anteriores.

Boletim SERAM -
Clique aqui para entrar
RSNA News -
Clique aqui para entrar


GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Revista Virtual do Cir



Clique aquí para entrar


UM POUCO DE HISTÓRIA…

Robert G. FRASER

Radiologista canadense (Winnipeg, Manitoba 1921- Birmingham, Alabama, 2002), considerado um dos pesquisadores e autores que mais influenciaram na moderna radiologia torácica.

Depois de se formar pela Universidade de Toronto, completou a residência em radiologia no Royal Victoria Hospital de Montreal, juntando-se ao Departamento de Radiologia da McGill University nessa cidade. Professor de Radiologia em 1968, foi nomeado presidente em 1971, cargo que ocupou até 1976, mudando-se depois para a Universidade de Alabama em Birmingham, onde alcançou o status de emérito em 1988.

Sua face mais conhecida e destacada faz referência à educação em radiologia, particularmente na área das doenças pulmonares. Sua bibliografia inclui mais de 80 artigos científicos e vários livros. Sua obra “O diagnóstico de doenças do tórax”, publicada pela primeira vez em 1975, em colaboração com o Dr. J. A. Peter Pare, aparecendo em suas últimas edições, como co-autores os filhos dos autores originais, tornou-se o padrão de referência no campo da radiologia pulmonar, sendo reconhecida como um dos textos de maior impacto em pneumologia do século passado . Várias gerações de radiologistas de todo o mundo têm dado seus primeiros passos no campo da radiologia pulmonar guiados por este livro.

Vice-presidente da Associação Canadense de Radiologistas de 1968 a1969, foi o primeiro vice-presidente da American Roentgen Ray Society (1972-1973).

Dr. Fraser foi o fundador e primeiro presidente (1970-1972) da Fleischner Society, uma sociedade internacional e interdisciplinar dedicado ao estudo do tórax, altamente considerada em todo o mundo.

Palestrante distinto, poucos foram os países do mundo onde não fosse convidado.

Fellow do Colégio Americano de Pneumologia e do Colégio Americano de Radiologia, foi nomeado como uma Lenda Viva em 1987 por aquela instituição. Recebeu a Medalha de Ouro da American Roentgen Ray Society, em 1989, e da la Radiological Society of North America em 1990.

Em 1984 ele foi premiado com um fellowship honorário do Royal College of Radiology no Reino Unido, recebeu um doutorado honorário da McGill University, foi professor visitante perpétuo na Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha.

Junto com Benjamin Felson, ele é considerado um dos pilares da moderna radiologia torácica.

Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR

Décimo primeiro Livro da Série Avanços

ONCOLOGIA
SÉRIE AVANÇOS EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS,
COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA

Editores: Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco
Editor Convidado: Dr. Ricardo García Mónaco
Edições Journal 2013. ISBN 978-987-1259-83-0
209 páginas

Este livro completo e organizado, que faz parte da série Avanços em Diagnóstico por Imagens, oferece uma revisão completa e deleitável desta patologia tão prevalente analisada do ponto de vista das imagens.

Inicialmente, são alisadas em geral as diversas modalidades de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e PET / CT, com ênfase em estudos funcionais e moleculares, tais como Difusão, Perfusão e Espectroscopia de RM, e diferentes tipos de marcadores que são utilizados em PET / CT.

Posteriormente, foi realizada uma atualização sobre diagnóstico, estadiamento, possíveis terapias e monitoramento das neoplasias mais frequentes, como de pulmão, próstata, colorretal e linfoma, entre outras, considerando as diferentes modalidades de imagem.

Acho de especial interesse a revisão das definições das normas internacionais e sua aplicação clínica, a fim de avaliar, de modo objetivo, a resposta dos diferentes tumores ao tratamento.

Os autores são médicos de renome nacional e internacional, incluindo os EUA e a França.

Sendo um tema tão transversal na radiologia e medicina, eu recomendo tanto para residentes, fellows e radiologistas.


Endereço para solicitações eletrônicas:
Edições Journal, Buenos Aires
www.journal.com.ar/avances, ou escreva para info@journal.com.ar

Dr. Andrés O´Brien
Médico Radiologista
Responsável pela área do corpo
Diagnóstico por Imagens
Clínica Las Condes, Santiago



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013