¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen


Radiologiavirtual, nosso ponto de encontro para formação.

Em 2005 começou uma iniciativa com pouco ou nenhum precedente no treinamento em radiologia, o projeto Radiologiavirtual, coordenado nos primeiros anos pelos doutores Alejandro Beresñak e Javier Rodríguez Recio. Desde o início de 2010, eu tenho o privilégio de coordenar as atividades deste projeto, primeiro com o Dr. Jorge Picorel e, atualmente, com o Dr. Luis Fajre. Eu não posso deixar de agradecer a confiança depositada em nós ao longo destes anos pelos presidentes do CIR, doutores Rodrigo Restrepo, Oswaldo Ramos e, agora, Gloria Soto, a quem também agradeço a oportunidade de poder contatar a toda a comunidade do CIR a partir destas linhas.

Radiologiavirtual é atualmente uma aprendizagem séria e atualização para radiologistas, residentes e profissionais médicos de outras especialidades. Seus eventos ou atividades educativas regulares, como congressos virtuais, cursos interativos e encontros de hospitais com docência, têm crescente aceitação entre os usuários. Sua plataforma educativa, localizada em www.radiologiavirtual.org teve no início deste ano 23.493 usuários cadastrados, com médias mensais durante 2012 de 260-450 visitas por dia, que aumentaram para 620-1080 durante os Cursos Interativos de Ecografia “da cabeça aos pés".

Radiologiavirtual é um serviço à comunidade, de acesso gratuito, cujo sucesso se deve em grande parte à colaboração desinteressada dos editores e coordenadores de eventos e, acima de tudo, dos palestrantes que participaram neles. Graças a eles, Radiologiavirtual tem atualmente um grande banco de dados de formação. Para citar alguns conteúdos, há 587 palestras virtuais, 582 casos clínicos e 129 protocolos radiológicos, conteúdos que queremos valorizar durante este ano fazendo um acesso mais ágil e flexível para os membros do CIR neles, de modo que possamos dispor de uma "biblioteca virtual interativa” para a formação contínua de cada um de nós de acordo com as necessidades.

Neste ano também toca organizar o Quinto Congresso Virtual de Radiologia, previsto para o próximo outono. Esperamos que com a ajuda de todos seja mais um passo para frente nos níveis de participação e de sucesso educativo que estão sendo atingidos. Embora nada possa substituir o contato cara a cara entre os profissionais, nosso objetivo é fazer pequenas mudanças que, de alguma forma, tornem mais semelhante o mundo virtual com o mundo real dos Congressos.

Finalmente gostaria de observar, talvez o mais importante. É fundamental que todos os radiologistas das sociedades membros do CIR conheçam Radiologiavirtual e a sintam "algo próprio". O papel das sociedades membros como "correia de transmissão" é essencial nesse sentido. Somos uma grande comunidade de radiologistas com muitos quilômetros de distância entre nós. Aproveitemos então as possibilidades de contato on-line oferecidas por Radiologiavirtual. Vamos fazer dela o nosso ponto de encontro de formação.

Dr. Francisco Sendra Portero
Coordenador de Radiologiavirtual




IMPORTANTE:

No Congresso Europeu de Radiologia - ECR 2013, os Drs. Francisco SendraPortero e LuisFajre apresentaram um pôster eletrônico sobre Radiologiavirtual.

Convidamos a todos vocês para vê-lo:

C-0976 Radiologiavirtual.org, a free-access radiology virtual learning community since 2005


I Curso de Atualização em Radiologia Cancun 2013-CIR

 



O Conselho Mexicano de Radiologia e Imagem concede 20 pontos para recertificação.
O SIRCAI concede 25 pontos.


Programa de Professor do CIR

Após o processo de candidatura para o Programa de Professor Visitante 2013, ao qual todas as Sociedades e Associações membros do Colégio foram convocadas, a participação de Professores Visitantes do CIR foi definida nos seguintes Cursos e Congressos:

X CONGRESSO NACIONAL DE RADIOLOGIA
DATA: 06 a 08 de junho 201
ORGANIZADO POR: Associação Nicaraguense de Radiologia e Imagem
TEMA SOLICITADO: ABDÔMEN GENITURINÁRIO
PROFESSOR DESIGNADO: DR. JORGE OCANTO (Argentina)

XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIAGNÓSTICO POR IMAGENS
DATA 20-22 de junho 2013
ORGANIZADO POR: FAARDIT-Sociedade Tucumana de Radiologia, Imagens e Terapia Radiante
TEMA SOLICITADO: TORAX
PROFESSOR DESIGNADO: DR. JOSE LUIS CRIALES (MEXICO)

CONGRESSO DE RADIOLOGIA DA GUATEMALA
DATA: 26 al 27 de julho2013
ORGANIZADO POR: Associação Civil de Diagnostico por Imagens e Terapia Radiante de Guatemala
TEMA SOLICITADO: IMAGENS MAMÁRIAS
PROFESSOR DESIGNADO: DR. JORGE PEREZ (VENEZUELA)

CONGRESSO CENTRO-AMERICANO DE RADIOLOGIA
DATA: 1-3 de Agosto 2013
ORGANIZADO POR: Associação Costa-riquenha de Radiologia e Imagens Médicas
TEMA SOLICITADO: RADIOLOGIA INTERVENCIONAL
PROFESSOR DESIGNADO: DR. MAURICIO LOZANO (COLOMBIA)

59 º CONGRESSO ARGENTINO IMAGENS 2013
DATA: 22 a 24 de agosto 2013
ORGANIZADO POR: FAARDIT.
TEMA SOLICITADO: GINECO-OBSTETRICIA
PROFESSOR DESIGNADO: DR. DANTE CASALE (MEXICO)

CURSO INTERNACIONAL DE ECOGRAFIA
DATA: 20 al 22 de setembro 2013
ORGANIZADO POR: Sociedade Peruana de Radiologia
TEMA SOLICITADO: ECOGRAFIA DOPPLER E MUSCULOESQUELETICO
PROFESSOR DESIGNADO: DR. JUAN PABLO NIEDMANN (CHILE)

CONGRESSO DA FEDERAÇÃO EQUATORIANA DE SOCIEDADES RADIOLÓGICAS
DATA 20 -22 setembro 2012
ORGANIZADO POR: FEDERAÇÃO EQUATORIANA DE SOCIEDADES RADIOLÓGICAS
TEMA SOLICITADOS: PEDIATRIA - TORAX
PROFESSORES DESIGNADOS: DRA. GLORIA SOTO - EDSON MARCCIORI (BRASIL)

IX CONGRESSO Uruguaio de Radiologia
DATA 8-10 novembro 2013
ORGANIZADO POR: Sociedade de Radiologia e Imagenologia do Uruguai
TEMA SOLICITADO: MUSCULOESQUELETICO
PROFESSOR DESIGNADO: RODRIGO RESTREPO (COLÔMBIA)
TEMA SOLICITADO: ABDÔMEN
PROFESSORES DESIGNADOS: A DEFINIR

O Programa de Professores Visitantes 2014 será definido na Assembleia Anual, em Chicago. Durante o mês de setembro será enviado a todas as Sociedades a chamada para se candidatar.


A mamografia e o risco de câncer de tireoide

Alfredo Buzzi
Notícias recentes sugeriram que um aumento na incidência de câncer da tireoide em mulheres poderia ser devido à exposição aos raios-X durante a mamografia.

Estes dados têm levantado preocupações na população, o que resulta em um grande número de consultas por parte das pacientes que se submetem ao screening mamográfico, sobre possíveis formas de proteger a glândula tireoide.

Estas afirmações alarmistas sobre uma ligação entre o aumento do câncer de tireoide e mamografia não são apenas infundadas, mas também são potencialmente prejudiciais, já que elas podem chegar a dissuadir as mulheres de não fazer seus estudos mamográficos anuais.

Nos últimos 50 anos, o screening mamográfico tornou-se um dos avanços mais importantes para a saúde da mulher, já que, a partir do início dessa avaliação anual, a taxa de mortalidade por câncer de mama diminuiu mais de 30% (1).

Da Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) acreditamos que a propagação da dose real recebida pela glândula tireoide durante uma mamografia e as estimativas de risco real, baseadas nestas doses, vão ajudar à comunidade de radiologia a trazer tranquilidade e aliviar as preocupações das pacientes sobre os riscos deste estudo.

Clique aqui para ver o artigo completo


REVISTA VIRTUAL DO CIR: MARÇO 2013 Vol. 4 Nro. 1

Revista Virtual do CIR



Clique aqui para entrar

Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicaciones Electrónicas Internacionales

Boletins dos Países Membros


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, a partir deste espaço, o boletim informativo mensal que países membros do CIR colocaram gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessaro último número dos boletins, bem comoo índice dos números anteriores.

Boletim SERAM -
Clique aqui para entrar
RSNA News -
Clique aqui para entrar


GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História...

Felice PERUSSIA


Médico e acadêmico italiano (Milão, 1885-1959), obteve a primeira cadeira de radiologia na Itália, fundador da Sociedade Italiana de Radiologia Médica.

Embora seja considerado que o primeiro italiano radiologista foi Domenico D'Arman, quejá em dezembro de 1895, apenas soube da descoberta de Roentgen, começou em seu gabinete privadosuas experiências no campo da radiologia, Felice Perussia é considerado o pai de radiologia na Lombardia, região do norte da Itália, em cuja capital Milão, desenvolveu sua carreira.

Filho de Augusto Perussia, socialista fervoroso, foi elogiado em medicina pela Universidade de Pavia, perto de Milão, onde conheceu sua futura esposa, Emma Maggi, uma das poucas mulheres formadas na medicina durante os primeiros anos do século XX.

Professor de Patologia Médica e professor de Radiologia obteve em 1913 a primeira cadeira desta disciplina em seu país.

Diretor do Instituto Nacional para Estudo e Tratamento de Tumores, com sede em Milão, tornou este centro em ponto de referência europeia no domínio da oncologia, ao qual muitos especialistas assistiam para aprender os princípios de diagnóstico e tratamento radiológico dos diferentes tipos de tumores.
À frente de seu tempo, e nesse tempo Perussia considerava o "problema do câncer não é tanto um problema de experimentação e aplicação clínica, mas como um problema humano e social".

O prestígio acadêmico e científico desta instituição permanece até hoje.

Ele foi o primeiro reitor eleito depois da guerra e da libertação, em 1945, da Universitàdegli Studi de Milão, restabelecendo, mesmo que por um curto período de tempo, a tradição dos reitores médicos desta instituição, que potenciou e ampliou, sendo essencial sua contribuição essencial para adaptá-la, mediante alterações necessárias, aos novos tempos, após a guerra.

Ele foi o principal promotor da criação, em 1913, da SIRM (Sociedade Italiana de Radiologia Médica), fundador em 1914 da revista "Radiologia Médica", órgão de expressão dessa sociedade, a primeira revista italiana que publicou contribuições científicas originais sobre temas radiológicos, continuando como editores dela radiologistas do prestígio de Arduino Ratti, Aldo Perussia e Lucio Di Gugliemo.

Em sua memória, foi instituído o prêmio "Felice Perussia" para a melhor tese de especialização em Medicina Nuclear e Radiologia.

Dr Luis Ros Mendoza
Co-Editor de NOTiCIR


Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013