¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen



 


Caros colegas e amigos,

Janeiro é geralmente um mês de relativo silêncio e calma, talvez em reação aos dias vertiginosos que o precedem, ou talvez porque os balanços próprios de cada fim de ano permitem, de alguma forma, um "começar de novo". No entanto, para a Junta Diretiva do CIR, que honro presidir, este janeiro tem sido um mês de trabalho intenso. Através de reuniões virtuais periódicas temos trabalhado incansavelmente para realizar nossos projetos principais e atingir os objetivos que, como Junta, temos estabelecido. Queria compartilhar com vocês alguns desses avanços:
  • Analisaram-se as nomeações para o Programa de Professor Visitante, verificando que preencheram os requisitos exigidos na convocatória e com os objetivos do Programa, ajustando o número de Professores designados para o orçamento atribuído. O resultado do processo será anunciado nos próximos dias e publicado no site.
  • Reativamos o Programa AVAL do CIR , dependente do SIRCAI, publicamos e estabelecemos as regras para se candidatar.
  • Continuamos avançando na Organização do 1 º Curso de Atualizações em Radiologia a ser realizado em 09 a 11 de maio em Cancun, México. O programa científico está agora disponível no site e começou uma intensa campanha de promoção para conseguir uma excelente convocatória e assistência de um grande número de radiologistas.
  • Estamos trabalhando intensamente no programas Patrocínios do CIR, procurando parcerias com empresas interessadas em apoiar nossos programas educacionais. Após uma série de reuniões, a Hologic e a General Electric confirmaram sua participação como Patrocinadores do CIR, isso nos enche não só de satisfação, mas também de otimismo pelo apoio que eles proporcionam para a realização dos nossos projetos. Esperamos que muito em breve outras empresas adiram a este grupo de Patrocinadores do CIR e nos apoiem para cumprir nossa função principal: harmonizar e elevar o nível da radiologia na região.
  • Estamos planejando as atividades da Escola Latino-Americana de Radiologia, que iniciará suas funções no segundo semestre deste ano e cujas atividades serão anunciadas nos próximos meses.
  • Finalmente, queria lhes contar que estamos redesenhando nosso website para torná-lo mais atraente, informativo e atualizado. Esperamos apresentá-lo muito em breve.
Como vocês podem ver esse mês de janeiro não deu trégua, mas se no curso do ano podemos colher algo do que semeamos, estaremos mais do que satisfeitos.

Saudações cordiais,

Dra. Gloria Soto
Presidente do CIR

I Curso de Atualização em Radiologia Cancun 2013-CIR

 




Bolsas de cortesia para iscrição para o 1º curso de atualização em radiologia do cir 9 a11 de maio, Cancun, Mexico

O Colégio Interamericano de Radiologia concede 15 Bolsas de Inscição de cortesia para o 1º Curso de Atualização em Radiologia do CIR, que será realizado nos dias 9 a 11 de maio de 2013 em Cancun, Mexico.

As bolsas de cortesia são destinadas aos Residentes de Radiologia.

Requisitos para obter uma Bolsa:
  • Enacaminhar à Secretaria do CIR cir.admin@servimed.com.mx antes de 1/3/13 l solicitação de Bolsa anexando carta de apoio da Sociedade ou Associação Nacional de Radiologia que constate sua qualidade de Residente de algum Programa de Formação em Diagnóstico por Imagens em alguna entidade reconhecida pela Associação ou Sociedade Nacional do seu pais.
  • Menor de 35 anos.
As bolsas serão distribuídas entre os moradores de tantos países quanto possíveis, membros do CIR.

Para a concessão será considerara a ordem de chegada das solicitações à Secretaria.

O resultado da seleção será divulgado a partir de 5/03/2013.


Curso de ressonância mamária da EUSOBI, Cancun 2013-CIR

Julia Camps Herrero
Presidenta do Comitê de Relações Internacionais da EUSOBI
Chefa de Serviço de Radiologia
Hospital Universitario de la Ribera. Alzira (Espanha)


A Sociedade Europeia de Imagem Mamária, EUSOBI ( ou European Society of Breast Imaging) foi fundada como uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de apoiar a área do conhecimento médico da imagem mamária no sentido mais amplo do termo.

A EUSOBI procura criar padrões médicos e científicos e promover a alta qualidade no estudo da mama, com especial ênfase na integração de todas as técnicas: mamografia, ecografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, medicina nuclear e outros novos métodos diagnósticos, as intervenções diagnósticas e terapêuticas e pesquisa. Os instrumentos para realizar estas tarefas são, entre outros, a reunião de profissionais em eventos científicos e a promoção de um programa de formação único no campo da imagem mamária.

O curso de RM mamária da EUSOBI é uma dessas iniciativas focada na promoção e formação de profissionais na imagem mamária. A primeira edição foi realizada em Viena, no final de fevereiro de 2012, com grande sucesso de convocatória e muito boas críticas dos participantes. O formato do curso é sempre o mesmo: uma parte teórica, com palestras de 25 minutos de duração, abrangendo os aspectos técnicos e cuidados da R.M. mamária e uma parte prática em oficinas onde casos relacionados com as palestras são expostos, com a participação ativa dos participantes comentando ou consultando suas dúvidas.

A edição deste curso em Cancun, como parte do 1º Curso de Atualizações em Radiologia do CIR é patrocinado pela Bayer Pharma, resultado de uma estreita colaboração com o CIR, e esperamos lançar as bases para que os radiologistas latino-americanos conheçam de primeira mão, através das palestras de cinco professores europeus, a importância que esta técnica da imagem tem para a EUSOBI.


Programa aval do CIR

O Programa AVAL do CIR tem como intuito apoiar os eventos científicos realizados nos países membros do Colégio, permitindo a utilização do logotipo do AVAL do CIR no programa oficial, cartazes, folhetos e outros materiais promocionais do evento, sejam impressos ou eletrônicos. Este logotipo é usado exclusivamente para Cursos e Congressos com o aval do CIR.
O funcionamento deste programa depende do SIRCAI.

REGRAS PARA SOLICITAR AVAL DO CIR:

Os organizadores do evento para o qual é solicitado Aval do CIR deve enviar uma solicitação oficial à Secretaria do Colégio indicando o nome do Curso ou do Congresso, a data e o local onde será realizado. Deve anexar o máximo de informações disponíveis em relação ao Programa Científico e Professores convidados.
  • Deve acompanhar esta solicitação com uma carta oficial da Sociedade ou Associação Nacional de Radiologia que representa o país anfitrião no CIR apoiando a solicitação. Sem esta carta o CIR não fornece AVAL.
  • As solicitações devem ser feitas com um mínimo de 3 meses de antecedência à data do evento.

    O CIR confirmará recebimento das solicitações e responderá a elas dentro de um período não superior a 15 dias úteis a contar da recepção.

  • Os organizadores de eventos com aval do CIR assumem o compromisso de doar US $ 100 para o Colégio para ser usados em programas educacionais.

Proteção Radiológica no CIR

No último Newsletter da AIEA (International Atomic Energy Agency) está o novo livro publicado esta instituição sobre proteção radiológica em pediatria.

Esta publicação fornece orientações para os radiologistas, outros médicos e técnicos em radiologia envolvidos nos procedimentos de diagnóstico que utilizam radiações ionizantes em crianças e adolescentes. Também deveria ser um guia útil para físicos e executivos regulamentadores. Foca nas medidas necessárias para fornecer proteção contra os efeitos da radiação, usando os princípios estabelecidos nos Padrões Internacionais de Segurança Básica para Proteção da AIEA contra as Radiações ionizantes e para a Segurança contra as Fontes Radioativas, e a prioridade adequada para a área.

Para baixar o PDF: clique aqui

Dr. Alfredo Buzzi
Presidente da S.A.R


Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História…

Carl Gustaf “Gösta” FORSSELL

Médico e radiologista sueco (Vassbo Aspeboda, Kopparberg, 1876-Danderyd, 1950), foi o primeiro a anunciar o ensino sistemático da radiologia como especialidade. Filho do empresário agrônomo Abraão Forsell, Gösta era estudante, em Estocolmo quando Roentgen, em 1895, anunciou sua descoberta. Foi assistente do radiologista Stenbech Thor nessa mesma cidade, em 1899 realizou o primeiro tratamento de um câncer de pele mediante radiações.

Doutor em Medicina pelo Instituto Karolinska em 1913, obteve um “personal professorship” em 1917, ocupando a primeira cadeira em radiologia médica na Suécia, em 1926. Ele é considerado responsável pela organização dos departamentos de radiologia no seu país. Diretor do Instituto de Radiologia da Clínica Cirúrgica Serafimer em 1906, a semente do que mais tarde foi considerada a escola sueca de neurorradiologia, tornou-se um renomado centro de pesquisa e ensino, considerado na época como a primeira clínica radiológica da Europa. Sua competência e prestígio científico convenceram as autoridades de que cada hospital devia ter um único departamento de radiologia (naquela época cada especialidade clínica tinha o seu próprio). Este modelo de organização significou que radiologistas treinados fossem os diretores com plena responsabilidade dos serviços de radiologia de diferentes hospitais suecos, à semelhança do que Antoine Béclère tentou conseguir em 1902, em 10 hospitais de Paris.

Forssell foi quem pela primeira vez anunciou e defendeu na Suécia o ensino sistemático da radiologia médica a partir de 1908. Participou da organização da Sociedade Sueca (1918) e da Sociedade Nórdica de Radiologia Médica (1919), bem como a fundação da Sociedade Sueca para a Pesquisa Médica. Ele foi editor da Ata Radiológica órgão de expressão das Sociedades de Radiologia de todos os países nórdicos (Dinamarca, Finlândia, Holanda, Noruega, Suécia e Suíça), uma revista que mantém seu prestígio científico até hoje. Autor de numerosas publicações científicas, tanto no campo da terapia de radiação ("Indicações para a terapia de radiação de câncer", "Experiência no tratamento de radiação de câncer uterino") como radiologia diagnóstica, cabe destacar seu artigo: "Estudo do mecanismo dos movimentos da membrana mucosa do trato digestivo”, publicado em 1923 no American Journal of Roentgenology que provocou o maior reconhecimento por parte das autoridades da radiologia daquele tempo.



Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR


Nossos leitores opinam

Contato - Colégio Interamericano de Radiologia
Nome: Jorge
Sobrenome: Ortiz Roque
Cidade: Habana
País: Cuba

Comentário:


Prezado/a:

Enviar meus parabéns a toda a comunidade do CIR e a todos em geral no ano novo.
Mas acima de tudo, agradecer e expressar minha alegria e satisfação com o CIR , pois tornou possível a extensão do conhecimento, a atualização e a união de todos os especialistas em imagenologia e especialidades afins. Ao fazer possível que especialistas de diferentes países possamos participar de eventos mediante as inscrições gratuitas, das quais eu fui favorecido no último ano, podendo assim participar do Congresso venezuelano.

Obrigado e sucessos. Fico sempre ao seu dispor!

Dr. Jorge Ortiz


Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013