¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen



Comemoração do Dia Internacional da Radiologia 2013 conjuntamente com a OPS / OMS


Em 8 de novembro próximo, após 120 anos do nascimento da radiologia, a Organização Pan-Americana da Saúde / Organização Mundial da Saúde, conjuntamente com seus parceiros, como o CIR, comemorará o Dia Mundial da Radiologia. O evento, que será transmitido em inglês e espanhol através da web, mediará pelo reconhecimento do impacto da especialidade na Saúde Pública, e concluirá com uma recepção e exposição na sede da OPS em Washington DC.

Atingir serviços de radiologia de qualidade exige trabalho em equipe de profissionais bem treinados: radiologistas, técnicos emradiologia, físicos médicos e engenheiros biomédicos. Em muitos países da América Latina e do Caribe a escassez de recursos humanos e de tecnología dificultam o acesso à radiologia de qualidade. Desde 1960, devido à importância da radiología não apenas nas especialidades clínicas, mas também no campo da Saúde Pública, a OPS, mediante seu Programa de Radiologia e Radioproteção contra radiações, faz recomendações a os governos da América Latina e do Caribe e fornece cooperação técnica.

Esta comemoração do Dia Mundial da Radiologia tem como objetivo informar às autoridades e a os profissionais da Saúde Pública os desafíos na região para a aplicação ótima de tecnologias radiológicas. Também procura incentivar os profissionais dos Ministérios da Saúde para contribuir com a aceleração das mudanças tão urgentemente necessárias para melhorar o acesso a os serviços de radiologia de alta qualidade e elevar, assim, o nível de saúde dos povos das Américas.

Durante o evento, especialistas na área -radiologistas, técnicos em radiologia, físicos médicos, funcionários da saúde pública, entre outros- vão discutir o papel da radiologia no campo da saúde pública. Os palestrantes vão analisar como a radiologia revolucionou a medicina, seu papel nos países em desenvolvimento, sua experiência de trabalho na região, e os principais desafios que enfrentam nas Américas.

Conjuntamente com a OPS / OMS, o CIR convida toda a comunidade radiológica das Américas e do Caribe para participar desta Comemoração do Dia Mundial da Radiologia 2013, através de um link, que será ativado em breve no nosso website.




Quinto Congresso de Radiologia Virtual do CIR



Caros colegas:

Após o sucesso experimentado nas quatro edições anteriores dos nossos Congressos Virtuais em 2005, 2007, 2009 e 2011, respectivamente, anunciamos o desenvolvimento do 5º Congresso de Radiologia Virtual a ser realizado em novembro de 2013.

Toda a comunidade radiológica é convidada a participar ativamente; a inscrição é gratuita.

Importante:
Aberto o envio de Casos Radiológicos e Pôsteres Eletrônicos!



Aguardamos vocês!!!

Atenciosamente,

Dr. Luis Fajre e Dr. Francisco Sendra Portero
Responsáveis Organizacionais de RADIOLOGIAVIRTUAL


Acesso livre e gratuito.
Para entrarno curso você tem que estar cadastrado no Portal
Faça seu cadastro aqui



Curso Oficina CIR-GE: Cardio CT, Panama


COLEGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA – CIR
ESCOLA LATINOAMERICANA DE RADIOLOGÍA – ELAR


CURSO OFICINA CIR-GE
CARDIO CT, PANAMA




25 y 26 outubro 2013
Hospital Punta Pacífica, Ciudad de Panamá, Panamá

Diretor: Dr. Eric Kimura
Profesores: Dra. Aloha Meave González y Dr. Darío Maida Urrea

Ver Programa


Convite para participar na sessão CIR&RSNA 2013

No sábado 30 de novembro no McCormick Place será realizada a sessão do CIR na RSNA - CIR&RSNA 2013.

Os temas a desenvolver são infecção-Inflamação eparticiparão como palestrantes 8 destacados Professores do CIR, abrangendo os diferentes órgãos e sistemas.

A sessãoé em espanhol e será transmitida via webcast. Convidamos vocês a vero Programa e marcar sua agenda para assistir a este interessante encontro do CIR, no âmbito do Congresso da RSNA 2013.

Clique aqui para ver o programa


Sessão em espanhol SFR&CIR 2013

Sessão em Espanhol SFR-CIR
JORNADAS FRANCESAS DE RADIOLOGIA 2013


18-22 de Outubro, Palais des Congrès, Paris.

Pelo segundo ano consecutivo, o Colégio Interamericano de Radiologia foi convidado pela Sociedade Francesa de Radiologia para realizar uma sessão científica em espanhol nas Jornadas Francesa de Radiologia

Ver programa


Envio de trabalhos científicos para o Congresso Interamericano de Radiologia 2014, Cartagena


Este aviso inclui alterações e ajustes importantes em relação a convocações anteriores, por isso recomendamos que verifique cuidadosamente.

Todos os autores que desejem inscrever seus trabalhos deverão atender também a versão completa da convocação, publicada no Portal Virtual do Congresso.

- VER CONVOCAÇÃO -

Décimo primeiro Livro da Série Avanços

ONCOLOGIA
SÉRIE AVANÇOS EM DIAGNÓSTICO POR IMAGENS,
COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA

Editores: Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco
Editor Convidado: Dr. Ricardo García Mónaco
Edições Journal 2013. ISBN 978-987-1259-83-0
209 páginas

Este livro completo e organizado, que faz parte da série Avanços em Diagnóstico por Imagens, oferece uma revisão completa e deleitável desta patologia tão prevalente analisada do ponto de vista das imagens.

Inicialmente, são alisadas em geral as diversas modalidades de imagem, como Tomografia Computadorizada, Ressonância magnética e PET / CT, com ênfase em estudos funcionais e moleculares, tais como Difusão, Perfusão e Espectroscopia de RM, e diferentes tipos de marcadores que são utilizados em PET / CT.

Posteriormente, foi realizada uma atualização sobre diagnóstico, estadiamento, possíveis terapias e monitoramento das neoplasias mais frequentes, como de pulmão, próstata, colorretal e linfoma, entre outras, considerando as diferentes modalidades de imagem.

Acho de especial interesse a revisão das definições das normas internacionais e sua aplicação clínica, a fim de avaliar, de modo objetivo, a resposta dos diferentes tumores ao tratamento.

Os autores são médicos de renome nacional e internacional, incluindo os EUA e a França.

Sendo um tema tão transversal na radiologia e medicina, eu recomendo tanto para residentes, fellows e radiologistas.


Endereço para solicitações eletrônicas:
Edições Journal, Buenos Aires
www.journal.com.ar/avances, ou escreva para info@journal.com.ar

Dr. Andrés O´Brien
Médico Radiologista
Responsável pela área do corpo
Diagnóstico por Imagens
Clínica Las Condes, Santiago


Publicações Eletrônicas Internacionais

Boletins dos Países Membros


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, a partir deste espaço, o boletim informativo mensal que países membros do CIR colocaram gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar o último número dos Boletims, bem como o índice dos números anteriores.

Boletim SERAM -
Clique aqui para entrar
RSNA News -
Clique aqui para entrar


GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Revista Virtual del CIR



Clique aqui para entrar


Um Pouco de História…

ARISTIDE BUSI

Radiologista italiano (21 de julho de 1874, Bolonha - 30 de outubro de 1939, Grottaferrata), fundador da Sociedade Italiana de Radiologia Médica e promotor da radiologia como especialidade em seu país.

De família modesta teve que enfrentar grandes sacrifícios, inclusive dando aulas particulares, para alcançar em 1900 a licenciatura em medicina e cirurgia. Atraídos pelo progresso da radiologia passou, em 1906, a frequentar o instituto radiológico do Hospital Civil de Trieste, para depois ir a Viena ao instituto Holzknecht e Kienböck. O contato com esses pioneiros o encorajou e já em 1907 ele foi nomeado chefe e diretor do gabinete radiológico do Hospital de Bolonha.

Dedicado ao estudo dos problemas do radiodiagnóstico, publicou nos primeiros anos obras de caráter geral: Fundamentos da Radiologia Médica (Bolonha 1912), bem como uma série de observações muito interessantes sobre aspectos do sistema digestivo: Sobre a visibilidade do apêndice cecal aos raios-X (1913), Radiologia do processo vermiforme do cego (1914), também um volume de 146 páginas sobre a Anatomia normal descritiva e radiológica da sela túrcica, editado em Modena em 1911.

Em 1911 ele fundou, com V. Maragliano, a Sociedade Italiana de Radiologia Médica, obtendo em 1915 o ensino em eletrologia e radiologia.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi diretor do gabinete radiológico do Hospital Militar em Bolonha, ministrando lições de radiologia de guerra na universidade.

De 1919 a 1923 foi professor encarregado de eletroterapia e radiologia médica na Universidade de Bolonha. Em 1928, ele passou como professor de radiologia à Universidade de Roma. Organizou em 1930 o Instituto Radiológico do Hospital San Camillo, proporcionando as mais modernas instalações e tecnologia, que naqueles dias fizeram possíveis diagnósticos radiológicos mais ajustados e precisos.
Surge assim a figura do radiologista e médico autorizado para fazer um diagnóstico com base na interpretação desta nova disciplina, ainda dependente da anamnese e semiologia clínica.

Durante esta fase, continua trabalhando em novas aquisições no campo da radiologia: o estudo morfológico e funcional da válvula ileocecal, descobrindo no intestino grosso uma função esfincteriana na área de passagem entre o ceco e cólon ascendente (esfíncter de Busi), descrevendo a morfologia do hilo pulmonar e veia ázigos, bem como as alterações pulmonares causadas pela tuberculose pulmonar. Ele escreveu duas obras gerais, notáveis pelo seu valor metodológico e pedagógico: Semiologia e diagnóstico radiológico em cirurgia ortopédica (Torino 1927) e Técnica e diagnóstico radiológico das doenças cirúrgicas (Torino 1933). Membro de várias sociedades científicas, foi presidente da faculdade de medicina de Roma de 1929 a 1935, sendo nomeado, em 1939, senador do Reino, mesmo quando a sua saúde, prejudicada pela radiação, eram visíveis em suas mãos os sinais inconfundíveis da radiodermite, declinava rapidamente, Morreu em outubro do mesmo ano.

Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR


Proteção radiológica em medicina

A Comissão Internacional de Proteção Radiológica (ICRP) preparou um documento intitulado "Publicação 105: Proteção Radiológica em Medicina" para reforçar as Recomendações de 2007 na área de exposições médicas.

As exposições médicas são únicas e mudam a forma de aplicação dos princípios básicos de proteção contra as radiações desenvolvidos pela ICRP.

O princípio da justificação deve ser avaliado sobre a mesma pessoa (o paciente) que vai receber os benefícios e será submetido aos riscos associados ao procedimento médico.

O princípio de otimização, se o procedimento for terapêutico, implica que doses devem ser minimizadas (e / ou seus efeitos deletérios) nos tecidos adjacentes à região que vai receber uma dose predeterminada e letal para cumprir o objetivo do tratamento. Se o procedimento for de diagnóstico, a ICRP recomenda a aplicação de Níveis de Referência para avaliar se a dose no paciente (em termos de efeitos estocásticos) é excepcionalmente alta ou baixa para um procedimento particular de diagnóstico médico por imagens.

O princípio da limitação da dose não é relevante na medicina já que a radiação ionizante, utilizada no nível de dose apropriada, com um objetivo médico particular é uma ferramenta essencial que vai causar mais benefício do que dano.

A Sociedade Argentina de Radioproteção (SAR) considerou que a divulgação deste documento em idioma espanhol seria uma contribuição para o reforço da Proteção Radiológica no campo da medicina. É por isso que denfrontou a tarefa de traduzir o documento original em inglês para o espanhol, certamente que com a autorização da ICRP. Isto foi efetuado com a colaboração de um conjunto de parceiros. A Sociedade Argentina de Radioproteção agradece à ICRP e parceiros que trabalharam para a conclusão bem sucedida deste projeto.

Através deste meio, este valioso documento está disponível para todos os membros do CIR.



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIPCIONES INTERNACIONALES DE CORTESÍA

Son otorgadas por la Sociedad organizadora.
Están destinadas a miembros del CIR que pertenezcan a otros países y no radiquen en el país donde se realiza el evento. Las solicitudes deben hacerse a la Oficina administrativa del CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013