¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor:
Dr. Alejandro Beresñak
Co Editores:
Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale, Dr. Luis Ros
Editor Fundador:
Dr. Miguel Stoopen



 


Em nome da Junta Diretiva, quero aproveitar este momento do ano para agradecer a todos aqueles que estão colaborando para o CIR concluir esses projetos que, como Junta, temos considerado:

• Aos membros dos diferentes Comitês de trabalho que fazem possível o avanço do Colégio em seus programas e projetos: Educação, Radiologia Virtual, Comunicações, Publicações, Revista Virtual, Proteção Radiológica, Centro de Estudos de Radiologia na América Latina, Estatutos, Relações Internacionais, etc.

• Aos os Conselheiros dos países membros do Colégio, responsáveis pela divulgação entre sue associados as atividades do CIR e de nos retroalimentar com sua visão a respeito daquilo que o Colégio deve fazer para melhorar a prática radiológica regional.

• Aos coordenadores e professores que participarão no Primeiro Curso de Atualidades em Radiologia que realizaremos em maio, em Cancun, que estão trabalhando para tornar este evento um sucesso e atenda as expectativas que estabelecemos.

• Aos nossos colaboradores administrativos que nos fornecem apoio e excelente disposição.

• Às empresas que estão comprometidas com nossos projetos e estão dispostas a nos apoiar para atingi-los.

A todos e cada um de vocês agradecemos pela sua dedicação e por fazer possível o avanço do CIR na direção que, como Junta Diretiva, temos definido. Nossas metas são ambiciosas e sabemos que há muito a ser feito, que os desafios são muitos e nem sempre fáceis de lidar, que o trabalho a ser feito é grande e o tempo que vocês investem é valioso. Sabemos também que, se trabalharmos juntos como uma equipe e disciplinadamente, se a solidariedade nascida de sentirmos irmãos prevalece acima de todas as outras considerações, será possível atingi-las.

Como Junta Diretiva assumimos este desafio com entusiasmo e agradecemos por fazer parte deste projeto. Temos certeza de que com sua ajuda podemos conseguir que o Colégio seja uma organização cada vez mais forte, mais representativa e que cumpra sua missão de unir os radiologistas e assegurar seu desenvolvimento profissional, para fazer que a prática radiológica na região seja ainda melhor para o benefício dos pacientes.

Desejamos a vocês e toda a comunidade do CIR um 2013 pleno de satisfações e realizações, tanto pessoais como profissionais, e esperamos que ao finalizar o próximo ano, possamos dizer com orgulho que o CIR tem cumprido com os radiologistas iberoamericanos.


Dra. Gloria Soto
Presidente do CIR


Mensagem do Novo Editor

Prezados colegas Radiologistas iberoamericanos:

É um desafio estimulante assumir a direção do NOTiCIR, tentar manter o alto nível de comunicação fraterna conferida a ele por seu criador, Dr. Miguel Stoopen ao longo de sete anos, como a dinâmica eficiente alcançada por seu sucessor, o Dr. Pedro Unshelm.

Compartilhar informações relevantes fornecidas pelas Sociedades Membros de todos os países da comunidade de radiologia, continua sendo o principal objetivo deste canal virtual de divulgação mensal.

Junto com os co-editores Dr. Jorge Bisteni, Dr. Dante Casale e Dr. Luis Ros, e com o apoio inestimável de nosso Editor Fundador, Doutor Miguel Stoopen, desejamos continuar tendo a indispensável participação de todos vocês. Além disso, o apoio incondicional da nova Junta Diretiva do CIR nos facilita defrontar esta nova etapa com renovado vigor.

Aproveito esta oportunidade para lhes desejar um feliz e próspero 2013.


Dr. Alejandro Beresñak
Editor do NOTiCIR


Relatório sobre o SIRCAI

O Dr. Rodrigo Restrepo nos informa que:

Na segunda-feira, 26 de novembro, de 2 a 4 pm foi realizada a reunião de Sistema Integrado de Radiologia para a Certificação e Credenciamento Iberaoamericana (SIRCAI), com a participação de 15 países.

O projeto e a situação atual do programa foram apresentados. Além disso, foi comunicado o lançamento para 2014 do “DIAR”, Diploma Iberoamericano de Radiologia ao qual poderão acessar os radiologistas membros do Colégio.

Após a produtiva reunião, todos os países confirmaram seu compromisso individual de colocar em funcionamento o SIRCAI.


1º Curso de Atualização em Radiologia Cancún 2013 - CIR

OBJETIVOS DO CURSO:

Disponibilizar para a comunidade radiológica iberoamericana um curso presencial de excelência sobre atualizações e avanços no diagnóstico por imagens em diferentes áreas da especialidade.

Reunir os radiologistas do CIR em um ambiente de excelência acadêmica, camaradagem e fraternidade.

Estreitar laços de amizade e cooperação entre o CIR e as sociedades científicas convidadas.

Colocar em funcionamento uma plataforma própria do CIR para organização e realização de eventos científicos especiais.

Data:
9 a 11 de Maio de 2013
Lugar: Cancún, México.




II Sessão CIR@RSNA em Espanhol

Como esperado, a II Sessão CIR@RSNA 2012 em espanhol sobre RADIOLOGIA DE EMERGÊNCIAS TRAUMÁTICAS tem sido um sucesso. Com a sala cheia de Radiologistas de toda a Iberoamericana, com tradução para o Inglês, transmissão ao vivo online e sessão de perguntas via Twitter, mais uma vez cumpriram-se todos os objetivos, razão pela qual, por disposição da Junta Diretiva da RSNA que a referida sessão, a partir de agora, seja realizada a cada ano.

No programa participaram os drs. Oswaldo Ramos (Venezuela), Miguel Stoopen (México), Pablo Ros (EUA), Sergio Moguillansky (Argentina), Giuseppe D’ Ipólito (Brasil), Gloria Soto (Chile), Erik Kimura (México), Diego Nuñez (Venezuela-EUA), Felipe Munera (Colômbia-EUA), Dulce Gomez-Santos (Espanha) e Jeanette Perez-Rosello (Porto Rico).

Parabéns a todos os palestrantes e todos os participantes!


Proteção Radiológica no CIR

Na Assembleia ordinária do Colégio, realizada no dia 24 de novembro, durante o congresso da RSNA em Chicago, foi apresentado o Programa de Proteção Radiológica pelo Dr. Alfredo Buzzi, presidente da Sociedade Argentina de Radiologia, quem tem a responsabilidade da referida comissão.

O objetivo principal do programa é garantir que não seja adotada qualquer prática salvo que sua introdução proporcione um benefício líquido e positivo, que todas as exposições necessárias sejam mantidas tão baixas quanto razoavelmente possível (levando em conta fatores econômicos e sociais), que as doses recebidas pelos indivíduos não ultrapassem certos limites estabelecidos.


Dr. Alfredo Buzzi
Presidente da S.A.R.


Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História…

Artur SCHÜLLER

Médico e pesquisador (Brno, Império Austro-húngaro, 1874 - Melbourne, Austrália, 1957), considerado um dos pioneiros da radiologia otolaringológica e criador do termo neurorradiologia.

Filho de um médico otorrinolaringologista, foi já um aluno destacado no colégio secundário, fez a carreira de medicina em Viena (capital do Império, a 160 km de Brno). Como médico deu seus primeiros passos no campo de la Pneuropsiquiatria. Um dos seus mestres, Prof. Wagner Jauregg, prêmio Nobel em 1927 por ter desenvuelto a terapia da malária contra a sífile, enviou Schüller com seu amigo Guido Holzknecht, para o Laboratório Central Röntgen do Hospital Geral de Viena.

Lá, sua área de interesse foi o diagnóstico das doenças do cérebro e do crânio, com essa orientação empreendeu o estudo radiológico de todos os preparados de crânio dos museus de Anatomia Patológica e Medicina Forense. Em 1905 teve no consultório um equipamento de raios X e publicou seu primeiro livro: A base do crânio na radiografia, no qual mostrava seu conhecimento da anatomia, tanto normal como patológica, expondo diversas projeções radiológicas.

Em 1906 descreveu uma vista oblíqua da mastóide, com o tubo em ângulo de 25 graus em sentido caudal, também foi o primeiro em reconhecer e interpretar, nesse mesmo ano, a imagem radiológica da glândula pineal calcificada.

Em 1908 o otorrinolaringologista Oskar Hirsch, sob assessoramento radiológico de Schüller, apresentou a abordagem transesfenoidal de tumores epifisários, que ele tinha sugerido.

Em 1912 publicou seu livro Diagnóstico roentgenológico das doenças da cabeça, traduzido para o inglês em 1918.Durante muitos anos foi o texto base da neurorradiologia. Em 1914, aos 39 anos, foi nomeado professor da Faculdade de Medicina de Viena, o mais jovem da instituição.

Durante 1915 descreve dois casos do que ele denominou crânio geográfico, fazendo parte de uma tríade de exoftalmia, diabetes insípida e lesões líticas cranianas. Um pediatra americano, Alfred Hand, tinha relatado em 1893 um caso semelhante com poliúria, em 1920 Henry Christian, em Boston, publica outra descrição da mesma síndrome, o qual foi denominado “doença de Hand-Schüller-Christian”.

Publicou mais de 300 trabalhos sobre neurologia e neurorradiologia, sendo ele quien pôs em circulação esse termo: “neurorradiologia”. Também fez uma contribuição sumamente importante para a odontologia, ao descrever a técnica para o exame radiológico da articulação temporo-mandibular, realizada em três posições: repouso, oclusão central e posição de máxima abertura mandibular, com uma angulação cefálico-caudal de 30 graus (posição especial de Schüller).

A expansão do nazismo fez com que ele tivesse que se exilar na Austrália no fim de 1939, pois tanto Schüller como sua esposa eram judeus. Lá, trabalhou em diversos hospitais e obteve o título de Doutor em Medicina pelas universidades de Melbourne e Sydney.

Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013