¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Participação

Nós sempre temos considerado a participação no CIR como um dos elementos-chave para sua evolução. Assim novas visões são nutridas, amplificadas, garantindo uma alternância necessária que permite incluir todos os países membros incluídos no conselho diretivo. Isto gera uma perspectiva global, que através da proposta de un plano de governo, descanse de maneira aberta e transparente para traçar estratégias úteis no cumprimento da política proposta.

Essas ações dadas em cada período eleitoral renovam planos de trabalho e pessoas em conformidade com os estatutos do Colégio. Atualmente essa participação é genuína, mais ativa, refletindo a posição de nossa instituição, que desde seu início tem mantido um fiel cumprimento de sua razão de ser que não é senão que promover a especialidade e o melhoramento do exercício profissional.

O Colégio, hoje, é ainda vigente através da rede virtual, com presença física em todos os eventos que respalda e de alianças estratégicas com organizações internacionais relacionadas.

É também uma porta de entrada para os novos licenciados e recentemente formados radiologistas de todo o continente através de bolsas de estudo concedidas. Além disso, há professores de qualidade nos centros de treinamento CIR.

Podemos dizer que o Colégio evolui de acordo com os tempos e em sintonia com o desenvolvimento tecnológico da radiologia e da tecnologia de hoje.

Assim, convidamos vocês a "participar" ainda mais, para atingir o "Colégio Interamericano que todos queremos."


Dr. Oswaldo Ramos N.
Presidente do CIR


CIR EL SALVADOR 2012.

Concede 10 bolsas de cortesía para países membros do CIR

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


Primeira SESSÃO EM ESPANHOL CIR@SFR na França.

Em um ato que dá continuidade aos encontros anteriores entre radiologistas franceses CIR com os países da América Latina, a Societé Française de Radiologie (SFR) e nossa escola organizaram uma sessão de radiologia em espanhol, para a próxima Conferência Anual de Radiologia na cidade de Paris, no sábado, 20 out 2012.

Dr. Oswaldo Ramos, nomeou para organizá-la os Doutores Luis Donoso Bach, Ricardo García Mónaco e Miguel Stoopen, que são membros honorários da SFR, para coordenar com o Secretário geral Dr. Jean Pierre Prouvó e o diretor de Relações Internacionais Diretor Dr. Philippe Devred, a programação científica, na qual participação radiologistas da Argentina, Espanha, México e França. O tema da sessão será Emergências Abdominais.

Jean Pierre PROUVO
Philippe DEVRED
Pedro UNSHELM
Oswaldo RAMOS

Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Bolsas de estudo para o ECR 2013.

A Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), emparceria com o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), têm o prazer de anunciar a todos os Radiologistas jovens (idade máxima: 35 anos) dos países membros do CIR, que está em vigor novamente para 2013 a oportunidade de acessar Bolsas para participar do Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2013) com os seguintes benefícios:
Inscrição gratuita no ECR 2013.
Hospedagemem Viena, durante o Congresso.
Transporte Público gratuito dentro da Cidade durante o Congresso.

Para qualificar para as bolsas de estudo deverão atender aosseguintes requisitos:
- Ser Médicos Radiologistas em formação, de até 35 anos.
- Ser associados à ESR (tipo: “Member in Traininig”) para 2013
- Ser o autor de um abstract que deve ser enviado online ao ECR 2013.
- Ser membro da Sociedade / Associação de Radiologiamembro do CIR
- Idioma inglês.

Mais detalhes ver: http://www.myesr.org/cms/website.php?id=/en/ecr_2013/rising_stars/inv.htm.

Em caso de ser selecionadodeverá indicar os dados do seucartão de crédito - só para garantir a assistência e utilização da Bolsa. Apenas no caso de ausência, o montante de € 300 será cobrado emsuaconta.

Nota:
Não podem aplicar através deste programa os parceiros na Espanha e Portugal.

Enviar as seguintes informações antes de 10 de setembro de 2013:
- CV abreviado.
- Nota-registro de membro da ESR.
- Nota de aval de membro da suasociedade nacional membro do CIR.
- Cópia da aceitação do Abstract, se aplicável.
- Dados completos de planilha Excel anexada.

A lista dos escolhidos será confirmada aproximadamente no início de janeiro de 2013, conforme à seleçãofeita pela ESR das solicitações enviadas pelo CIR que tenham entrado em data e cumpram os requisitos.

Enviar a solicitação por e-mail com a documentação solicitada em pdf: cir.admin@servimed.com.mx


Dr Carlos Tarzian
Comissão de Bolsas de Estudo


Honras para membros do CIR.

Dr. Pedro Unshelm, Secretário do Colégio e editor do NotiCIR, com base na sua brilhante trajetória na Ecografia venezuelana e latino-americana foi nomeado Presidente Honorário do XXVI Congresso Venezuelano de Ultrassom em Medicina e Biologia (ECOMED 2012) organizado pela Sociedade Venezuelana de ultrassom (AVUM).

O ato, onde foi prestada homenagem a Pedro, realizou-se na cidade de Lechería, Estado Anzoátegui em 2 de agosto passado.

O CIR se juntou a este reconhecimento através de um Certificado de Mérito assinado pelos drs. Oswaldo Ramos e Gloria Soto, em nome da Junta Diretiva.

Dres. Juan Bracho, Jorge Rabat, Nohelia Silva, Juan Perez Wulff, Sandra Payares, Edda Chaves, Jonel di Muro e Maria N. Quijada entregam placa de reconhecimento ao Dr. Pedro Unshelm.

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História...

Juan Manuel TAVERAS

Radiologista dominicano (Moca, República Dominicana, 1919 - Santo Domingo, 2002). Chefe de Radiologia do Massachusetts General Hospital e professor da Escola de Medicina de Harvard, ele é considerado como o pai da neurorradiologia na América do Norte, tendo escrito o primeiro livro sobre o tema e fundado a American Society of Neuroradiology, bem como sua revista científica, da qual foi editor durante vários anos.

Ele recebeu seu doutorado como médico na Universidade de Santo Domingo, em 1943, e mais tarde na Universidade da Pensilvânia, em 1949, fazendo a residência no Graduate Hospital, sob a direção do Dr. Arthur Finkelstein. Mudou-se para Nova York, sob a tutela do Dr. Ross Golden no Columbia-Presbyterian Medical Center, com quem foi co-autor do livro: Radiologia do Abdome, publicado em 1952.

Naquele mesmo ano, ele foi nomeado Diretor de Radiologia do Instituto Neurológico de Nova York, na época, nos Estados Unidos os procedimentos de neurorradiologia eram realizados pelos neurocirurgiões. Taveras revolucionou a prática da especialidade na instituição: desenvolveu um aparelho para pneumoencefalografia, forneceu o departamento de novos equipamentos, criando um programa de residência em neurorradiologia e, em 1956, organizou um curso de pós-graduação, que está ainda hoje. Com tato e experiência mostrou que neurorradiologistas poderiam realizar e interpretar de forma segura e eficaz todos os procedimentos e a subespecialização envolvia um melhor tratamento do paciente.

Ele foi o primeiro presidente da Sociedade Americana de Neurorradiologia, fundada em 1962, escrevendo em 1964, juntamente com Ernest Word primeiro livro de neurorradiologia em Inglês: Neurorradiologia Diagnóstica. Em 1965 foi nomeado Professor e Chairman de Radiologia do Instituto Mallinckrodt de St. Louis, onde permaneceu por 6 anos, passando depois a ser Chefe de Radiologia do Massachusetts General Hospital, na Universidade de Harvard.

Dotado de inteligência brilhante, suas inovações em múltiplas áreas: pesquisa, programa da residentes, gerenciamento de recursos radiológicos, organizações profissionais, tiveram impacto global sobre todo o espectro das ciências neurológicas e radiológicas. Escreveu mais de 250 artigos e vários livros que são clássicos, não só para neurorradiologistas mas também para outras especialidades afins.

No final da década de 90' e início deste século editou em conjunto com o Dr. Manuel Cardoso, do México primeira obra de radiologia escrita em espanhol, que consistia de sete volumes escritos por 325 autores e co-autores de onze países do CIR, a qual foi publicada pela norte-americana Lippincott Williams & Wilkins.

Impulsionou a criação do Hospital Geral de Santo Domingo e seu Centro de Diagnóstico, Medicina Avançada, Laboratório e Telemedicina (CEDIMAT), que possui tecnologia de ponta para o diagnóstico e tratamento de doenças, o que permitiu que se tornasse um dos maiores centros de ensino médico na América Latina.


Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIPCIONES INTERNACIONALES DE CORTESÍA

Son otorgadas por la Sociedad organizadora.
Están destinadas a miembros del CIR que pertenezcan a otros países y no radiquen en el país donde se realiza el evento. Las solicitudes deben hacerse a la Oficina administrativa del CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012