¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


O espanhol como língua de CIR, agora na França

O idioma espanhol é reconhecido como uma língua não só de nossos países membros, mas também mostra um aumento acentuado na atividade científica, sendo já reconhecido pela nossa proposta para ser incluído nos eventos próprios do CIR e dos nossos membros aliados tal como foi realizada a sessão em espanhol no RSNA passado na cidade de Chicago em novembro de 2011, o que confirma a sua presença também nesse ano.

Desta vez, queremos salientar a sessão aceita em espanhol a ser realizada em 20 de outubro deste ano na cidade de Paris conjuntamente com o Congresso da Sociedade Francesa de Radiologia, onde representantes do México, Argentina, Espanha, França farão sobre Emergências Abdominais, uma conquista que não apenas destaca nossa presença acadêmica, mas também posiciona também nossa língua no marco de divulgação da cultura científica de avançada.

Acreditamos que tais eventos devem nos motivar a estar presentes sem barreiras linguísticas para apresentar nossas experiências no campo da radiologia.

Agradecemos a confiança dos diretivos da SFR: Professor Jean-François Méder, Professor Jean-Pierre Pruvo, Professor Philippe Devred, por ter permitido nossa presença neste dia histórico em espanhol, fato que destaca o crescimento e reconhecimento do nosso Colégio em todos os continentes.

Desejamos o maior sucesso para nossos excelentes Professores e membros do CIR que vão nos representar neste tão prestigioso evento: Dr. Miguel Stoopen, Dr. Ricardo Garcia Mónaco e Dr. Luis Donoso.

Para concluir, podemos citar Miguel de Cervantes Saavedra: "Aquele que lê muito e anda muito, vê muito e sabe muito".


Dr. Oswaldo Ramos N.
Presidente do CIR


CIR EL SALVADOR 2012.

Concede 10 bolsas de cortesía para países membros do CIR

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Primeiro Curso CIR@FLAUS.

Um ano depois que os Drs. Oswaldo Ramos e Raúl Sánchez assinaram o acordo de cooperação científica entre o CIR e a FLAUS, a histórica cidade de Montevidéu, Uruguai, foi o local escolhido para realizar em 29 e 30 de junhodeste ano, o primeiro encontro CIR@FLAUS. O evento transcendente, organizado pela Sociedade de Radiologia e Imagens do Uruguai (SRIU) teve o apoio de palestranteslocais e professores visitantes enviados pelo Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) e pela Federação Latino-americana de Sociedades de Ultrassomem Medicina e Biologia (FLAUS).

Em representação do CIR assistiram como Professores Visitantes, Dr. Peter Unshelm e Dr. Jorge Pérez. Pela FLAUS os palestrantes foram Dr. Ramon Bataglia, Dr. Jorge Rabat e Dr. José Parada.

Os Drs Lilian Larrosa, Daniel Macchi, Verónica Gigerey, Marcelo de Agostini, e Fernando Sciutoforam os palestrantes selecionados pela SRIU.

No final do dia, que teve grande assistência de especialistas e residentes de pós-graduação. O Dr. José Parada, Secretário da FLAUS e Dr. Carlos Galeano, presidente da SRIU conjuntamente com o resto da Junta Diretiva manifestaram que, devido ao grande sucesso da sessão, ela será repetida novamente no próximo ano de forma expandida, realizando um grande evento CIR@ FLAUS, aproveitando o 30º anivérsario da FLAUS, fundada em 2013.

Dr. J. Pérez (CIR), Dr. R. Bataglia (FLAUS),
Dr. J. Parada (FLAUS), Dra. L. Larrosa (SRIU),
Dr. C. Galeano (SRIU), Dr. P. Unshelm (CIR),
Dr. J. Rabat (FLAUS), Dr. G. Puglia (SRIU).
Dr. Carlos Galeano (SRIU), Dr. Pedro Unshelm (CIR)
Dr. Ramón Bataglia y Dr. José Parada (FLAUS).
   
Dr. Carlos Galeano, Presidente da SRIU.
Grande assistência ao 1ºencontro CIR@FLAUS.

Bolsas de estudo para o ECR 2013.

A Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), emparceria com o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), têm o prazer de anunciar a todos os Radiologistas jovens (idade máxima: 35 anos) dos países membros do CIR, que está em vigor novamente para 2013 a oportunidade de acessar Bolsas para participar do Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2013) com os seguintes benefícios:
Inscrição gratuita no ECR 2013.
Hospedagemem Viena, durante o Congresso.
Transporte Público gratuito dentro da Cidade durante o Congresso.

Para qualificar para as bolsas de estudo deverão atender aosseguintes requisitos:
- Ser Médicos Radiologistas em formação, de até 35 anos.
- Ser associados à ESR (tipo: “Member in Traininig”) para 2013
- Ser o autor de um abstract que deve ser enviado online ao ECR 2013.
- Ser membro da Sociedade / Associação de Radiologiamembro do CIR
- Idioma inglês.

Mais detalhes ver: http://www.myesr.org/cms/website.php?id=/en/ecr_2013/rising_stars/inv.htm.

Em caso de ser selecionadodeverá indicar os dados do seucartão de crédito - só para garantir a assistência e utilização da Bolsa. Apenas no caso de ausência, o montante de € 300 será cobrado emsuaconta.

Nota:
Não podem aplicar através deste programa os parceiros na Espanha e Portugal.

Enviar as seguintes informações antes de 10 de setembro de 2013:
- CV abreviado.
- Nota-registro de membro da ESR.
- Nota de aval de membro da suasociedade nacional membro do CIR.
- Cópia da aceitação do Abstract, se aplicável.
- Dados completos de planilha Excel anexada.

A lista dos escolhidos será confirmada aproximadamente no início de janeiro de 2013, conforme à seleçãofeita pela ESR das solicitações enviadas pelo CIR que tenham entrado em data e cumpram os requisitos.

Enviar a solicitação por e-mail com a documentação solicitada em pdf: cir.admin@servimed.com.mx


Dr Carlos Tarzian
Comissão de Bolsas de Estudo


Nossos bolsistas opinam.


Caros Colegas,

Desta vez eu queria partilhar com vocês minha experiência durante este ano, já que , após enviar um email com minhas intenções para participar dos dois congressos, solicitando bolsas de estudo como residente de pós-graduação de radiologia, as quais me foram concedidas mediante resposta imediata; uma de las pelo CIR, para inscrição gratuita no congresso e encontro de residentes na Cidade do México durante o mês de fevereiro de 2012, e outra através da ESR para o congresso europeu em Viena, Áustria 2012, que cobriu a inscrição no Congresso, despesas com viagens no transporte público durante a duração do congresso e hospedagem para 4 noites. Como sabemos, um dos objetivos da ESR e do CIR é "Investir na Juventude", por isso foimuito importante fornecer a os radiologistas jovens em formação a oportunidade de participar nas reuniões, desde os nossos primeiros passos ficaren volvidos em cada um dos avanços e aumentar nosso conhecimento para crescer como profissionais e proporcionar aos nossos pacientes o melhor de cada um de nós.

Sóposso agradecer ao CIR e parabenizá-los pelas realizações atingidas. Alémdisso, é um grande orgulho para o povo venezuelano que pessoas como o Dr. Oswaldo Ramos e Dr. Pedro Unshelm todos os dias continuam impulsionando nossa especialidade, plantando uma semente de motivação em nossos corações, levando pela mãoaos médicos residentes e prestigiando o nome de nosso país. Convido vocês a aplicar para as bolsas de estudoatravés do seguinte endereço: cir.admin@servimed.com.mx.

Dra. María José Díaz Curé
Residente 3° ano de Pós-graduação de Radiologia.
Universidade Arturo Michelena.
Valencia-Venezuela


Novas Revistas: Imagens e Nexos da FAARDIT.

No passado 25 de maio, durante o desenvolvimento do XIVºCongresso Internacional de Diagnóstico por Imagens de Córdoba, nos salões Lugones do Sheraton Hotel and Convention Center, nacidade de Córdoba (Argentina) foi realizado um ato formal de lançamentodas Revistas Imagens e Nexos, órgãos de difusão oficial da Federação Argentina das Associações de Radiologia e Terapia Radiante (FAARDIT).

A Revista "Imagens" contém material científico 100% educativo, com trabalhos de revisão, atualizados, ensaios e revisões iconográficas, de casos, seção para médicos residentes e outras seções que estão disponíveis para consulta no regulamento de publicações no site (www.faardit.com.ar). O site não contém qualquer trabalho de pesquisa ou publicidade.

Por outro lado, a Revista "Nexos" contém todas as informações de negócios bem como detalhes de eventos locais e internacionais e toda a informação útil (bolsas de trabalho, bolsas de estudo, eventos, promoção de Congressos, resenhas de livros, etc.).

Esta nova proposta aparecerá, emprincípio, a cada quatro meses. O envio de artigos de interesse para Imagens e matérias de interesse para o mundo radiológico, publicidade e propostas de trabalho para a Nexos poderá ser feito através do site FAARDIT.

Ambas as revistas estão disponíveis online. Elas podem ser consultadas livremente em www.imagenes.faardit.org.ar.

A Missão da Revista Imagens é fornecer um meio de comunicação de artigos e trabalhos que tenham um intuito completamente educativo, descritivo de métodos, patologias, variantes anatômicas e de transmissão de experiências na realização de práticas radiológicas de diagnóstico e / ou intervencionismo guiado por imagens.

A Visão da Revista Imagens é proporumespaço de educação médica continuada, com a participação ativa dos jovens em formação em Diagnóstico por Imagens, para sua inclusão no desenvolvimento das táticas e estratégias educativas de hoje e do futuro.

Dr. Alberto Marangoni – Dr. Jorge Ahualli
Editores Responsáveis
Revistas Imagens e Nexos
FAARDIT
Editores Associados: Dra. Stella Maris Batallés, Dra. Virginia Fattal Jaef y Dr. Luis Fajre.


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História.

Benjamín FELSON

Radiologista americano (1913-1988), é considerado como um dos melhores radiologistas de todos os tempos, descreveu o sinal da silhueta, é o autor do famoso livro de instrução programada "Radiologia Torácica", que pode ser considerado como o livrodidático utilizado pela maioria dos residentes maioriana sua aprendizagem inicial desta área da especialidade.

Nascido em Newport, Kentucky, a família se mudou para Cincinnati, onde ele foi à escola pública, matriculou-se mais tarde na Faculdade de Medicina, formando-se em 1935. Ele fez sua residência em radiologia no Cincinnati General Hospital. Em 1942 ingressou no Corpo Médico do Exército, servindo durante dois anos como chefe de radiologia no 28º Hospital General na Europa. Formado com o cargo de majorem 1945, ele aceitou uma função como radiologista na Universidade de Cincinnati, em 1948 já era professor associado, sendo promovido à categoria de professor e diretor do Departamento de Radiologiaem 1951. De 1973 até sua morte permanece uativo como professor emérito de radiologia.

Foi autor de mais de 150 artigos e sete livros, a maioria, emboranão exclusivamente, emrelação à patologia torácica, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento de uma classificação internacional de várias pneumoconioses e outras patologias ocupacionais do tórax. Foi diretor de Seminários de Roentgenologia, publicação de grande renome e prestígio, fundada por ele em 1966. Palestrante divertido, com carisma e grande capacidade para ensinar foi convidado pelas universidades e sociedades científicas mais prestigiadas do mundo. Suas sessões de leitura de casos são descritas como magistrais, de alto impacto docente com conceitos inovadores, bemacima do nível do tempo (sinal de silhueta, sinal Mughal, sinal extrapleural...).

Recebeu as mais altas honras por parte das principais sociedades radiológicas, entre outras: a medalha de ouro da Radiological Society of North America e membro honorário do Royal College of Radiologist na Grã-Bretanha. Considerado em sua época como uma lenda viva em radiologia, em 1987, a Universidade de Cincinnati criou a Cadeira de Radiologia Benjamin Felson, pela primeira vez nos Estados Unidos foi conferida tal honra para alguém ainda vivo.


Dr. Luis Ros
Co-Editor do NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012