¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


"XXVI Congresso CIR 2012 El Salvador"

De 18 a 20 de outubro de 2012 El Salvador será a capital da Radiologia Intercontinental como maior atraente um denso e profundo programa científico que incluirá Temas de Pediatria, Neuroradiologia, Mamas, Abdome e Pelve, Tórax Músculo Esquelético com intervencionismo para o qual foram selecionados os melhores professores dos diferentes países membros do CIR e das associações filiadas.

Convidamos vocês a participar não só no atendimento, mas também com trabalhos livres e pôsteres eletrônicos mostrando a atividade da radiologia Iberoamericana.

A comissão organizadora fez todos os esforços para garantir o sucesso de um evento de presença maciça, que é apoiado por linhas aéreas oficiais, inscrição com hospedagem"All Inclusive", que vão tornar sua estada numa experiência maravilhosa, já que El Salvador oferecerá sua geografia e a recepção calorosa do seu povo para torná-lo ainda mais atraente.

O website: www.cir2012elsalvador.com está disponível para informações. Agendemos e façamos a inscrição para estar presente em um evento CIR-CIR.

El Salvador, outubro de 2012 aguarda nossa presença, mas devemos enfatizar a atividade da Dra. JosethySolorzano , Dra. Gloria Soto , Dr. Héctor Moreira , Dr. Franklin Mónico, Dra. Marta Sosa de Cálix, Dr. Sergio Mejicano, Dra. Eysa Carrasco, Dr. Alfonso Cerrato , Dra. Maritza Salazar e Dr. Héctor Tapia, que em conjunto com o CIR, RSNA, SERAM, garante o sucesso do nosso próximo evento CIR El Salvador 2012.


Dr. Oswaldo Ramos N.
Presidente do CIR.


CIR EL SALVADOR 2012.

Concede 10 bolsas de cortesía para países membros do CIR

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Bolsas de estudo para o ECR 2013.

A Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), emparceria com o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR), têm o prazer de anunciar a todos os Radiologistas jovens (idade máxima: 35 anos) dos países membros do CIR, que está em vigor novamente para 2013 a oportunidade de acessar Bolsas para participar do Congresso Europeu de Radiologia (ECR 2013) com os seguintes benefícios:
Inscrição gratuita no ECR 2013.
Hospedagemem Viena, durante o Congresso.
Transporte Público gratuito dentro da Cidade durante o Congresso.

Para qualificar para as bolsas de estudo deverão atender aosseguintes requisitos:
- Ser Médicos Radiologistas em formação, de até 35 anos.
- Ser associados à ESR (tipo: “Member in Traininig”) para 2013
- Ser o autor de um abstract que deve ser enviado online ao ECR 2013.
- Ser membro da Sociedade / Associação de Radiologiamembro do CIR
- Idioma inglês.

Mais detalhes ver: http://www.myesr.org/cms/website.php?id=/en/ecr_2013/rising_stars/inv.htm.

Em caso de ser selecionadodeverá indicar os dados do seucartão de crédito - só para garantir a assistência e utilização da Bolsa. Apenas no caso de ausência, o montante de € 300 será cobrado emsuaconta.

Nota:
Não podem aplicar através deste programa os parceiros na Espanha e Portugal.

Enviar as seguintes informações antes de 10 de setembro de 2013:
- CV abreviado.
- Nota-registro de membro da ESR.
- Nota de aval de membro da suasociedade nacional membro do CIR.
- Cópia da aceitação do Abstract, se aplicável.
- Dados completos de planilha Excel anexada.

A lista dos escolhidos será confirmada aproximadamente no início de janeiro de 2013, conforme à seleçãofeita pela ESR das solicitações enviadas pelo CIR que tenham entrado em data e cumpram os requisitos.

Enviar a solicitação por e-mail com a documentação solicitada em pdf: cir.admin@servimed.com.mx


Dr Carlos Tarzian
Comissão de Bolsas de Estudo


Criação da Sociedade de Radiologia Abdominal.


Dr. Stuart Silverman,
Presidente da SAR.

Dr. Jorge Soto nos relata que foirecentemente criada, durante o mês de março de 2012, em Scottsdale, Arizona, a Sociedade de Radiologia Abdominal (SAR), através da fusão da Sociedade de Radiologistas Gastrointestinais e a Sociedade de Uroradiologia. O seu presidente para o período 2012-2013 é o Dr. Stuart Silverman, que com o resto da Junta Diretiva, composta por Alec J. Megibow (PresdienteEleito), Deborah A. Baumgarten, JudyYee, William W. Mayo-Smith, MD, Ronald J. Zagoria e C. Daniel Johnson estãointeressadosem torná-la conhecida entre os radiologistas latino-americanos e da Península Ibérica e, assim, informam que será organizado o Curso Anual de Radiologia Abdominal, que terá lugar entre 24 de fevereiro e 1 março de 2013, no Grand Wailea Resort de Maui, Hawai.

O evento inclui todas as atividades que constituem a prática da radiologia abdominal contemporânea: métodos de diagnóstico e de intervençãocomênfasenasaplicações consideradas estado da arte; métodos novos e inovadores para o estudo da patologia abdominal e pélvica. Haverátambémsessões sobre problemas comuns e importantes emradiologia gastrointestinal e geniturinária. Alémdisso, haverá palestras plenáriasdidáticas, uma extensa variedade de workshopsinterativos, paineis de discussão e apresentação de trabalhos científicos orais e pôsteres.

Para mais informações, acesse o site da sociedade: www.abdominalradiology.org.


Sociedade de Radiologistas em Ultrassom.


Dra Ulrike M.
Hamper, MD.
Presidente da SRU

Recebemos a seguinte comunicação da Dra. Ulrike M. Hamper, onderelatou que a Sociedade de Radiologistas em Ultrassom (SRU) é a única organização profissional nos Estados Unidos, que é dedicada aoavanço da ciência, prática e ensino da especialidade de ultrassom para radiologistas para assegurar seu desenvolvimento profissional como ultrassonografistas e promover o mais alto nível de cuidado ao paciente.

A SRU tem uma participação ativa de cerca de 800 médicos certificados pelo Conselho em radiologia e compartilham os objetivos comuns de proteçãoao paciente e avanço da profissão.

O ultrassom está ressurgindo nos Estados Unidos pela crescente preocupação envolvendo o reembolso de despesas e a segurança do paciente emrelação à TC e RM. Como líder na educação pedimos ao CIR encorajar os seus colegas, cuja prática inclui ultrassom, considerem a adesão à SRU e participar da reunião anual, que terá lugar de 26 a 28 de outubro, no Hotel Renaissance Baltimore Harborplace, em Baltimore, Maryland. Este evento de doisdias e meio oferece até 15,75 créditos CME para os participantes e será precedido por outra conferência multinacional de consenso multidisciplinar, em sonografia pre coce do primeiro trimestre. A conferência terá foco no estabelecimento de critérios sonográficos para excluir a possibilidade de gravidez viável. A reunião incluirá uma sessão plenária em imagem por ultrassom do fígado, com uma apresentação de abertura pela Dra. Beryl Benacerraf. As sessões educacionais incluirão Sonografia músculo esquelética, com demonstrações práticas, imagem da mulher, obstetrícia e ginecologia, imagem vascular e pediátrica, bem como sessões de avaliação de massas e dor. Os membros da SRU pagarãoumataxa de inscrição reduzida para participar da reunião e o fato de ser membros também inclui uma assinatura a Ultrasound Quarterly em ambos os formatos; impressa e eletrônica.

Existem duas maneiras fáceis para se filiar à SRU.
Para preencher uma solicitação de adesão on-line ou baixar uma cópia impressa, por favor clique aqui.
Você também pode contatar o departamento de filiação em info@sru.org ou ao telefone 01(703) 858-9210 para qualquer dúvida ou para solicitar um pedido de adesão impresso.

Estamos dar as boas-vindasaos colegas filiados ao CIR como membros.


Livro de Meios de Contraste Radiológicos.

Medios de Contraste Radiológicos
Lo que un médico no puede dejar de conocer

Ricardo García Mónaco
Lisandro Paganini · Jorge Ocantos


XIV Intercâmbio de Experiências.

Com a presença dos Professores do CIR, Dra. Mirta Lanfranchi (Argentina) e Dr. Jorge Pérez (Venezuela) como palestrantes, foi realizada durante o mês de maio, o XIV encontro de Intercâmbio de Experiências de Residentes de Radiologia de Venezuela, organizado por la Sociedad Venezolana de Radiología y Diagnóstico por Imágenes (Soveradi), a Decanato de Medicina de la UCV e a Revista Negathoskopio.

O evento realizado no Auleta a Reitoriada Universidade Central da Venezuela contou com a participação de mais de 200 residentes de todos as pós-graduações de Radiologia do país, que tiveram a oportunidade de atualizars eus conhecimentos teóricos e práticos em patologia mamária.

 
Dra. Mirta Lanfranchi, Dr. Pedro Unshelm (CIR)
com o grupo de residentes de Radiologia.
 
Dr. Jorge Pérez (CIR), Dr. Gerardo Salazar (UCV),
e Dra. Mirta Lanfranchi (CIR).

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História.

George ZIEDSES DES PLANTES

Radiologista holandês (1902-1993), considerado, juntamente com A. Vallebona descobridor da tomografia convencional ou planigrafia.

Após o ensinomédio em Breda estudou engenharia elétrica no Instituto de Tecnologia de Delft, a cidade onde Roentgen tinha iniciado suacarreira. Posteriormente, estudou medicina na Universidade de Utrecht, formando-se em 1928, especializou-se emneurologia e psiquiatria. De 1940 a 1953 foidiretor da clínica neurológica do Hospital Municipal de Roterdão, sendo posteriormente nomeado Professor de Radiologia da Universidade de Amesterdão, posição que ocupou até 1972.

Possuidor de uma mentalidade brilhante e empreendedora experimentou com aparelhos de radiografia de sua própria invenção, que levou ao desenvolvimento do que elecham ou planigrafia, também conhecida como tomografia. Esta descoberta foi o tema de sua tese: "Planigrafia e subtração: métodos de diferenciação radiográficos", apresentadaem 1934.

Demonstro una teoria e naprática que um movimento multidimensional oferece os melhores resultados na radiografia de seção corporal, essa ideia de movimento do agente físico a respeito da área orgânica a ser representada, resultou um conceito muito útil, que marcou uma época no desenvolvimento de radiologia. A técnica de subtração, desenvolvida em 1934 não teve aceitação geral até o advento de uma monografia em 1960, que revelou sua utilidade e amplas aplicações na área de angiografia, modalidade pouco utilizada no momento da sua descrição inicial.

Como uma extensão da tomografia desenvolveu um tipo de tomografia contínua, combinando quatro exposições de diferentes direções, usando espelhos parcialmente refletores. Foi neurocirurgião de renome, complementou sua formação com Schüller, em Viena. Desenvolveu um dispositivo de estereotaxia para perfurar a lâmina terminalis em casos de hidrocefalia, evitando a colocação de drenagem, especialmente em casos de tumores da fossa posterior. Fundador e Presidente da Sociedade Europeia de Neurorradiologia, autor de mais de cem trabalhos científicos, membro honorário da maioria das sociedades radiológicas da Europa e da América, foi agraciado com inúmeros prêmios: Medalha Antoine Béclère, Medalha de Ouro do XVI Congresso Internacional de Radiologia. A medalha concedida pela Universidade de Würzburg pelas realizações de destaque no campo da neurorradiologia leva seunome. Mas, o fato mais destacado de sua brilhante carreira, que foium fundamento no desenvolvimento da radiologia, resultado de sua sagacidade original foi a descrição da planigrafia.


Dr. Luis Ros
Co-Editor do NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012