¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


A chama do CIR é acessa.

Total sucesso para o 27 Congresso da Sociedade Internacional de Radiologia (ISR 2012) realizado de 3 a 6 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, Brasil, em conjunto com as 42 Jornadas Paulistas de Radiologia (JPR). Mais de 5000 participantes de cerca de 100 países assistiram ao evento. Foi notável a excelência acadêmica e participação global de sociedades importantes, tais como a Sociedade de Radiologia da América do Norte (RSNA), aSociedade Europeia de Radiologia (ESR), a Federação Mundial de Sociedades de Ultrassonografia em Medicina e Biologia (WFUMB), a Sociedade Latino-americana de Sociedades de Ultrassom (FLAUS), a Sociedade Asiática e da Oceânia de Radiologia (AOSR) e o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR).

No marco do Congresso foram estabelecidos laços importantes de cooperação recíproca que incluem o acordo do CIR com a Sociedade Europeia de Radiologia (ESR), que patrocinará, sob uma aliança estratégica, toda a plataforma da Radiologia Virtual para o próximo ano. É por isso que convidamos todas as sociedades integrantes do CIR para se registrar, sem qualquer custo, como membros filiados com à ESR e obter os benefícios de educação eletrônica, bolsas de estudo e assistência aos congressos anuais em Viena. Reafirmamos assim, nosso foco no fortalecimento de parcerias com importantes sociedades internacionais.

Também realizou-se uma jornada CIR com a participação dos Drs. Oswaldo Ramos e Gloria Soto, que falaram sobre a Educação Radiológica na América Latina, a Educação em Radiologia Virtual e nas Escolas de Radiologia do CIR.

Para o que resta do ano continuarão as atividades acadêmicas, portanto, caros amigos, não esqueçam de programar seu calendário de eventos com o Congresso CIR El Salvador de 18 a 20 de outubro, a RSNA em espanhol em 24 de novembro e fiquem atentos às jornadas virtuais correspondentes para este ano.

Finalmente queremos parabenizar os Drs.Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco pela exibição do décimo livro da série AVANÇOS. É um trabalho difícil que ambos realizaram em prol da Radiologia Iberoamericana.

O tema do novo texto é a COLUNA e os editoresconvidados são Enrique Palacios e Bernardo Boleaga.

A atividade constante do CIR continua, a chama está acessa!


Dres. G. Cerri, (JPR), J. Borgstede (ISR),
H. Ringertz (ISR), J. Thrall (RSNA), N. Gourtsoyiannis (ISR), R. Mendonca (JPR), O. Ramos (CIR),
C. Bartolozzi (ISR) e J. Labuschange (ISR).
Dr. G. Bisset (RSNA), Dr. P. Daltro (SLARP),
Dr. P. Unshelm (CIR), Dr. J. Rabat (AVUM),
Dra. G. Soto e Dr. O. Ramos (CIR).
   

Dr.C.Tarzian (CIR), Dr.R. Baaklini (JPR),
Dr. O. Ramos e Dr. P. Unshelm (CIR).

Dr. R. Bataglia (FLAUS), Dr. O. Ramos (CIR),
Dra. E. Chaves (AVUM), Dr. G. Cerri (JPR),
Dr. P. Unshelm (CIR) eDr.L.Fernandez (WFUMB).


Dr. Oswaldo Ramos N.
Presidente do CIR


CIR EL SALVADOR 2012.

Concede 10 bolsas de cortesía para países membros do CIR

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


RADIOLOGIA VIRTUAL 2013: ACORDO CIR@ESR.

A crise econômica mundial tem dificultado muito o financiamento das atividades educativas do CIR. Portanto, nos dias que antecederam o Congresso Europeu de Radiologia, em Viena de 2012, com o consentimento do resto da Junta Diretiva,apresentei à Sociedade Europeia de Radiologia (ESR) uma oferta de colaboração entre ambas as sociedades (CIR-ESR), que , através dos bons auspícios do Dr. Lluis Donoso, membro do Comitê Executivo da ESR, foi bem recebido pela ESR durante o Congresso de Viena. Ficaram alguns detalhes a serem concretizadas, que foram finalmente acordados em uma reunião das lideranças executivas, por ocasião do Congresso Internacional de Radiologia (ICR), realizado de 3 a 6 de maio de 2012 em São Paulo.

O acordo prevê a filiação de todos os países membros do CIR à ESR, incluindo Instituições Associadas. Além disso, todos os membros individuais, como Membros Corresponsáveis, terão direito a acessar, sem ônus, a conteúdo educativo e outros serviços prestados pela plataforma da ESR.

A ESR assumirá, a partir do ERC de Viena 2013, as despesas das atividades virtuais do CIR, inicialmente por um ano.

O acordo é prorrogável, enquanto se aguarda avaliação por ambas as sociedades.

Congratulamo-nos por este compromisso que estreita os laços entre as duas sociedades e potencia o progresso da Radiologia em ambos os lados do Atlântico.


Juntas diretivas do CIR e ESR durante a assinatura do acordo em São Paulo.


Fermín Saez
Radiología Pediátrica
Hospital Universitario Cruces, Bizkaia. Espanha
Tesoureiro do CIR


O décimo livro da Série Avanços do CIR é publicado.

Resenha

Dr. Miguel Stoopen

Foi no mês de setembro de 2006, quando nos encontramos circunstancialmente no Congresso Argentino de Radiologia: Miguel Stoopen, o então presidente sainte do Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) e Ricardo García Mónaco, que estava prestes a começar o seu mandato dois meses depois. A casualidade quis que esse encontro casual fosse à frente do "stand" da empresa editora Journal e que o Sr. Aníbal Ilguinsonis, diretor dela, saísse para cumprimentar.

Dr. Ricardo
García Mónaco

Aníbal, como agora chamamos esse caro colega de trabalho, propôs a ideia de publicar uma série de livros sob a égide do CIR. O projeto era muito claro: deviam ser tratados, de maneira monográfica, temas relacionados com o avanços, ser escritos por professores líderes de opinião no campo dos países ibero-americanos, ter menos de trezentas páginas de modo que pudessem ter um preço acessível em nossa área e ter a intenção de atualizar os leitores na sua própria língua.

Nossa aceitação foi imediata e categórica, deixando-nos apenas o temor de chamá-la "série" pelo risco latente de sofrer morte súbita após o lançamento do primeiro livro. Mas, na verdade, tudo estava a favor do projeto. A literatura de língua espanhola teve e tem uma exigência clara no nosso meio, nos nossos países temos brilhantes especialistas em imagem, professores conhecidos e respeitados internacionalmente mediante o CIR ereconhecidos como líderes em nossa especialidade, sendo este um campo em que há avanços contínuos que merecem ser motivo de ensino e discutidos na literatura.

Ao apresentaro projeto na Assembleia de Chicago teve o apoio unânime do órgão do Colégio. Com isso, começamos a preparação dos trabalhos, cujas bases técnicas, editoriais e econômicas foram definidasno ano seguinte, para entrar em produção o primeiro livro sobre o tema do Fígado, lançado no final de 2008.

Neste mês de junho, veio recentemente à luz a décima edição do trabalho sobre o tema da "Coluna", dirigido pelos médicos: Enrique Palacios e Bernardo Boleaga, que afirma que a "série" tem sido não só uma realidade, mas também um projeto de sucesso que nos leva a relatar alguns fatos e dados conhecidos:

Em primeiro lugar, salientar que este trabalho contou com a participação de um grande número de colegas ilustres da nossa corporação, certamente o maior já alcançado na história do CIR para um propósito semelhante:

Destaca o trabalho daqueles que têm trabalhado duro como Editores Convidados que foram responsáveis pela criação do conteúdo e propor aos autores dos capítulos, bem como trabalhar com eles para rever, corrigir e ajustar os manuscritos juntamente com a empresa editora, delicado trabalho que exige muitas horas de seu tempo.

Nesta primeira série de livros contamos com treze colegas da América e da Espanha para realizar esta função: Os doutores Miguel Stoopen (México), José LuisCriales Cortés (México), Rodrigo Restrepo (Colômbia) e Carlos R. Giménez (USA), Gloria Soto (Chile), VéroniqueBarois (México) e AntonioTalegón (Espanha), Enrique PalaciosMayorga (USA) em três livros diferentes, RománRostagno e Mariana Castro Barba (Argentina), Pablo R. Ros (USA) e LuisRos (Espanha) e Bernardo Boleaga (México).

Também fazemos constar nosso reconhecimento para os 251 autores e co-autores, quem precisa e desinteressadamente, colaboraram doando sem reserva seu tempo e conhecimento para escrever 131 capítulos de valor reconhecido para a educação dos jovens e menos jovens, interessados nos avanços no campo da imagem moderna.

E, finalmente, deixar claro que o entusiasmo não se desvanece e agora estão no processo de publicação dois novos livros: um sobre o assunto: Oncologia (Dr. Ricardo Garcia Mónaco) e outro sobre: O Tubo Digestivo (Pablo R RosRos e Luis Mendoza).

Para todos aqueles que participaram, damosnosso profundo e permanente apreço, que não pode ser completo sem estendê-lo a toda a equipe editorial da casa argentina Journal , em particular ao diretor, Sr. Aníbal Ilguinsonis, que concebeu, financiou e editou com alta qualidade estes dez primeiros volumes, e ao próprio Colégio Interamericano de Radiologia pelo apoio a este trabalho através do Comitê de Publicações, com o desejo comum de que resultem úteis para melhorar o manejo dos nossos pacientes.


Dr. Miguel Stoopen
Dr. Ricardo García Mónaco
Editores da Série Avanços em Diagnóstico por Imagem
Comitê de Publicações do CIR


Livro de Meios de Contraste Radiológicos.

Medios de Contraste Radiológicos
Lo que un médico no puede dejar de conocer

Ricardo García Mónaco
Lisandro Paganini · Jorge Ocantos


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História...

Reynaldo dos SANTOS

Médico e historiador da arte portuguesa (Oeiras 1880 - Lisboa 1970) é considerado um dos pioneiros da radiologia vascular, ao fazer as primeiras aortografias pela via translombar.

Filho do médico Clemente José dos Santos, ingressou na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1898, formando-se em 1903. Completou sua formação cirúrgica em Paris (1904-1905), e depois se mudou para os Estados Unidos. Em 1906 apresentou sua tese de doutorado sobre o tratamento cirúrgico da pancreatite, "Aspectos cirúrgicos da pancreatite crônica", incorporado como professor da Faculdade de Medicina de Lisboa no ano seguinte, com ênfase especial na urologia. Um pouco decepcionado deixou a faculdade, desenvolvendo sua atividade como Diretor dos Hospitais Municipais.

Durante a Primeira Guerra Mundial prestou serviços como cirurgião nos hospitais britânicos no norte da França, e recebeu licença com hierarquia de major. Em 1930 ingressou no recém-criado Departamento de Urologia da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Ele foi o primeiro em obter imagens da aorta abdominal e seus ramos viscerais e periféricas mediantepunção direta por via translombar e, embora inicialmente foi controvertido: "Imagens muito bonitas, mas de pouca utilidade prática" foi o pioneiro do que posteriormente tornou-se uma especialidade radiológica com um corpo de doutrina definido e consistente.

Emborasua principal atividade fosse a medicina, Reynaldo dos Santos foi um renomado estudioso da história da arte portuguesa. Após a guerra, instalou-se na Toscana, escreveu um livro sobre o pintor renascentista portuguêsÁlvaro Pires de Évora (1922), a partir dessa data são múltiplas suas publicações sobre a arte portuguesa, com destaque para um livro impresso por ele e sua esposa, Irene Quilhó em 1954, sobre ourivesaria portuguesa nos séculos XVI e XVII e a História da arte Portuguesa, publicado em 1960. Ele foi um dos dez fundadores da Academia Nacional de Belas Artes em Portugal em 1932, chegou a ser presidente dela e criou o Inventário Artístico de Portugal.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012