¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


"A Primeira Impressão".

Sabemos como influi uma primeira impressão e como ela vai influenciar nos contatos posteriores. É nesses momentos quando convencemos o público de nosso conteúdo e nosso nível, proporcionando a possibilidade de uma segunda oportunidade para consolidar os laços e manter o impacto que estabelecemos como meta. Agora temos novamente a responsabilidade de uma nova sessão em espanhol na próxima edição da RSNA, na cidade de Chicago, no sábado 24 de novembro, no horário compreendido entre13:00 a 17:00 h.

Mais uma vez nos reunimos e ,nesta oportunidade, selecionamos o tema "Radiologia de Urgências", que inclui eventos muito frequentes nos nossos países e permite com os avanços na nossa especialidade proporcionar uma avaliação rápida e eficaz na busca da melhoria dos pacientes e suporte auxiliar para os médicos.

A Venezuela, México, Colômbia, Espanha, Porto Rico, Argentina, Brasil e Chile são os países convidados com os professores mais destacados: Dr. Diego Nuñez, Dr. Felipe Munera, Dra. Dulce Gomez Santos, Dra. Jeannette Perez-Rosello, Dr. Sergio Moguillanski, Dr. Giuseppe D´Ippolito, Dr. Eric Kimura e Dra. Gloria Soto. Os Dres. Miguel Stoopen e Dr. Pablo Ros como Moderadores e Dra. Gloria Soto e Dr. Oswaldo Ramos como Coordenadores da sessão.

Levaremos nossa cálida contribuição acadêmica para aquecer o frio de Chicago, onde também teremos a oportunidade de trocar experiências, sendo por isso necessário agendar e coordenar sua assistência. A tradução simultânea para o inglês será mais uma novidade. Esperamos superar a última participação, a fim de consolidar a presença da radiologia na América Latina nos principais eventos mundiais de Diagnóstico por Imagem.

Outra conquista CIR. O CIR que todos nós queremos.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


CIR EL SALVADOR 2012.

Concede 20 bolsas de cortesía para países membros do CIR

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


Nono Livro da Série Avanços.

Cabeça e Pescoço
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens- CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editor Convidado Dr. Enrique Palacios

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Livro de Meios de Contraste Radiológicos.

Medios de Contraste Radiológicos
Lo que un médico no puede dejar de conocer

Ricardo García Mónaco
Lisandro Paganini · Jorge Ocantos


CONVITE PARA ESCREVER NO ULTRASOUND QUARTERLY.

O Ultrasound Quarterly o órgão oficial da Society of Radiologists in Ultrasound (SRU) e fornece a cobertura das técnicas mais inovadoras e sofisticadas, bem como uma análise aprofundada de importantes desenvolvimentos neste campo dinâmico. A revista publica pesquisas originais e revisões de uma ampla variedade de tópicos, incluindo Ultrassonografia transvaginal, a detecção de anomalias fetais, imagem de fluxo Doppler cor, Ultrassonografia pediátrica, Sonografia mamária e outros.

Convidamos a comunidade de radiologia na América Latina e Espanha para enviar manuscritos para:

    Editor-in-Chief
    Philip W. Ralls, MD
    LA County + USC Medical Center
    1200 N. State Street
    Room 3550
    Los Angeles, CA 90033
    Phone: 323-409-4396
    Fax: 323-226-7325
    ralls@usc.edu
NOTA: Esta informação é publicada em NOTiCIR pela cortesia e os bons ofícios do nosso amigo Dr. Francisco Quiroz.


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História.

Gustav BUCKY e Hollis POTTER

Descobridores do diafragma ou grade Potter-Bucky, usado para reduzir a radiação espalhada dos aparelhos de raios X, uma descoberta que permitiu, a partir de 1913, melhorar a qualidade das imagens radiográficas.

Ernst Pasche, em 1903, trabalhando na Alemanha, foi o primeiro a descrever os efeitos radiográficos da radiação espalhada, que justificavam a perda de definição e contraste da imagem radiográfica, projetando um diafragma móvel, que melhorou a resolução de pequenos segmentos do corpo, mas não para áreas maiores, como o abdome ou pélvis. Pasche não progrediu mais nesta observação inicial.

Gustav Bucky (Leipzig 1880-New York 1963), um importante radiologista e cientista, estudou medicina na Universidade de Leipzig entre 1902 e 1906, trabalhando depois no Hospital Rudolf Virchow, em Berlim. Ele emigrou em 1923 para os Estados Unidos, recebendo a cidadania americana em 1929.

Famoso pela descrição da tela que leva seu nome, constituída por uma grelha de chumbo como "favo de mel" que ao se deslocar em movimento reduz a radiação de dispersa, melhorando a nitidez da imagem radiológica. Ele começou sua experiência em 1908, apresentando os resultados no Congresso de Berlim em 1913, embora sem grande sucesso. Em 1915, patenteou sua descoberta nos EUA, onde foi implementado na prática por Hollis Potter.

Gustav Bucky proporcionou outras notáveis contribuições para a tecnologia dos raios-X, tais como a mesa Bucky (uma mesa de raios ajustável), bem como no campo da dosimetria e protecção contra as radiações.

Hollis Potter, nascido em Wisconsin em 1880, estudou medicina na Universidade de Chicago, Rush Medical College, formando-se em 1908. Sua carreira profissional como radiologista foi realizada em Chicago. Ele foi nomeado presidente da American Roentgen Ray Society em 1923, tendo recebido por suas pesquisas a medalha de ouro da Radiological Society of North America, da American Roentgen Ray Society e do American College of Radiology.

Em 1916, descreveu no American Journal of Roentgenologyseusexperimentosdiafragmando o feixe de raios X, mediante uma grade formada por placas paralelas de chumbo, entre as quais foram inseridas tiras de madeira, indetectáveis em movimento. Em 1920, ele descreveu a necessidade de expandir a grade para cobrir completamente a placa radiográfica. Nesta época já tinha começado a produção comercial da grade.

Conforme os autores norte-americanos devemos a Bucky o mérito de reconhecer a ação da radiação espalhada como a responsável pela perda de definição da imagem radiológica, Bucky levantou a problema, e Potter forneceu a solução para ele.


Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012