¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


CIR@GLOBAL.

A identidade comum entre os membros de uma sociedade global é reforçada porque eles compartilham valores e formas de atividades conjuntas que compõem uma unidade de consciência que permite estabelecer vínculos mais sólidos, além de conformar um corpo concreto organizado dentro de um ambiente geográfico que influi positivamente na busca de um exercício cada dia com maior excelência e útil para os pacientes.

É necessário destacar a presença global do Colégio não só no seu ambiente geográfico, mas muito além. Cabe mencionar a participação na Ásia, Europa e na América toda, trajetória que destaca o crescimento acadêmico da Radiologia Iberoamericana, onde enfatizamos o espanhol como língua predominante de nossa região.

Somos reconhecidos pelas principais organizações e estamos presentes promovendo nossa atividade constante em todos os países e todos os continentes. Mas tudo isso não seria possível sem o envolvimento de todos vocês. É por isso que convidamos vocês a se conectar com nossa instituição, a serem promotores de sua atividade, a ter uma atitude proativa com um sentido de pertença e papel de liderança de uma das especialidades médicas mais espetaculares e maravilhosas da medicina.

O ano 2012 apresenta-se ativo e é importante agendar eventos como o ICR Brasil para maio, conjuntamente com a JPR, o congresso do CIR no mês de outubro em El Salvador e a II Sessão CIR@RSNA em espanhol, em novembro, bem como a atividade proprias de cada país, anexas na seção Eventos do NOTiCIR.

Somos globais. Somos o CIR!
Participe!

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


Notas do E.C.R. 2012.

A primeira semana de março foi realizada com a participação maciça dos cinco continentes, o Congresso da ESR em Viena, Áustria (ECR 2012).

O Conselho Diretivo do CIR teve muita atividade durante todo o dia através do seu presidente Dr. Oswaldo Ramos, a Vice-Presidente Dra. Gloria Soto e Dr. FerminSáez, Tesoureiro.

Entre as atividades mais destacadas estão:
A participação na Assembleia anual da IRQN (InternationalRadiologyQuality Network), onde assuntos muito importantes foram discutidos, incluindo as novas diretrizes clínicas.

Foi acordado que os representantes do CIR, a ECR, a ACR e a RSNA unificassem critérios para ter uma única representação oficial perante órgãosuniversais como a OMS quanto a programas de proteção e educação radiológica.

Houve também uma reunião extraordinária da ECR com representantes iberoamericanos presentes no evento. (Argentina, Espanha, Chile, Venezuela, México e Brasil). Ao longo da reunião foram traçadas parcerias interinstitucionais estratégicas onde o eixo dominante foi a educação. O CIR promoveu ante as autoridades da ECR, o Congresso de El Salvador, em outubro, e foi solicitado que seu presidente esteja presente em nosso evento.

Dr. AndráPalkó, Presidente ECR,
Dr. Oswaldo Ramos, Presidente do CIR.
Dr. Erick Stern, Editor de GoRads, Colaborador do NOTiCIR,
Dr. Oswaldo Ramos, Presidente do CIR.
   
Delegações da Espanha, Venezuela e México. Dr. N. Maza, Dra. C. Ayuso, Dr. E. Fraile, Dr. G. Perdigon, Dr. O. Ramos e Dra. M. Díaz.
Dr. O. Ramos (CIR), Dra. M. Díaz, Dr. N. Maza (Venezuela), Dr. B. Drayer, Dr. G. Bisset, Dr. M. Watson, Dr. R. Baron (RSNA) e suas esposas.


CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


Nono Livro da Série Avanços

Cabeça e Pescoço
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens- CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editor Convidado Dr. Enrique Palacios

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

CONVITE PARA ESCREVER NO ULTRASOUND QUARTERLY.

O Ultrasound Quarterly o órgão oficial da Society of Radiologists in Ultrasound (SRU) e fornece a cobertura das técnicas mais inovadoras e sofisticadas, bem como uma análise aprofundada de importantes desenvolvimentos neste campo dinâmico. A revista publica pesquisas originais e revisões de uma ampla variedade de tópicos, incluindo Ultrassonografia transvaginal, a detecção de anomalias fetais, imagem de fluxo Doppler cor, Ultrassonografia pediátrica, Sonografia mamária e outros.

Convidamos a comunidade de radiologia na América Latina e Espanha para enviar manuscritos para:

    Editor-in-Chief
    Philip W. Ralls, MD
    LA County + USC Medical Center
    1200 N. State Street
    Room 3550
    Los Angeles, CA 90033
    Phone: 323-409-4396
    Fax: 323-226-7325
    ralls@usc.edu
NOTA: Esta informação é publicada em NOTiCIR pela cortesia e os bons ofícios do nosso amigo Dr. Francisco Quiroz.


Parceria do CIR com a S.E.R.M.E.

A Sociedade Espanhola de Radiologia Músculo Esquelética (SERME) é uma associação médico-científica, seção da S.E.R.A.M, que agrupa os médicos dedicados à radiologia osteomuscular.

Os seus objetivos orientam para o diagnóstico e tratamento relacionados com o aparelho locomotor através da imagem. Também organizam uma jornada anual e cooperam, junto com outras sociedades, em diversas atividades de formação multidisciplinar.

Sua Junta Diretiva é composta pelo Dr. José Martel (Presidente), Dr. Xavier Thomas (Vice-Presidente),Dra Eva Llopis (Secretária Geral); Dra. M. José Ereño (tesoureira) Membros: Dra. Silvis Martin, Dr. Mario Padrón, Dr.José Manuel Morales, Dr. Jose Narvaez, Dr. Lorenzo Muntaner e Dr. Francisco Amores.

Dra. Eva Llopis.

A través de su Secretaria General, la Dra. Eva Llopis de la Ciudad de Valencia, pone a ladisposiciónen forma gratuita para todos losmiembros acreditados del CIR la página web (www.serme.org).

Através dela podemos acessar gratuitamente:
- Programas de Ensino
- Conferências e livros on-line
- Acesso on-line ao curso anual
- Protocolos de estudo
- Diretrizes Clínicas
- Biblioteca de links radiológicos (Wiki-SERME)
- Redução de preços em 20% para os cursos da ESSR (pendente)

Convidamos toda a comunidade do Colégio Interamericano de Radiologia para visitar o site, se cadastrar e desfrutar de seus benefícios.


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História.

Salvador CALATAYUD COSTA

Médico radiologista, cientista e pesquisador espanhol (Pedreguer, Alicante 1880 - Madrid, 1931). Um pioneiro da radiologia na Europa, tanto para uso diagnóstico como terapêutico. Fundador em 1917 da Sociedade Espanhola de Radiologia e Eletrologia Médicas. Ele é considerado o introdutor da radioterapia e diatermia na Espanha.

Iniciou seus estudos de medicina na Faculdade de Valência em 1895, formando-se pela Universidade Complutense de Madrid em 1900, ampliando sua formação com residências na França, Alemanha e Áustria. Em 1904, em Paris, assiste aos ensaios de radioterapia realizados pelo Dr. Daulos no Hospital Saint Antoine, em colaboração com Pierre e Marie Curie.

Em 1905 se estabeleceu em Valência, sendo considerado como o introdutor da radioterapia em Espanha durante 1906. Sua tese de doutorado foi sobre A Roentgenoterapia dos fibromiomas uterinos. Nomeado em 1910Delegado do V Congresso Internacional de Eletrologia e Radiologia Médicas apresenta neleseu trabalho fundamental: Diatermia, que marca a introdução na Espanha deste método, e sua primeira aplicação pela primeira vez na terapêutica ginecológica, o que representou um avanço de impacto internacional.

Em 1915 após se mudar para Madrid, onde funda e dirige um instituto eletromédico. Graças ao seu dinamismo em 1917 fundou a Real Sociedade Espanhola de Radiologia e Eletrologia Médica onde, como secretário, leu o discurso de inauguração: A Necessidade de instituir na Espanha o ensino da Eletricidade Médica.

No I Congresso Nacional de Medicina, realizado em Madrid em 1919 apresentou o tema A Radioatividade na Terapêutica, sendo organizador das seções de Radiologia e Eletrologia. Foi o primeiro Catedrático de Radiologia e Eletrologia Médicas da Universidade Central (agora Universidade Complutense de Madrid), atingindo assim, em 1920, a modificação da rígida estrutura universitária.

Fundador da Revista Espanhola de Eletrologia e Radiologia,publicou mais de 30 trabalhos sobre a radioterapia e roentgenologia e mais de vinte sobre eletrologia, responsável pela tradução para o espanhol os trabalhos dos radioeletrólogos de mais renome da época. Em 1928, ministrou uma série de palestras nos principais centros científicos dos Estados Unidos, incluindo a Sociedade de Radiologia, a Universidade de Columbia, ou o Pan-American Hospital.

En 1928 dio una serie de conferencias en los principales centros científicos de Estados Unidos, entre ellos la Sociedad de Radiología, la Universidad de Columbia, o el Pan American Hospital.

Dotado de grande sensibilidade artística, foi um destacado guitarrista que teve a chance de tocar em Paris, ante a Rainha Isabel II.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012