¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


A união faz a força.

No CIR temos que potenciar a qualidade do exercício da docência e a união das sociedades e dos radiologistas membros do nosso Colégio. Promover atividades científicas com altos níveis de excelência acadêmica. Da mesma forma, a comunicação e o entendimento entre todas as sociedades, com a única finalidade de constituirmos a cada dia mais como uma das principais associações médicas de referência mundial de maior destaque.

Por isso apelamos ao trabalho conjunto, à participação de todas e cada uma das federações, associações e sociedades membros que têm vida ativa nos países filiados, entendendo que compartilhamos os mesmos objetivos e uma história que atesta a importância da união fraternal.

Solicitamos também um senso de cooperação e participação contínua, bem como uma visão compartilhada para o futuro. Portanto, devemos estar unidos para defrontar os desafios, levando em conta que hoje estamos em uma situação privilegiada para a radiologia intercontinental.

Queremos que vocês se envolvam ainda mais, participando em todas as atividades e assim chegarmos a uma troca ininterrupta de experiências de cada dos país.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


2012: Ano de Grandes Eventos.

Sem dúvida, o ano 2012 está se moldando para ser muito interessante para a Radiologia na América Latina. Além dos inúmeros e interessantes Congressos, Cursos e workshops programados pelas diferentes Federações, Sociedades e Associações que fazem parte do CIR em toda a Iberoamérica com um elevado nível científico, os quais, temos a certeza, serão bem sucedidos, com destaque particular para três eventos de grande importância.

O primeiro, em ordem cronológica, é o Congresso da Sociedade Internacional de Radiologia ICR 2012, que retorna ao nosso continente depois de alguns anos e reunirá os principais especialistas da Radiologia Mundial. Ele será feito em conjunto com o Congresso da Sociedade Paulista de Radiologia, de 2 a 4 de maio, na cidade de São Paulo (Brasil).

Em segundo lugar, temos o nosso grande evento do Colégio Interamericano de Radiologia CIR 2012 que será realizado pela primeira vez na América Central. A Associação Salvadorenha de Radiologia em conjunto com as outras Associações da América Central, apoiadas pelo CIR serão as responsáveis por este Congresso, que será de grande atração científica e turística para todos os Radiologistas da América Latina. O encontro será de 18 a 20 de outubro, no Hotel Royal Decameron da praia Salinitas a praia de El Salvador.

Por último, devemos salientar a realização da II Sessão do CIR@RSNA que será realizado no dia sábado 24 de novembro no McCormick Place da Cidade de Chicago e cuja agenda está prestes a ser publicada. O comitê científico está trabalhando intensamente e será feito quanto possível para fazer que a sessão deste ano tenha mais sucesso do que a sessão de 2011.

Todas as informações sobre estes congressos está disponível em nossa seção Mural de Reuniões Médicas do NOTiCIR. Aguardamos Vocês!.


Dr. Pedro Unshelm
Editor do NOTiCIR


II SESSÃO CIR RSNA.

No marco do XLVI Curso Anual de Radiologia e Imagem da Sociedade Mexicana de Radiologia realizado durante a primeira semana de fevereiro na Cidade do México, realizou-se o primeiro workshop para a implementação da II Sessão CIR@RSNA onde, em um ambiente de grande cordialidade, ambas as Juntas Diretivas definiram as estratégias a seguir para fazer deste evento um grande sucesso tanto quanto em 2011.

Pelo CIR participaram o Dr. Oswaldo Ramos (presidente), o Dr Jorge Bisteni e a Dra Begoña Bisteni (Diretores Administrativos), Dr Miguel Stoppen (Presidente do Comitê Científico). Pela RSNA assistiram seu Presidente Dr George Bisset e seu Diretor Executivo Mark Watson. Em pouco tempo teremos a agenda do programa, que será lançado através dos diversos meios de comunicação do CIR.

Reunião de trabalho CIR@RSNA.

CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


Nono Livro da Série Avanços

Cabeça e Pescoço
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens- CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editor Convidado Dr. Enrique Palacios

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

CONVITE PARA ESCREVER NO ULTRASOUND QUARTERLY.

O Ultrasound Quarterly o órgão oficial da Society of Radiologists in Ultrasound (SRU) e fornece a cobertura das técnicas mais inovadoras e sofisticadas, bem como uma análise aprofundada de importantes desenvolvimentos neste campo dinâmico. A revista publica pesquisas originais e revisões de uma ampla variedade de tópicos, incluindo Ultrassonografia transvaginal, a detecção de anomalias fetais, imagem de fluxo Doppler cor, Ultrassonografia pediátrica, Sonografia mamária e outros.

Convidamos a comunidade de radiologia na América Latina e Espanha para enviar manuscritos para:

    Editor-in-Chief
    Philip W. Ralls, MD
    LA County + USC Medical Center
    1200 N. State Street
    Room 3550
    Los Angeles, CA 90033
    Phone: 323-409-4396
    Fax: 323-226-7325
    ralls@usc.edu
NOTA: Esta informação é publicada em NOTiCIR pela cortesia e os bons ofícios do nosso amigo Dr. Francisco Quiroz.


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História

Guido HOLZKNECHT

Radiologista austríaco (Viena, 1873-1931), pode ser considerado um dos pioneiros da especialidade e também como um dos primeiros mártires da radiologia. Filho de um industrial, cuja família era oriunda do Tirol, estudou em Estrasburgo, Könisberg e Viena.

Inicialmente focado na psiquiatria, a descoberta de Roentgen lhe faz ver as opções desta nova disciplina. Nomeado em 1905 diretor do laboratório de raios-X do Hospital Geral de Viena, dentre outras atividades, dedica-se a avaliar a utilidade das projeções oblíquas no estudo da aorta e do esôfago, publicando uma monografia de 229 páginas com 50 figuras sobre o diagnóstico radiológico de doenças do tórax. Posteriormente estabeleceu um Departamento Central de Radiologia no hospital, que ficou conhecido como "Instituto Guido Holzknecht". Junto ao radiologista Robert Kiemböck (1871-1953) foi co-fundador em 1903 da Sociedade de Radiologia de Viena, tentando que a radiologia fosse reconhecida como uma nova ciência e especialide médica, não apenas como o uso de um instrumento engenhoso.

Ele foi um pioneiro no campo da radiologia, entre suas contribuições cabe destacar um dosímetro inventado por ele, chamado de "cromorradiômetro" apresentado no Congresso Internacional de Eletrologia Médica em Berna, em 1902; o espaço retrocardíaco entre a borda posterior do coração e coluna vertebral, conhecido classicamente como espaço Holzknecht. Ele é creditado com o primeiro diagnóstico de câncer de estômago por meios radiológicos. Muitos dos neologismos ainda em uso no campo da radiologia digestiva (bulbo duodenal, haustrações...) têm sua origem no trabalho inicial de Holzknecht.

Guido Holzknecht, como muitos dos pioneiros dos anos do início da radiologia morreu por consequência das lesões causadas pela radiação. Curiosamente é de notar que uma estátua de Holzknecht no parque Arne Carlsson de Viena, danificada durante a guerra, foi restaurada de forma incorreta, pois ela mostrava todos os seus dedos intatos; a família encomendou ao autor que mostrasse os dedos que faltavam, amputados por causa da radiodermite.


Dr. Luis Ros
Co-editor NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012