¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Nova era..

Gostaria de considerar que estamos no início de uma nova era do Colégio Interamericano de Radiologia, com base na participação de todos os países membros, os quais foram reorganizando suas sociedades, bem como o impacto do desenvolvimento tecnológico da nossa especialidade em benefício e na procura do bem-estar de nossos pacientes, sendo ela considerada como uma das especialidades que tem o maior papel de liderança hoje, não apenas esta participação como um incentivo, mas também com a participação das gerações de relevo das diferentes pós-graduações da região, que são integradas de uma forma física e virtual às atividades do CIR.

Se acrescentarmos o reconhecimento da nossa instituição pelas principais sociedades internacionais, assim como todas aquelas organizações mundiais relacionadas com a radiação ionizante, o diagnóstico médico por imagens, de proteção e segurança radiológica, que juntamente com a plataforma tecnológica de educação eletrônica fazem atualmente do Colégio Interamericano de Radiologia uma das principais associações de radiologia e diagnóstico por imagem no mundo, com uma história de mais de meio século, orientada com uma perspectica e cenário totalmente diferente, como foi nos seus inícios. Isso definitivamente do Colégio um atrativo, com um sentido de pertença de todas as associações dos países membros, que fazem da nossa especialidade nosso campo de trabalho, orientado para os mais altos padrões acadêmicos e de ética.

Definitivamente fazemos caminho ao andar, com uma visão e um contexto para o futuro, de modo que devemos estar orgulhosos da nossa instituição e temos que nos dar por convocados em cada uma das atividades que sejam promovidas por ela.

Queremos estender o convite para participar ainda mais e de forma dinâmica através d e todas as vias de comunicação que temos para isso e destacar de uma forma importante o trabalho realizado pelas diferentes juntas diretivas das Sociedades, Associações e Federações que nos conformam como Colégio ; realmente é com base nelas a nossa constante mudança e inovação que correspondem à tecnologia que nos tem caracterizado desde o início da nossa especialidade.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


Nono Livro da Série Avanços

Cabeça e Pescoço
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens- CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editor Convidado Dr. Enrique Palacios

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

CONVITE PARA ESCREVER NO ULTRASOUND QUARTERLY.

O Ultrasound Quarterly o órgão oficial da Society of Radiologists in Ultrasound (SRU) e fornece a cobertura das técnicas mais inovadoras e sofisticadas, bem como uma análise aprofundada de importantes desenvolvimentos neste campo dinâmico. A revista publica pesquisas originais e revisões de uma ampla variedade de tópicos, incluindo Ultrassonografia transvaginal, a detecção de anomalias fetais, imagem de fluxo Doppler cor, Ultrassonografia pediátrica, Sonografia mamária e outros.

Convidamos a comunidade de radiologia na América Latina e Espanha para enviar manuscritos para:

    Editor-in-Chief
    Philip W. Ralls, MD
    LA County + USC Medical Center
    1200 N. State Street
    Room 3550
    Los Angeles, CA 90033
    Phone: 323-409-4396
    Fax: 323-226-7325
    ralls@usc.edu
NOTA: Esta informação é publicada em NOTiCIR pela cortesia e os bons ofícios do nosso amigo Dr. Francisco Quiroz.


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História

William David COOLIDGE

Engenheiro e físco norte-americano e físico (Hudson, 1873 - Schenectady, 1975) conhecido pela fabricação do tubo de raios X que hoje leva seu nome, e que em 1913 representou uma revolução no campo da radiologia e da medicina.

Estudou no Instituto Tecnológico Massachusetts de Cambridge e na Universidade de Leipzig. Foi professor do mencionado Instituto e em 1905 ganhou um lugar no laboratório da empresa General Electric, função na qual lhe foi assegurado que poderia dedicar o tempo que considerar oportuno para pesquisar as medições de condutividade, campo de interesse no Instituto Tecnológico.

Aqui, ele trabalhou na substituição dos filamentos fracos de carbono pelos filamentos de tungstênio em lâmpadas de luz elétrica, que a empresa comercializou, como fez mais tarde com o tubo de Coolidge de raios X. Desenvolveu uma forma flexível de tungstênio, que ele chamou de dúctil. Os filamentos de tungstênio expandiram-se rapidamente no uso de lâmpadas, lâmpadas de rádio e outros dispositivos. Com eles, as lâmpadas duravam muito mais tempo.

O tungstênio também foi o metal protagonista no desenvolvimento do tubo de raios X. Coolidge utilizou um bloco deste metal como ânodo em um tubo de raios catódicos para produzir raios-X, aumentando sua eficácia, constituindo um grande avanço a respeito do tubo de Crookes primitivo. Esta invenção permitiu o uso dos raios-X além do laboratório de física, e encontrar assim a verdadeira aplicação no campo da indústria (na área de controle de qualidade), na medicina (para diagnóstico e tratamento de câncer) e na odontologia.

En Em 1917, durante a Primeira Guerra Mundial, desenvolveu um gerador de raios-x portáteis e em 1924 apresentou um tubo de raios imerso em óleo que podia ser manuseado sem riscos. Quatro anos mais tarde aumentou sua contribuição, explicando o efeito de resfriamento catódico, que limita a voltagem a ser utilizada em um tubo. En 1932 tornou-se o diretor do laboratório de pesquisa e da empresa General Electric e em 1940, vice-presidente e diretor de pesquisa para a empresa. Durante a Segunda Guerra Mundial estudou o valor de urânio para uso militar, estando envolvido no desenvolvimento da bomba atômica. Ao longo de sua vida chegou a obter 83 patentes de inventos. Entre os prêmios que lhe foram concedidos cabe destacar a Medalha Edison, a Medalha Faraday da Institution of Electrical Engineers da Inglaterra, e a Medalha Duddell da Physical Society da Inglaterra.

Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012