¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Alejandro Beresñak Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Em 9-11 maio do próximo ano, em Cancún, no México, será realizado o "Primeiro Curso de Atualizações em Radiologia do CIR".

Este curso, organizado inteiramente pelo CIR, visa fornecer educação de excelência para a comunidade radiológica Iberoamericana. O programa científico será realizado simultaneamente em 4 salas e terá a participação de destacados radiologistas membros do CIR cobrindo as áreas de Imagens Abdominais, Torácicas, Cardiovasculares, Músculo-esqueléticas, Mamárias e Tireóides. Convocamos também a participar deste projeto para as seguintes Sociedades Radiológicas, que, em uma demonstração de apoio e cooperação com esta iniciativa do Colégio, aceitaram o convite e participarão ativamente no programa científico:

  • American Institute of Radiological Pathology –AIRP
  • International Skeletal Society -ISS
  • European Society of Breast Imaging- EUSOBI
  • European Society of Gastrointestinal and Abdominal Radiology-ESGAR
  • Sociedad Iberoamericana de Imagens Mamárias - SIBIM
  • Society of Thoracic Radiology -STR
O curso também é uma oportunidade de encontro para os radiologistas do CIR, uma ocasião para compartilhar e sentir que somos parte de uma comunidade que nos acolhe e nos representa. Da mesma forma, é uma possibilidade para nos relacionar com a indústriaradiológica, que na Exposição Comercial, irá mostrar os mais recentes avanços e novas tendências tecnológicas.

Finalmente, este evento lançará uma plataforma do Colégio para a realização de eventos científicos, assumindo aspectos logísticos e científicos, com padrões de qualidade próprios. Isso vai nos fortalecer como uma organização e nos permitirá realizar outros cursos no futuro, assim como as nossas sociedades pares.
Convido vocês a reservar a data, 9-11 de maio de 2013, e agendar a participação neste Primeiro Curso de Atualizações em Radiologia do CIR, que marcará um antes e um depois na nossa história. O compromisso e a participação de todos vocês será fundamental para o seu sucesso.

Para informações atualizadas do Curso, clique aqui.


Dra. Gloria Soto
Presidente do CIR


A GRANDE FAMÍLIA CIR

Quando eu assumi a responsabilidade de ser editor do NOTiCIR, sabia do grande compromisso, já que tinha que continuar o grande trabalho que vinha sendo feito pelo Dr. Miguel Stoopen, o editor, quem impecavelmente o fundou e liderou por sete anos.

Tive o agradável trabalho de fazer 24 números deste prestigiado boletim por dois anos (2011 e 2012) trabalhando em estreita colaboração com os Drs. Miguel Stoopen , Jorge Bisteni y Luis Ros, bem como com meus colegasda Junta Diretiva do Colégio, especialmente com o seu presidente Dr. Oswaldo Ramos, com quem mantivemos uma linha editorial própria de um canal virtual informativo que tem cerca de 15.000 leitores e cujo foco principal sempre foi a educação, integração, transparência e amplitude de informações, encorajando a participação ativa e dinâmica de todas as Associações, Sociedades e Federações que compõem a nossa instituição.

Para mim tem sido uma experiência maravilhosa e enriquecedora, acreditamos ter atingido os objetivos que estabelecemos.

A partir de agora ¨passamos o bastão” para nosso querido e prezado amigo, o Dr. Alejandro Beresñak, que foi nomeado pela Dra. Gloria Soto como o novo editor deste boletim digital. Temos certeza de que Alexandre vai fazer um trabalho notável, uma vez que tem uma vasta experiência na área. É claro que ele tem o nosso total apoio e cooperação para manter a reputação que conseguimos ao longo destes anos.

Um grande abraço a todos nossos leitores da grande família CIR. Muito obrigado a quem me deu a confiança para dirigir o NOTiCIR e continuamos em contato!

Dr. Pedro Unshelm

1º Curso de Atualização em Radiologia Cancún 2013 - CIR

OBJETIVOS DO CURSO:

Disponibilizar para a comunidade radiológica iberoamericana um curso presencial de excelência sobre atualizações e avanços no diagnóstico por imagens em diferentes áreas da especialidade.

Reunir os radiologistas do CIR em um ambiente de excelência acadêmica, camaradagem e fraternidade.

Estreitar laços de amizade e cooperação entre o CIR e as sociedades científicas convidadas.

Colocar em funcionamento uma plataforma própria do CIR para organização e realização de eventos científicos especiais.

Data:
9 a 11 de Maio de 2013
Lugar: Cancún, México.




Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Sessão do CIR em Espanhol durante o Congresso Francês de Radiología

De esquerda para direita vemos: Cristina Chacón, Ma de la Luz Parra, Philippe Devred, Miguel Stoopen e José Luis Criales
No sábado 20 de octubre passado foi realizada uma Sessão conjunta entre o Colégio Interamericano de Radiología (CIR) y a Societé Française de Radiologie (SFR) durante as Jornadas Anuais da Sociedade , na cidade de Paris.

O presidente do CIR, Dr. Oswaldo Ramos Nuñez, recebeu com grande interesse a solicitação oficial feita pela SFR e encarregou sua organização aos Dres Luis Donoso Bach, Ricardo Garcia Mónaco e Miguel Stoopen Romettti , que sendo membros de ambas as Sociedades desenvolveram um programa sob o tema "Emergências Abdominais", que foi aprovado por ambas os instituições. As apresentações foram feitas pelos Drs. José Luis Criales Cortes (México), de Ma da Luz Parra (Espanha), Philippe Devred (França) e Cristina Chacón (Argentina), que falaram sobre os temas: Abdome agudo, emergências urológicas, traumas abdominais e emergências ginecológicas.

Uma grande multidão encheu a sala, expressando seu interesse e desejo de continuar no futuro. Para o CIR tem um significado especial, ao levar a presença da radiologia hispano-latino-americana a este Congresso, que sendo o maior da Europa (mais de 18 mil participantes) proporciona a nossa agrupação mais uma oportunidade para ampliar laços de amizade e abrir novas oportunidades de educação para seus membros.

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História...

César COMAS LLABERIA

Médico espanhol (Barcelona, 1874-1956) considerado o introdutor da radiologia na Espanha.

Quando em dezembro de 1895 Roentgen anunciou sua revolucionária descoberta, César Comas estava estudando o último ano do curso da carreira de medicina e além disso, desempenhava a função de fotógrafo da Faculdade; ciente dessa descoberta, ele quis verificar a ação fotográfica dos raios-X.

O Professor de Física, D. Thomas Escriche lhe autorizou a dispor um tubo de Crookes da coletânea do Gabinete de Física e o Professor de Análise Química, D. José Casares, lhe permitiu acionar o tubo com a bobina de indução que ele tinha no seu laboratório na Faculdade de Farmácia.

Em 02 de fevereiro de 1896 fez suas primeiras experiências no laboratório de Farmácia, tentou impressionar uma placa radiográfica sobre a qual foi colocada uma caixa de madeira contendo pequenas pesas de latão, sendo considerada a primeira imagem radiográfica realizada no Estado espanhol , e apesar das suas imperfeições, a que marca o início da técnica radiológica em Espanha. Posteriormente esses experimentos, a pedido expresso do reitor, foram realizados na Faculdade de Medicina, obtendo Comas várias radiografias das estruturas ósseas de peças anatômicas pouco grosso, consideradas as primeiras imagens obtidas com caráter de diagnóstico em nosso país.

Comas divulgou os resultados de suas experiências em 24 de fevereiro de 1896 na Academia de Ciências e Artes, no que se tornou a primeira sessão de raios-X realizada em Espanha.

Quando terminou sua carreira universitária, o Dr. Comas inaugurou, junto com seu primo Dr. Agustín Prió Llaberia, em abril de 1898, um Gabinete de Roentgenologia em Barcelona, cujas instalações estiveram sempre disponíveis para os hospitais, que na época ainda não tinham instalações de radiologia próprias. A partir de então, todos os trabalhos radiográficos foram assinados pelos dois primos Comas e Prió.

Comas seguiu com entusiasmo o progresso da nova especialidade: participou da Exposição de Paris em 1900, ele e seu primo foram os únicos espanhois que participaram do Congresso Roentgen de Dublim em 1905, em comemoração à década da descoberta. No Congresso de Eletrologia e Radiologia Médica em Barcelona, em 1910, deixou registro fotográfico de diferentes operatórias com raios-X Juntamente com Dr. Prió colaborou em diversas publicações sobre a utilidade de raios Roentgen para fins de diagnóstico e terapêutica.

Cientes dos potenciais efeitos nocivos dos raios-X, os dois parceiros acordaram que o Dr. Comas usaria sempre a mesma mão, a esquerda, para as manipulações trás a tela fluoroscópica, enquanto o Dr.Prió usaria a direita. Com o decorrer dos anos, o Dr Prió desenvolveu um epitelioma em sua mão direita, pelo que teve o braço amputado, morrendo em 1929. Dr. Comas sofreu doenças semelhantes na mão esquerda, sofrendo a amputação do braço em 1935, um ano depois, ele sofreu o esvaziamento axilar. Ele morreu em 1956, aos 82 anos de idade.

Dr. Luis Ros
Co-Editor do NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2013