¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Há poucos dias culminou o XXVI Congresso CIR realizado em El Salvador. Em nome de todo o Colégio agradeço sinceramente à Associação Salvadorenha de Radiologia e Ultrassonografia e imagens Diagnósticas, à Federação Centro-Americana de Radiologia, pelo esforço, dedicação e entusiasmo com que eles realizaram, com sucesso, o projeto de fazer esse encontro da radiologia em Ibero-americana na América Central. A organização do Congresso foi impecável, o programa de alto nível científico e as atividades sociais, preparadas com cuidado e carinho, permitindo nos aproximar da cultura centro-americana, e compartilhar o ambiente de calidez, alegria e amizade que caracteriza nossos encontros e nos faz únicos e reconhecíveis.

Ao assumir como presidente do Colégio Americano de Radiologia, fico ao dispor de vocês, junto à nova Junta Diretiva. Espero atender às suas expectativas, e com a participação de todos, continuar avançando com passos firmes no processo de fazer do CIR uma organização cada vez mais forte, representativa, reconhecida mundialmente e útil para o desenvolvimento de radiologia regional. Com dedicação e união poderemos superar as dificuldades e alcançar nossos objetivos. Vamos nos concentrar em especial na área educacional, pedra angular do desenvolvimento profissional.

Vamos trabalhar na harmonização da especialidade na região, com ênfase nas áreas com maior necessidade; a solidariedade que nos dá o senso de sentirmos povos irmãos será o nosso principal aliado. Ou seja, trabalharemos intensamente tornar realidade nossos sonhos para o Colégio.

Peço a todos você, que sintam o CIR como próprio, e sejam partícipes de cada um dos passos que damos para avançar no nosso desafio de sermos uma organização cada vez mais forte, globalmente validada e representativa.


Dra. Gloria Soto
Presidente do CIR


Até El Salvador. A gente se vê na Colômbia!

Concluiu com sucesso o XXVI CONGRESO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA El Salvador 2012.

Um evento com um programa extraordinário científico coordenado pela Dra. Gloria Soto, com grandes professores reconhecidos internacionalmente, convidados de toda a Ibero América, que deram o melhor deles para que o numeroso público ficasse muito satisfeito com a qualidade dos temas. Além disso, durante todo o congresso houve um clima de grande camaradagem e cordialidade, onde os convidados e visitantes puderam desfrutar não apenas do lado científico, mas também das instalações do Royal Decameron (estrategicamente localizado na paradisíaca praia Salinitas, no Pacífico) bem como as belas paisagens naturais e sítios arqueológicos da república de El Salvador.

Agradecemos aos Drs. Josethy Solórzano, Hector Moreira, Marta Sosa Cálix, Franklin Mônaco, Mayra de Benavides, Pedro Zepeda, José Luis Martinez e Georgina Paz, membros do comitê científico, financeiro, de promoção e logística que, juntamente com os vice-presidentes dos outros países da América Central fizeram um grande esforço realizar um Congresso perfeito, com uma grande organização.

Agora só nos resta convidá-los para a próxima reunião, que será às margens do Mar do Caribe, na cidade histórica de Cartagena de Índias, em agosto de 2014, organizado pela Associação Colombiana de Radiologia.

Portanto, a gente se vê na Colômbia!

Dra Josethy Solorzano.
Presidente do Comitê Organizador CIR 2012.
Autoridades do CIR durante a sessão Inaugural
do XXVI CONGRESSO DO CIR El Salvador 2012.
   
Autoridades do CIR durante a sessão Inaugural
do XXVI CONGRESO DO CIR El Salvador 2012.
Dr. Gabriel Dib e Dr. Jaime Madrid da Junta Diretiva
da Associaçãon Colombiana de Radiologia
organizadores do CIR 2014.

Vamos comemorar juntos o Dia Internacional da Radiologia 2012.

O CIR faz parte da iniciativa da Sociedade Europeia de Radiologia, da RSNA e da ACR para comemorar o Dia Internacional da Radiologia em 8 de novembro, o dia em que Wilhelm Conrad Röntgen descobriu, em 1895, a existência dos raios-X .

Porque é uma especialidade fundamental na medicina moderna, porque ajuda no processo diagnóstico de muitas doenças, porque seu avanço tem ajudado a entender e tratar melhor diversas patologias, e porque desempenha um papel fundamental no manejo de muitos pacientes, a Radiologia merece ser celebrada e ser mais visível para toda a comunidade.

Convidamos vocês a visitar o site www.internationaldayofradiology.com e apoiar a difusão da comemoração deste dia importante em seus respectivos países.

 


Novas Autoridades do Colégio 2012-2014.

Em cumprimento dos estatutos, durante a última Assembleia com caráter eleitoral do CIR, realizada no Hotel Royal Decameron, em El Salvador, foram eleitas as novas autoridades do Colégio.

O Junta Diretiva que regulará o futuro da nossa instituição de 2012 até 2014 ficou composta da seguinte forma:

PRESIDENTE: DRA. GLORIA SOTO (CHILE)
PRESIDENTE ELEITO:
DR. DANTE CASALE (MEXICO)
SECRETÁRIO:
DR. EDUARDO FRAILE (ESPANHA)
TESOUREIRO:
DR. CARLOS TARZIAN (ARGENTINA)
As Vice-presidências ficaram compostas assim:
REGIÃO NORTE:
DR. CARLOS TORRES (CANADA)
REGIÃO BOLIVARIANA:
DR. RODRIGO SOCARRAS (VENEZUELA)
REGIÃO ANDINA:
DR. SERGIO MOGUILLANSKI (ARGENTINA)
REGIÃO IBERICA E INSULAR:
DR. ANTONIO LOPEZ (REPUBLICA DOMINICANA)
REGIÃO CENTRO AMERICANA:
DRA. EYSA CARRASCO (HONDURAS)

Do NOTiCIR lhes desejamos a melhor sorte para a nova Diretoria, que, temos a certeza vai fazer um grande trabalho em prol do Colégio.

Parabéns!

Delegados e Conselheiros assistentes
à Assembleia ordinária.
Nova Junta Diretiva do CIR.
Dr. Eduardo Fraile, Dr. Carlos Tarzián,
Dra. Gloria Soto, Dr.Dante Casale.
   
Junta Diretiva do CIR 2012-2014 com
os Vice-presidentes das Regiões.
Delegados e Conselheiros na Assembleia
do CIR com a nova Junta Diretiva.

Médicos Radiologistas Homenageados em El Salvador 2012.

Durante o XXVI CONGRESSO DO CIR EL SALVADOR 2012 foram homenageados os drs. Francisco Arredondo da Guatemala, Grace Curling , da Costa Rica, Franklin Mónaco de El Salvador, Conrado Rodriguez da Honduras, Marlon Jiménez Aguirre da Nicarágua e Baltazar Izaza Guevara do Panamá, ilustres Médicos Radiologistas da América Central , que com base em sua trajetória científica e docente atingida através de anos de trabalho duro no campo da radiologia nos seus países respectivos, reuniram méritos suficientes para receber tão merecida distinção pelo CIR e pelo Comitê Organizador Local.

Radiologistas da América Central Homenageados durante o
XXVI CONGRESSO DO CIR EL SALVADOR 2012, em El Salvador 2012
acompanhados pelos drs. Oswaldo Ramos e Josethy Solórzano.

II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História.

Pierre e Marie CURIE

Cientistas franceses cuja celebridade é devido à descoberta do rádio e estudos fundamentais sobre a radioatividade.

Pierre Curie (Paris, 1859-1906) realizou importantes pesquisas sobre a piezeletricidade e propriedades magnéticas dos corpos a diferentes temperaturas.

Em 1895 ele se casou com a jovem física polonesa Marie Sklodowska (Varsóvia, 1867 - São Cellemoz, Haute Savoie, 1934), descendente de uma família culta, que depois de estudar brilhantemente na Polônia e trabalhar como governanta, a fim de juntar dinheiro suficiente para ir a Paris, pois naquela época, as mulheres em seu país não tinham acesso à universidade, ela pôde fazer, com grandes sacrifícios, os cursos na Sorbonne.

Os primeiros relatórios de Henri Becquerel sobre radiações emitidas por sais de urânio despertaram o interesse dos Curie, e Marie escolheu esses fenômenos como o tema de sua tese de doutorado. O exame dos elementos conhecidos conduziu à descoberta de que o tório também emitia radiação.

Marie propôs chamar de "radioatividade" à propriedade de emitir radiações e radioativos aos corpos que a possuem.

Em 18 de julho 1898, o casal Curie informou à Academia de Ciências a descoberta de um novo elemento, o polônio (nomeado assim em homenagem a terra natal de Marie Curie) e em 26 de dezembro a descoberta do rádio.

Pela descoberta do rádio e seus estudos sobre a radioatividade, o casal Curie compartilharam com Henri Becquerel o prêmio Nobel de Física de 1903.

Após a morte de Pierre em um acidente de carro em 9 de abril de 1906, Marie sucedeu seu marido na cadeira e na direção do laboratório de pesquisa, sendo a primeira mulher a lecionar na Sorbonne. Em 1910, publicou o fundamental Tratado de Radioatividade e no ano seguinte, realizou o isolamento do rádio metálico.

Para coroar este período de intensa pesquisa, concederam-lhe o Prêmio Nobel de Química em 1911, sendo assim Marie Curie a única pessoa ganhadora duas vezes desse prêmio. Ela morreu devido aos efeitos da radiação.

Das duas filhas dos Curie, Irene (1897-1958) e Eve (1904), a mais velha casou com o físico Frédéric Joliot, discípulo de sua mãe. Em colaboração com o marido descobriu a radioatividade artificial e recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1935.


Dr. Luis Ros
Co-Editor do NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012
 
 
 
 
 
 
2013