¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


O CIR HOJE

Uma das coisas mais importantes que aconteceram na minha vida foi a de assumir a presidência do CIR o que me levou a partilhar com meus colegas e amigos, Gloria, Pedro, Carlos, Fermín e Jorge, membros do Conselho do Diretivo do Colégio. É mágico e enriquecedor que através da radiologia intercontinental, sem limites geográficos e quebrando paradigmas atingimos participar com o papel de liderança de nossa especialidade e com a bandeira do alto nível alcançado pelos nossos radiologistas latino-americanos e da nossa língua nos principais eventos da radiologia universal.

Temos contribuído com um trabalho ajustado ao nosso tempo e com muita participação usando nossa força e potente radiologia virtual e programas diferentes, onde o professor visitante permitiu realizar um extenso plano de intercâmbio de conhecimentos e culturas, apoiando os mais proeminente com o selo de qualidade do CIR.

Acreditamos ter feito o suficiente para que a radiologia das Américas floresça novamente, como foi mantida durante 69 anos de forma contínua em cada uma de suas diretrizes e seja reconhecida como uma das associações mais importantes do mundo na área de radiologia.

Promovemos o trabalho integrador de cada um dos seus membros e da participação nas diferentes funções do nosso Colégio.

Fizemos grandes amigos e conhecemos muitas pessoas ao longo da nossa getão, condição que ficará em nossas vidas de forma indelével como um valor agregado das nossas responsabilidades que cada mês entregamos através do NOTiCIR, a voz de informação de nossas atividades. No entanto, isso não foi suficiente para satisfazer nossa sede porque, como somos otimistas, temos a certeza total que temos o Colégio Interamericano que todos nós queremos.

O nosso norte sempre foi promover a unidade e interesse comum pelo desenvolvimento da radiologia estimulando atividades científicas destinadas aos radiologistas, técnicos e às novas gerações de residentes através de bolsas de estudo apropriadas e inscrições de cortesia cada sociedade concede. Assim, garantimos a evolução do Colégio.

Agradeço a todos os conselheiros, presidentes das Sociedades membros e das Sociedades Universais por acreditar em nós.

Queria lhes reiterar o nosso convite para participar do Congresso CIR, em outubro, em El Salvador e à Sessão CIR e RSNA em espanhol, em novembro, onde também lembraremos que "Nem tudo é ciência" onde, certamente, partilharemos momentos de cordialidade e entretenimento cultural.

Nós representamos uma especialidade médica espetacular que se desenvolve rapidamente a cada dia deixando-nos surpresos a partir do momento de sua descoberta.

"Eu não disse nada a ninguém sobre o meu trabalho. Eu disse à minha esposa que eu faço algo que as pessoas, quando perceberem, vão dizer ; acho que Röntgen ficou louco."
Wilhelm Conrad Röntgen


Dr. Oswaldo Ramos N.
Presidente do CIR


CIR EL SALVADOR 2012.

Prezados amigos Médicos Radiologistas, Técnicos e Residentes de Radiologia em toda Ibero-América.

Neste mês de outubro teremos o XXVI Congresso Interamericano de Radiologia CIR 2012 na República de El Salvador. Como já mencionamos em outras ocasiões ao longo do ano, esta será a primeira vez que nosso evento seja realizado na América Central, pelo que foifeito um esforço muito grande entre nossa organização, o comitê local do país sede e as Juntas Diretivas de todos os países vizinhos desta bela região para ter um evento de altura, com um programa extraordinário científico e social, com palestrantes de renome em todas as áreas da radiologia.

Teremos também a oportunidade de desfrutar das grandes atrações turísticas proporcionadas por El Salvador e arredores. É por isso que novamente convidamos vocês a nos acompanhar neste congresso sem precedentes, onde vamos compartilhar mais uma vez como a grande família CIR.

Esperamos Vocês!

Concede 10 bolsas de cortesía para países membros do CIR

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


II SESSÃO CIR@RSNA.

SESSÃO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR) EM ESPANHOL
SESSION OF THE INTERAMERICAN COLLEGE OF RADIOLOGY (CIR) IN SPANISH

CIR@RSNA 2012

Clique aqui para mais informações.


Décimo livro da Série AVANÇOS do CIR: COLUNA.

Coluna
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Enrique Palacios
Dr. Bernardo Boleaga

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História...

Antoine-Henri BECQUEREL

Físico francês (Paris, 1852-Le Croisic, 1908). Descendente de uma família de notáveis físicos (o avô Antoine-César Becquerel (1788-1878) é considerado um dos fundadores da eletroquímica, descobridor da piezoeletricidade (1819) e inventor da célula fotovoltaica (1839); o pai de Alexander -Edmond Becquerel (1820-1891) realizou importantes pesquisas sobre o magnetismo, ótica e eletricidade, entre as quais se destaca o estudo do espectro solar), continuou a tradição da família.

Estudou na Escola Politécnica e na Escola de Pontes e Pontes e Estradas de Paris.

Foi professor de física no Museu de História Natural (1892), como seu pai e seu avô, e na Escola Politécnica (1895). Estudou diversos problemas relacionados ao magnetismo e a temperatura solar, bem como as relações entre raios X e fosforesecência, realizando pesquisas sobre o espectro infravermelho e absorção da luz pelas cores. Em 1896, observando casualmente que os sais de urânio têm a propriedade de impressionar placas fotográficas, Becquerel atribuiu este efeito radiações especiais, das que tomaram o nome de "Raios B", descrevendo assim as radiações dos sais de urânio, o que abriu o caminho para o estudo da radioatividade.

Posteriormente foi descoberto que este fato não era uma característica exclusiva do átomo de urânio e, portanto, o termo "raios de urânio" manifestava-se insuficiente, na medida em que outros elementos também emitem radioatividade. Além disso, alguns dos minerais de urânio (incluindo pechblenda) apresentavam maior radioatividade que permitia prever seu teor de urânio, o que parecia indicar que havia algum elemento desconhecido e muito mais radiativo do que o urânio nestes minerais.

Por seus trabalhos no campo da radioatividade natural em 1903 recebeu o Prêmio Nobel de Física, compartilhado com os Curie.

Membro do Instituto da França desde 1889, em 1908, pouco antes de sua morte, ele foi nomeado secretário permanente da Academia de Ciências de Paris.

Dentro do campo do eletromagnetismo é conhecido como Efeito Becquerel o aparecimento de uma diferença de potencial entre os dois elétrodos mergulhados numa solução eletrolítica quando iluminados com diferentes intensidades.


Dr. Luis Ros
Co-Editor de NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012