¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


FALA-SE ESPANHOL!

Estamos nos preparandopara as atividades de2012, um ano de inovaçãoe consolidaçãode programas efetivosno âmbito do Colégio.

Encerramos 2011 comum grande desafio e um grande sonho, participarativamente doCongresso da SociedadeNorteamericana de Radiologia (RSNA), sessão que incluiuuma equipe de alto nível acadêmico e uma grande assistência , muito representativa do continente americano. "Fala-seespanhol"foi o nossosloganpara ilustrarum tema complexocomo a Oncologia,al~em disso, sentimos o calor latino e a alegria quenos caracteriza. Agoraolhamos para o futurocom maiorcompromisso com a edição CIR@RSNA 2012. A equipe de trabalho já está ativada. Viemos, vimos e vencemos!!!

Agora com maisresponsabilidade devemosdemonstrar ainda maiso nível alcançadonaradiologia latinoamericana.

Convocamos já a todos vocês. Nosso objetivo éaumentar o nosso envolvimentocom a assistência detodos os países membros.

Agradecemos à Diretoria daRSNApor acreditar em nós, especialmenteseu Presidente,Dr.GeorgeBissete sua equipe de trabalho pela confiança.

Obrigado.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


CIR@RSNA UNINDO ESFORÇOS

Consolida-se o relacionamento interinstitucionaldo CIR com a RSNA através de seus presidentes os Drs. Oswaldo Ramos e George Bisset.

Após a histórica sessão CIR@RSNA em espanhol CIR RSNA de 26 de novembro passado, que contou com uma presença maciça, Dr. Bisset teve a gentileza de estar presente em nossa assembleia anual de membros, acompanhado de Diretor Executivo Dr. Mark Watson, onde anunciou que após a avaliação dos resultados, o evento vai continuar por agora até 2013. Sem dúvida esta é uma grande conquista da Radiologia Iberoamericana.

As autoridadesdo CIR, na presença de todos os diretores ,presentearam Dr. Bisset com uma placa de agradecimento por seu apoio. Posteriormente, a Junta Diretiva do CIR assistiu aos diferenteseventos sociais organizados pelo presidente eleito da RSNA e em um âmbito de grande cordialidade e camaradagem ratificaram-se os laços de amizade e fraternidade entre as duas instituições.

Entrega Entrega do reconhecimento ao Dr. George Bisset pelo Drdel Dr. Oswaldo Ramos em representação do CIR.
Dr. George Bisset, seufilhoo y el Dr. Oswaldo Ramos!
Unindo esforços!

ENCONTRO DE TENDÊNCIAS INTERNACIONAIS

Convidado pelo Dr. Richard Baron, diretivo do Departamento de Educação da RSNA, Dr. Oswaldo Ramos, presidente do CIR, participou do encontro de Tendências Internacionais organizado pela equipe de diretores da RSNA.

Os objetivos do evento foram analisar as diferentes experiências educacionais eformação dos médicos residentes de radiologia em todo o mundo, avaliar os requisitos preliminares da clínica médica antes do estudo da radiologia e do tempo em anos necessário para o exercício da prática radiológica.

Além do Dr. Oswaldo Ramos (Venezuela) estavam presentes Vijay M. Rao (EUA), Mukund S. Joshi (Índia), Dong Ik Kim (Coreia), Richard Wahl (EUA), Michael Forsting (Alemanha) e Andras Palko (Hungria).


ASSEMBLEIA DO CIR. CHICAGO 2011

Em 28 de novembro foi realizada a assembleia ordinária dos membros do CIR com a participação dos conselheiros de quase todos os países filiados ao Colégio. Após as palavras de boas-vindas, Dr. Oswaldo Ramos, presidente do CIR, apresentou o relatório de sua gestão 2010-2011, onde ele destacou que a educação continua sendo o foco de seu trabalho. Ele também disse que a participação aos diversos congressos patrocinados pelo CIR, o envolvimento com a Sociedade Internacional de Radiologia, acordos estratégicos com diferentes associações, e assim por diante.

Falou-se sobre a situação atual de Radiologia Virtual, um excelente portal educativo, mas que atualmente não tem patrocínio. Houve compromisso da Junta Diretiva do CIR para consegui-lo e, assim, fortalecer o programa.

Seguidamente,o Diretor Executivo do CIR, Dr. Jorge Bisteni, mostrou o orçamento para o próximo ano, que foi aprovado por unanimidade.

Posteriormente os vice-presidentes das regiões do CIR apresentaram seus respectivos relatórios e Dr. Carlos Tarzian falou indicando o número de favorecidos com as bolsas de estudo da ESR para 2012.

Por outro lado, foram aprovados para o próximo ano 19 professores visitantes para 10 países membros.

A Dra JosethySolórzano, presidente do comitê organizador do Congresso CIR 2012, fez uma brilhante exposição sobre o evento futuro, que prevê será um sucesso.

Como parte da assembleia, Dr. Ricardo Garcia Monaco apresentou o livro "Meios de contraste radiológicos: o que um médico não pode deixar de saber", que será distribuído gratuitamente a todos os países filiados ao CIR. Dr. Miguel Stoopeninformou sobre o sucesso da Série AVANÇOS, do CIR, que a cada dia tem maior recepores e já atinge 9 números, além disso, ela está deixando benefícios econômicos para o Colégio.

Finalmente, Dra. Raquel del Carpio, nos enviou um projeto educativo muito interessante que é disponível para todos os nossos afiliados.


Gráficos da Assembleia do CIR.
Chicago 2011.

   

CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


Nono Livro da Série Avanços

Cabeça e Pescoço
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens- CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editor Convidado Dr. Enrique Palacios

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História

Heinrich Ernst ALBERS-SCHÖNBERG

Ginecologista e radiologista alemão (1865-1921), é considerado como um dos pioneiros na área da radiologia europeia, membro fundador da Sociedade Alemã de Radiologia, descreveu seus achados radiológicos da osteopetrose.

Nasceu em Hamburgo, estudou medicina nas Universidades de Tübingen e Leipzig, onde recebeu seu doutorado em 1891. Assistente de ginecologia na Universidade de Leipzig, ele desenvolveu sua actividade profissional posteriormente em Hamburgo como ginecologista e obstetra, até que em 1897, estando ciente da importância da descoberta de Roentgen ,estabeleceu Georg Deycke uma clínica e laboratório de raios-X . Em 1903 tornou-se parte da equipe de radiologia do Hospital St. Georg, em Hamburgo e em 1919 foi nomeado Professor e Chairman de Radiologia da recém fundada Universidade de Hamburgo.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi consultor do Nono Corpo do Exército, recebendo uma medalha da Cruz Vermelha.

Já em 1903 descobriu que a exposição à radiação causava lesões nas gônadas de coelhos, o que induzia o desenvolvimento de meios efetivos de rádio proteção, nessse mesmo ano introduziu um dispositivo que melhorava a clareza e a intensidade das imagens radiológicas mediante a filtragem dos raios oblíquos, publicando um livro sobre técnica radiológica, que constitui sua obra mais conhecida, traduzida para o italiano e russo. Foi membro fundador da Sociedade Alemã de Radiologia em 1905.

Descreveu os achados radiológicos da doença que leva seu nome, conhecida como osteopetrose ou doença dos ossos marmóreos, que compreende um grupo de condições caracterizadas pelo aumento da massa esquelética, dependente de uma alteraçãona reabsorção e remodelação do osso e cartilagem, que se traduz em ossos densos, mas frágeis.

Como muitos dos pioneiros nos primeiros tempos da radiologia, em que pouco se sabia sobre os perigos da radiação, sofreu lesões em suas mãos que levaram à amputação do braço esquerdo e o dedo médio da mão direita.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2012