¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Campus Virtual

O Colégio Interamericano de Radiologia participa atualmente com mais ênfase em cada uma das atividades de nossa disciplina através dos eventos organizados por cada uma das Sociedades-membros, também dos formatos eletrônicos, onde deve-se salientar o Curso Virtual de Diagnóstico por Imagens em Lesões Esportivas concluido recentemente em julho deste ano. Para considerar o impacto eu queria destacar um total de 35.000 visitantes de 67 países, lederados em ordem pela Argentina, Espanha, México, Peru, Chile, Colômbia, Equador, Venezuela, Brasil e República Dominicana. Destes 41% são novos visitantes, pelo qual a perspectiva é de crescimento contínuo.

Também recebemos com satisfação que os cursos on-line são atualmente considerados em muitas pós-graduações como atividade docente diária. O tema escolhido foi atraente academicamente. A seleção e coordenação foi graças aos doutores Francisco Sendra e Jorge Picorel da Espanha e da Argentina respectivamente.

Por outro lado, devo também destacar a crescente participação física aos eventos CIR. Temos dois congressos significativos que destacamos como o realizado na cidade de Santiago, Chile em 2010 com mais de 1000 participantes e aparticipação na RSNA 2010 de 1200 membros de países latino-americanos, de modo que para o RSNA@CIR 2011 em 26 de novembro e El Salvador CIR em outubro de 2012 devemos ter um grande número de inscrições que mostrem o desejo de participação e a importância da educação médica continuada.

A criação de lugares de cortesia, bolsas de estudo e de intercâmbio aos eventos organizados pelas Sociedades Membros que são promovidas através do NOTiCIR reforçam este compromisso de trabalhar em equipe para ocupar uma posição privilegiada dentro da prática médica.

Seja pela presença virtual ou física, estamos crescendo e consolidando o "Colégio Interamericano que todos nós queremos".

Convidamos você a participar das atividades promovidas ou patrocinadas pelo CIR.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


Sessão CIR@RSNA em ESPANHOL

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro de 2011
1.00 pm às 5:00 pm

Tema:
Imagen Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha, apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”

Para ver o Programa, clique aqui


A gente se vê na Nicarágua!

A histórica cidade de Manágua, vai sediar o XXVIII CONGRESSO CENTROAMERICANO DE RADIOLOGIA que será realizado em conjunto com o XII CONGRESSO NICARAGUENSE DE RADIOLOGÍA ¨DR. MARVIN GUTIERREZ¨ IN MEMORIAN.

O evento reúne todos os países da FEDERACION CENTROAMERICANA DE RADIOLOGIA será organizado nesta ocasião pela Associação Nicaraguense de Radiologia e Imagem (ANRI) e patrocinado pelo CIR será realizado em 7-10 de setembro deste ano nas instalações do Hotel Intercontinental Metrocentro e reunirá um grande número de médicos radiologistas e residentes de Pós-Graduação de Radiologia de todo o continente, especialmente da América Central, por sua vez servirá como um preâmbulo para o próximo Congresso do Colégio Interamericano de Radiologia que será realizado em no mês de outubro de 2012, também na América Central, especificamente na República de El Salvador.

Professores do México, Guatemala, Colômbia, Venezuela, Argentina, Espanha, Holanda e Nicarágua serão responsáveis pela apresentação de um excelente programa científico que, certamente, será acompanhado por uma revista social realizada pelo comitê local, do qual temos a certeza serão muito bons anfitriões , já que seu compromisso, organização e dedicação farão deste Congresso um cenário perfeito para compartilhar alguns dias de grande calidez, camaradagem e a amizade entre os Radiologistas Iberoamericanos.

A gente se vê na Nicarágua!


Dr. Pedro Unshelm
Editor NOTiCIR

Antiga Catedral de Manágua
Teatro Nacional Rubén Darío

Oitavo Livro da Série Avanços

Retroperitônio e pâncreas
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Luis Ros
Dr. Pablo Ros

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir



Clique aqui para entrar



RSNA News


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História

SIR GODFREY HOUNSFIELD

Engenheiro eletrônico inglês(Newark, 1919-Kingston upon Thames, 2004) que dividiu o Prêmio Nobel de Medicina em 1979 com Allan Cormack por sua participação no desenvolvimento da técnica de diagnóstico conhecida como tomografia axial computadorizada (TAC).

Depois de estudar eletrônica e se familiarizar com os princípios do radar como um membro da Royal Air Force durante a Segunda Guerra Mundial, ele completou sua formação no Faraday House Electrical Engineering College em Londres.

Hounsfield se juntou à equipe de pesquisa da EMI Ltd em 1951. Nesse momento a EMI (Electrical Musical Instruments) era um vasto complexo industrial, dedicando suas atividades aos discos, fitas-cassetes, cinema e à televisão, mas nunca participou na indústria médica. Ele liderou a equipe de design responsável por construir o primeiro computador transistorizado na Grã-Bretanha, o EMIDEC 1100, em 1959. Posteriormente, enquanto pesquisava o problema do reconhecimento das estruturas desenvolveu a idéia básica do TAC.

Hounsfield expandiu a capacidade de um computador para que ele pudesse interpretar os sinais de uma fonte de raios-X para formar uma imagem bidimensional de um objeto complexo, tais como uma cabeça humana. Convencido da utilidade da tomografia axial para o diagnóstico médico construiu na EMI um protótipo de um scanner cerebral e, logo, um body scanner . Em pouco tempo a tecnologia do computador evoluiu até o nível necessário para processar os sinais do scanner no mesmo ritmo em que eles eram obtidos, e em 1972 os primeiros testes clínicos da Tomografia Axial Computarizada foram realizados com sucesso.

Hounsfield recebeu inúmeros prêmios e reconhecimentos por sua descoberta, além de o Prêmio Nobel. Em 1981 ele foi nomeado Sir.

Como anedota, o primeiro protótipo de TAC projetado por Hounsfield foi da EMI, a mesma que comercializava a discografia dos Beatles, por isso se diz que parte do dinheiro ganho com essa banda foi usado no projeto de pesquisa que levou à descoberta do TAC.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR


Nossos leitores opinam

Venho por este meio parabenizar tanto o CIR como a FLAUS pela recente assinatura do acordo de ajuda mútua para o desenvolvimento conjunto de programas , pesquisa e ensino na área da Ultrassonografia, especialmente ao Dr. Oswaldo Ramos, Presidente do CIR, e ao Dr. Raúl Sanchez, presidente da FLAUS, que finalmente conseguiram selar um compromisso com a Sonografia, ensinando-nos que não nada melhor que construir, fortalecer e construir pontes de amizade neste mundo tão carente de solidariedade.

Mais uma vez parabéns e muito sucesso.


Dr. Luis Fernando Chavarria Estrada
Médico Radiologista
Especialista em Ultrassm Músculo Esquelético
San José, Costa Rica


Programa de Professor visitante do CIR

 
INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx
www.webcir.org



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011