¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


CIR & ISR

Recentemente foi realizado na cidade de Atenas, na Grécia, a reunião da Diretoria Executiva da Sociedade Internacional de Radiologia (ISR), evento que teve a participação de Instituições e Sociedades que representam como tal à Organização Mundial de Saúde (OMS) , International Radiology Quality Network (IRQN) Sociedad Norteamericana de Radiología (RSNA), Sociedade Asiática de Radiologia, Sociedade Europeia de Radiologia, ECR, Sociedade Africana de Radiologia e Sociedade Francesa de Radiologia (SFR) Sociedade Argentina de Radiologia (SAR) Sociedade Espanhola de Radiologia (SERAM) Sociedade Italiana de Radiologia, Sociedade Internacional de Técnicos de Radiologia, Federação Mundial de Ultrassom (WFUMB), Colégio Americano de Radiologia (ACR), Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Sociedade Chinesa de Radiologia, Sociedade Australiana de Radiologia (ASR) e do Colégio Interamericano de Radiologia (CIR). A sessão foi conduzida pelo Dr. Nickolas Gourtsoyiannis, atual Presidente da ISR, quem excelentemente coordenou a agenda de trabalho.

Cabe salientar que o evento serviu para desenvolver o plano estratégico e planejar os próximos Congressos, sendo o Brasil sede do ICR 2012 na cidade de São Paulo, onde serão reunidos os melhores representantes da Radiologia Universal. Nosso intuito é incentivar sua participação e assistência para atingir um evento de altíssimo nível acadêmico. Teremos a presença e participação do Colégio Interamericano CIR, portanto seria ótimo estarmos todos lá. Além disso, também fomos convidados para a promoção das atividades organizadas pela OMS em termos de equipamentos e de imagens médicas, portanto ficamos à disposição para quaisquer informações.

Torna-se emocionante ver o entusiasmo demonstrado em prol da assistência médica com que nossa especialidade é realizada globalmente ao redor do mundo, com um único objetivo, a Excelência Acadêmica! Assim, sem barreiras linguísticas ou culturais, com uma participação intercontinental e nas mãos dos melhores representantes da Radiologia Mundial. Atenas forneceu o marco apropriado para isso, o berço da democracia e da civilização, 500 anos AC.

É necessário enfatizar a importância de eventos com visão de futuro e uma missão definida para implementar programas que visem o desenvolvimento da Radiologia, é realmente a melhor nota para esta Diretoria.

É muito benéfico também o intercâmbio de culturas, promover convênios e alianças estratégicas , vitais para a Radiologia da América Latina, portanto ficamos ao dispor para os membros do CIR a fim de diligenciar qualquer informação que seja de interesse.

Quero agradecer em nome do CIR o convite para participar e enviar uma saudação além das instituições e sociedades envolvidas, às pessoas que durante três dias de agenda cheia, de manhã à tarde, com quem tivemos a oportunidade de expressar opiniões, compartilhar experiências em um país tão maravilhoso. No nosso site estão links para mais informações.

ευχαριστίες (Obrigado!), Nick, Otha Linton, Jan Labuscagne, Eric Stern, Richard Barón, Guy Frija, James Brink, James Borgstede, Ruzica Maksimovic, John Patti, Carlo Bartolozzi, Renato Mendoza, Luis Donoso, Ricardo García, Gharbi Hassen, Michael Ward, Yule,Lawrence Law, Byung Choi, Andras Palko e Adriana Velázquez.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


Sequência Fotográfica da Reunião da Diretoria Executiva da ISR em Atenas, Grécia.


Sessão CIR@RSNA em ESPANHOL

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro de 2011
1.00 pm às 5:00 pm

Tema:
Imagen Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha, apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”

Para ver o Programa, clique aqui


Sétimo Livro da Série Avanços

Doppler
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços no Diagnóstico por Imagens - CIR
A atualização nos principais assuntos de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dra. Véronique Barois
Dr. Antonio Talegón Meléndez

©2011 - Ediciones Journal
ISBN13: 978-987-1259-52-6
216 páginas - com Imagens e Ilustrações em cores.
Encadernação Francesa- Formato 26 x 18 cm.

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar


Doppler é o sétimo livro da série Avanços em Diagnóstico por Imagem publicada pelo Colégio Interamericano de Radiologia desde 2008, cujo principal objetivo é divulgar as atualizações mais recentes para as diversas áreas da radiologia em espanhol.

Os volumes anteriores da série foram dedicados a órgãos ou sistemas específicos como o fígado, o tórax ou ao sistema músculo-esquelético, e a área de Neurorradiologia que, nos últimos anos tem vários e valiosos procedimentos imagem.

O diagnóstico vascular não invasivo mediante Doppler é um dos mais usados e aceitos na América Latina e na Iberoamérica, e por esta razão decidimos dedicar este volume para o uso dessa importante modalidade.


Conteúdo desta Obra:

Otimização da utilização do Doppler
Rafael Pérez Arangüena - Teresa Fontanilla Echeveste

Artérias carótidas e vertebrais
Véronique Barois - Miguel E. Stoopen

Fígado
Concepción Bru - Annalisa Bezigotti - María Á. García-Criado

Aorta e artérias do trato digestivo
Tomás Ripollés - María J. Martínez

Rim transplantado
Paulina Bezaury Rivas

Hipertensão renovascular
Eric Kimura Hayama

Artérias das extremidades inferiores
Luis F. Uriza Carrasco

Trombose e insuficiência venosa dos membros inferiores
Claudia Cejas - Marco Caballero

Obstetrícia
Daniel Cafici

Ginecologia
Enrique Remartínez Escobar - Carmen Kraemer Muñoz

Disfunção erétil
Juan Pablo Niedmann

Escroto
Antonio Talegón Meléndez

Sistema musculoesquelético
Ángel Bueno Horcajadas - Esperanza Naredo Sánchez

Padrões de fluxo na angiogênese e utilidade não vascular do Doppler
Adriana Rave Salinas - Véronique Barois


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir



Clique aqui para entrar



RSNA News


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História: CHARLES T. DOTTER

Radiologista americano nascido em Boston, Massachusetts (1920-1985). Estudou medicina e radiologia na Cornell University, onde trabalhou como parte da equipe entre 1950 e 1952. Mais tarde, foi Professor e Chairman de Radiologia da University of Oregon Medical School durante 33 anos até sua morte.

Dr. Dotter é considerado um dos pais da radiologia intervencionista. Começou modificando a técnica de Seldinger para fins terapêuticos; descreveu, juntamente com seu assistente Melvin P. Judkins a angioplastia percutânea transluminal , em 1964, no artigo: “Transluminal treatment of arteriosclerotic obstruction. Description of a new technique and a preliminary report of its applications” , que apareceu na revista Circulation; técnica que, recebida com ceticismo nos Estados Unidos, foi rapidamente aceita na Europa.

O aspecto terapêutico da técnica de Seldinger logo representou uma revolução na medicina: a realização simultânea de um procedimento diagnóstico e terapêutico diminuia consideravelmente os riscos e permanência do paciente, eliminando a necessidade de procedimentos cirúrgicos agressivos e reduzindo custos.

Também desenvolveu a biópsia hepática por via jugular, inicialmente em modelos animais e, posteriormente, em 1973 em seres humanos. Foi também um pioneiro nas técnicas fibrinólise de baixa dose com e injeção de estreptoquinase diretamente no trombo, sendo também quem introduziu o conceito de "stent arterial", colocando-o primeiro na artéria femoral de um cão.

O trabalho pioneiro e a visão de Charles Dotter é refletido em quatro medalhas de ouro em radiologia e, em 1978, foi indicado para o Prêmio Nobel de Medicina.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR


Criação da Federação Mundial de Radiologia Pediátrica (WFPI)

Dra. María Inés
Boechat

Reunidos no mês de maio deste ano em Londres, os líderes das diferentes sociedades internacionais regionais de Radiologia Pediátrica formaram a Federação Mundial de Radiologia Pediátrica WFPI , uma organização que tem como objetivo quebrar as barreiras para atingir, globalmente, que todas as crianças possam ter acesso ao diagnóstico por imagem de qualidade.

Focando no fornecimento de educação, a criação de padrões que promovam a boa prática radiológica e a implementação de guias de referências apropriadas, a Federação trabalhará para que os pacientes pediátricos e em especial aqueles das regiões em desenvolvimento ou afetados por conflitos bélicos tenham um diagnóstico seguro e apropriado.

As Organizações fundadoras da WFPI incluem a Sociedade de Radiologia Pediátrica da Ásia e Oceania (AOSPR), a Sociedade Europeia de Radiologia Pediátrica (ESPR) , a Sociedade Latino-americana de Radiologia Pediátrica ( SLARP) e a Sociedade de Radiologia Pediátrica da América do Norte. Os membros fundadores incluem os Dres Maria Ines Boechat,Dorothy Bulas, Pedro Daltro, Gloria Soto, Goya Enriquez, In-One Kim, Catherine Owens e David Springer.


Congresso da SAUMB 2011

De 7 a 09 de julho foi realizado no Centro de Convenções da Universidade Católica de Buenos Aires o III SIMPÓSIO MULTIDISCIPLINAR da Sociedade Argentina de Ultrassom em Medicina e Biologia (SAUMB).

O evento, muito bem organizado, teve um grande número de participantes e vários convidados nacionais e internacionais entre os quais estavam Daniel Caficci, Renato Ximenes, Jader Cruz, Jorge Ortega, Arturo Galindo, Mirta Lanfranchi, Miguel Lo Vuolo, Cecilia Hernandez, Sylvia Moguillansky, Mariela Tolibia e o Dr. Stuart Campbell, um dos ícones mundiais da ultrassonografia e autor das tabelas ecosonográficas para medir os diâmetros bi parietais e a circunferência abdominal.

Em representação do CIR participamos como oradores a Dra. Gloria Soto (Vice-presidente), Dr. Pedro Unshelm (Secretário) e o Dr. Miguel Stoopen Editor fundador do NOTiCIR.

Todos os professores estrangeiros fomos gentilmente nomeados pela Junta Diretiva como Membros Honorários da SAUMB.


Dr. Pedro Unshelm, Dr. Miguel Stoopen, Dra. Verónique Barois, Dr. Stuart Campbell.


Membro Honorário da RSNA 2011

Do NOTiCIR queremos transmitir nossos mais sinceros parabéns ao Dr. Ricardo García Mónaco, Ex-Presidente do Colégio Interamericano de Radiologia e da Sociedade Argentina de Radiologia e atual tesoureiro da ISR por ter sido nomeado Membro Honorário da RSNA 2011.

Parabéns!


Nossos leitores opinam

Caros amigos do NOTiCIR:

Eu gostaria de parabenizar vocês pela impecável apresentação e pelas informações das notícias do CIR. É para mim uma honra fazer parte dos docentes convidados.

Muitíssimo obrigada por me levar em consideração.
Recebam um afetuoso e fraternal abraço.


Dra. Mirta Lanfranchi
Buenos Aires
Argentina


Programa de Professor visitante do CIR

 
INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx
www.webcir.org



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011