¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Dr. Oswaldo Ramos, presidente do CIR.
Sr. Bill Clinton,
Ex presidente USA.

Rumo ao Norte

Temos percorrido toda a América Latina com o entusiasmo de promover o nosso último compromisso, a fim de apresentar nossas experiências acadêmicas quanto à imagem Oncológica, para isso, temos concebido um programa de alto nível para expositores representativos e de carreira destacada. Nosso encontro será na cidade de Chicago durante o congresso anual da Sociedade Radiológica da América do Norte RSNA, no sábado 26 de novembro deste ano, após das 13 horas.

Desejamos muito ter um número significativo de participantes de todos os países membros do Colégio Interamericano de Radiologia CIR. A presença numerosa de todos vocês, tornará evidente o interesse por ampliar a participação da América Latina nos programas da RSNA no futuro.

É preciso destacar um fato importante: o idioma será o espanhol, por isso se torna em um compromisso maior ainda. Queremos integrar os médicos residentes da Pós-Graduação, que são as novas gerações, para que tudo aquilo que for experimentado e obtido na sessão e dias subseguintes da RSNA seja transmitido para todas as regiões do CIR.

Gostaria de salientar o apoio e suporte da RSNA.

Nossa meta é orientada para o norte; será uma honra compartilhar com os Drs. Miguel Stoopen e Pablo Ros como moderadores, bem como com os expositores: Dr. Juan Spina,(Argentina),Dr. Miguel Angel Pinochet (Chile),Dr. José Luis Criales-Cortés(México),Dr. Luis Martí Bonmatti,(Espanha), Dr. Adilson Prando ( Brasil), Dr. Pedro Unshelm Báez ( Venezuela) e Dr. Jorge Soto ( Colômbia). Será uma sessão histórica para o CIR e para a RSNA. Esperamos que vocês e todas nossas sociedades amigas possam agendar o evento para estar presentes entre todos os representantes e membros da Radiologia Intercontinental do CIR.

O programa da sessão está disponível no webcir.org da sociedade.
Contamos com você.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR

Sessão CIR@RSNA em ESPANHOL

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro de 2011
1.00 pm às 5:00 pm

Tema:
Imagen Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha, apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”

Para ver o Programa, clique aqui


Sétimo Livro da Série Avanços

Doppler
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços no Diagnóstico por Imagens - CIR
A atualização nos principais assuntos de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dra. Véronique Barois
Dr. Antonio Talegón Meléndez

©2011 - Ediciones Journal
ISBN13: 978-987-1259-52-6
216 páginas - com Imagens e Ilustrações em cores.
Encadernação Francesa- Formato 26 x 18 cm.

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar


Doppler é o sétimo livro da série Avanços em Diagnóstico por Imagem publicada pelo Colégio Interamericano de Radiologia desde 2008, cujo principal objetivo é divulgar as atualizações mais recentes para as diversas áreas da radiologia em espanhol.

Os volumes anteriores da série foram dedicados a órgãos ou sistemas específicos como o fígado, o tórax ou ao sistema músculo-esquelético, e a área de Neurorradiologia que, nos últimos anos tem vários e valiosos procedimentos imagem.

O diagnóstico vascular não invasivo mediante Doppler é um dos mais usados e aceitos na América Latina e na Iberoamérica, e por esta razão decidimos dedicar este volume para o uso dessa importante modalidade.


Conteúdo desta Obra:

Otimização da utilização do Doppler
Rafael Pérez Arangüena - Teresa Fontanilla Echeveste

Artérias carótidas e vertebrais
Véronique Barois - Miguel E. Stoopen

Fígado
Concepción Bru - Annalisa Bezigotti - María Á. García-Criado

Aorta e artérias do trato digestivo
Tomás Ripollés - María J. Martínez

Rim transplantado
Paulina Bezaury Rivas

Hipertensão renovascular
Eric Kimura Hayama

Artérias das extremidades inferiores
Luis F. Uriza Carrasco

Trombose e insuficiência venosa dos membros inferiores
Claudia Cejas - Marco Caballero

Obstetrícia
Daniel Cafici

Ginecologia
Enrique Remartínez Escobar - Carmen Kraemer Muñoz

Disfunção erétil
Juan Pablo Niedmann

Escroto
Antonio Talegón Meléndez

Sistema musculoesquelético
Ángel Bueno Horcajadas - Esperanza Naredo Sánchez

Padrões de fluxo na angiogênese e utilidade não vascular do Doppler
Adriana Rave Salinas - Véronique Barois


Crítica do livro | Dra. Paola Paolinelli Grunert

Avanços no Diagnóstico por Imagens: DOPPLER
Vários autores

Editores: M. Stoopen - R. García Mónaco
Editores convidados: Verónique Barois, Antonio Talegón Meléndez

Série Avanços em Diagnóstico por Imagens, Colégio Interamericano de Radiologia
Ediciones Journal 2008. ISBN978-987-1259-52-6 190 páginas

Continuando a série de livros temáticos, o CIR apresenta este ano, "Doppler", um livro que expõe de forma clara e concisa os principais tópicos ligados ao tema.

O texto está bem organizado, fácil de ler e ótimas fotos. Abrange, de forma didática, temas muito necessários que todos os radiologistas precisam para realizar estes testes. Nele fica demonstrado que o Doppler é uma técnica de conceitos claros e objetivos que não devemos "temer’.

Ele começa com o capítulo "Otimização do uso do Doppler", em que simplifica brilhantemente, uma teoria que pode ser maçante, levando à prática e um entendimento fácil, sem aprofundar em conceitos físicos complexos. Deste modo são entregues princípios que nos permitem compreender todas as aplicações do Doppler, além de descrever as dicas importantes para um exame adequado.

O capítulo sobre "Artérias Carótidas e Vertebrais", tem destaque pela clareza em que os conceitos são expostos, abrangendo todas as informações necessárias da patologia estenosante, a classificação das placas, a avaliação pós-tratamento e as artérias vertebrais.

Os capítulos “Aorta e Artérias do aparelho digestivo”, “Arterial de extremidades inferiores”, “Hipertensão renovascular”, “Disfunção erétil” “Ginecologia”, “Obstetrícia”, “Escroto”, e “Rim transplantado” são entregues de forma extraordinária, completa e de conceitos fisiopatológicos fáceis de entender; valores normais, técnicas de estudo e critérios diagnósticos das patologias mais frequentes. O capítulo dedicado ao rim transplantado, também é de destaque pela revisão muito completa do tema.

O capítulo do "Fígado" destaca o estudo da hipertensão portal, tumores hepáticos e da utilização de meios de contraste e transplante, fornecendo informações completas sobre os temas.

O capítulo "Trombose” e “Insuficiência venosa dos membros inferiores" fornece informações claras sobre as patologias venosas mais prevalentes, destacando a evolução da trombo e a fisiopatologia da insuficiência.

Menção especial para os capítulos de "Sistema músculo-esquelético" e "Padrões de fluxo na angiogênese e utilidade não vascular do Doppler, que significa uma grande contribuição nas aplicações do Doppler em áreas menos utilizadas, expondo os temas de forma brilhante.

Em suma, é um livro altamente recomendável, de fácil leitura, conceitos claros e precisos.
Muito obrigada por esta grande contribuição.


Dra. Paola Paolinelli Grunert
Departamento por Imagens Clínica Las Condes
Professor Adido Universidade do Chile


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir



Clique aqui para entrar



RSNA News


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História: SVEN-IVAR SELDINGER

Radiologista, nascido em Dalecarlia pequena província no norte da Suécia (1921-1998). Formado em Medicina no Karolinska Institute, em 1948, iniciou sua formação na área de radiologia, em 1950.

Seldinger desenvolveu a excelente ideia de sua nova técnica, em 1952, quando ele era um residente no Karolinska Institute, onde ele provou através de experimentos em fantom a utilidade de acessar as diferentes artérias do organismo através da abordagem femoral, usando as artérias renais e as paratireoides como exemplo.

Em 1953, o Dr. Seldinger publica na Acta Radiológica seu artigo: ”Catheter replacement of the needle in percutaneous arteriography; a new technique” no qual ele apresenta a descrição de uma nova técnica de abordagem percutânea para arteriografia.

O equipamento necessário para realizá-la inclui apenas a bainha da agulha de punção, um guia metálico e um cateter pré-formado. Através de uma simples punção ganha acesso a qualquer área através do sistema cardiovascular, utilizando imagens de fluoroscopia ou imagens radiológicas.

Dr. Seldinger aplicou inicialmente sua técnica na localização de patologia tumoral por meio de arteriografia, bem como na realização de exames angiográficos renais seletivos, também utilizado para estudos e venografia portal e colangiografia trans-hepática percutânea.

Ele defendeu sua tese de doutorado: “Percutaneous transhepactic cholangiography” em 1966.

Com base no trabalho inicial de Seldinger, Charles Dotter e Andreas Gruntzig desenvolveram a angioplastia transluminal percutânea.

A simplicidade da técnica de Seldinger, agulha, guia e cateter continua revolucionando o campo da radiologia, com amplas aplicações não só na área da radiologia intervencionista, mas também em outras áreas médicas, tais como urologia, anestesia e medicina intensiva.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR


Convênio CIR-FLAUS

FOI ASSINADO O CONVÊNIO DE COOPERAÇÃO RECÍPROCA ENTRE A FEDERAÇÃO LATINO-AMERICANA DE SOCIEDADES DE ULTRA-SOM EM MEDICINA E BIOLOGIA (FLAUS) E O COLÉGIO AMERICANO DE RADIOLOGIA (CIR).

Em um evento de grande importância para a imagenologia da América Latina, especialmente na área de ultra-som, o CIR e a FLAUS através dos respectivos presidentes Dr. Oswaldo Ramos e Dr. Raúl Sánchez e com aprovação pela maioria de ambas as juntas diretivas, acordam a assinatura do presente convênio observando que o principal objetivo é a cooperação recíproca, voltada principalmente para a promoção de congressos,jornadas, simpósios, cursos de aperfeiçoamento e oficinas em diversas áreas relevantes para o ultra-som e Doppler, bem como palestras e formação profissional dos membros de ambas as instituições.

Cabe ressaltar que a FLAUS, fundada em 1983 é a organização mais importante na área de Ultra-som na América Latina e a representante do nosso continente na World Federation Ultrasound in Medicine and Biology (WFUMB).

Dr. Oswaldo Ramos, Presidente do CIR.
Dr. Raúl Sánchez, Presidente da FLAUS.
Dr. Ramón Bataglia, Presidente eleito da FLAUS.
Dr. Pedro Unshelm, Editor de NOTiCIR.
Dr. Raúl Sánchez, Presidente da FLAUS.

Programa de Professor visitante do CIR

 
INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx
www.webcir.org



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011

Realizado pelo Departamento de Educação Eletrônica do CIR
Acesso livre e gratuito
Cadastre-se já através do website
www.radiologiavirtual.org