¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Avanços no Diagnóstico por Imagem

Há sete dias em uma semana, sete cores tem o arco-íris, sete pecados capitais e sete publicações na série Avanços no Diagnóstico por Imagens do Colégio Interamericano de Radiologia. CIR, conjuntamente com Ediciones Journal e a direção dos doutores Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco que permitiram a actualização dos temas da especialidade. Recentemente tem sido apresentado no marco do XV Curso Ver Imagens em Veracruz México, a última edição da qual são Editores convidados Véronique Barois e Antonio Talegón Meléndez, representando o número perfeito desta série, a sétima publicação, é por isso que eu quero enfatizar sua importância e o impacto atual como um meio de referência de atualização para os radiologistas hispano-falantes com autores e editoras de altos níveis acadêmicos, que demonstra, além disso, o conveniente desta iniciativa na área de publicações.O tema abordado foi Doppler, com apresentação elegante, inovadora, capítulos bem organizados, desenvolvida com imagens nítidas, em cores, demonstrando a importância do Doppler na prática diária dos imaginologistas. Certamente será de grande ajuda para os especialistas que desejam atualizar nesse tema importante.

É com muito prazer que recebemos a sétima publicação desta série Avanços no Diagnóstico por Imagens, agradecendo a Ediciones Journal e Aníbal Ilguisonis sua confianza e aos Dres. Miguel Stoopen e Ricardo García Mónaco pelo esforço na consolidação de uma série que veio para ficar e proporcionar sem restrições o melhor da radiología intercontinental.

Sejamos nós "Eco Doppler" da divulgação desta publicação.
Saudões.

Dr. Oswaldo Ramos.
Presidente do CIR

Sessão CIR@RSNA em ESPANHOL

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro de 2011
1.00 pm às 5:00 pm

Tema:
Imagen Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha, apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”

Para ver o Programa, clique aqui


Sétimo Livro da Série Avanços

Doppler
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços no Diagnóstico por Imagens - CIR
A atualização nos principais assuntos de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dra. Véronique Barois
Dr. Antonio Talegón Meléndez

©2011 - Ediciones Journal
ISBN13: 978-987-1259-52-6
216 páginas - com Imagens e Ilustrações em cores.
Encadernação Francesa- Formato 26 x 18 cm.

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Doppler é o sétimo livro da série Avanços em Diagnóstico por Imagem publicada pelo Colégio Interamericano de Radiologia desde 2008, cujo principal objetivo é divulgar as atualizações mais recentes para as diversas áreas da radiologia em espanhol.

Os volumes anteriores da série foram dedicados a órgãos ou sistemas específicos como o fígado, o tórax ou ao sistema músculo-esquelético, e a área de Neurorradiologia que, nos últimos anos tem vários e valiosos procedimentos imagem.

O chamado "efeito Doppler" foi proposto em 1842 pelo astrofísico austríaco Christian Doppler, em um tratado onde o relacionava com o movimento das estrelas. A partir de então, o Doppler tem sido aplicado com sucesso não só na medicina, mas também na astronomia, radar, acústica submarina e física. A crescente utilização da ecografia e do Doppler no Diagnóstico por Imagens deve-se ao fato de ser um procedimento não invasivo, não utiliza radiação ionizante, é acessível e de custo relativamente baixo.

O diagnóstico vascular não invasivo mediante Doppler é um dos mais usados e aceitos na América Latina e na Iberoamérica, e por esta razão decidimos dedicar este volume para o uso dessa importante modalidade.


Conteúdo desta Obra:

Otimização da utilização do Doppler
Rafael Pérez Arangüena - Teresa Fontanilla Echeveste

Artérias carótidas e vertebrais
Véronique Barois - Miguel E. Stoopen

Fígado
Concepción Bru - Annalisa Bezigotti - María Á. García-Criado

Aorta e artérias do trato digestivo
Tomás Ripollés - María J. Martínez

Rim transplantado
Paulina Bezaury Rivas

Hipertensão renovascular
Eric Kimura Hayama

Artérias das extremidades inferiores
Luis F. Uriza Carrasco

Trombose e insuficiência venosa dos membros inferiores
Claudia Cejas - Marco Caballero

Obstetrícia
Daniel Cafici

Ginecologia
Enrique Remartínez Escobar - Carmen Kraemer Muñoz

Disfunção erétil
Juan Pablo Niedmann

Escroto
Antonio Talegón Meléndez

Sistema musculoesquelético
Ángel Bueno Horcajadas - Esperanza Naredo Sánchez

Padrões de fluxo na angiogênese e utilidade não vascular do Doppler
Adriana Rave Salinas - Véronique Barois


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir



Clique aqui para entrar



RSNA News


Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História: ANTONIO EGAS MONIZ

Psiquiatra, neurocirurgião e diplomata português, um pioneiro no campo da angiografia cerebral (Avanca distrito de Aveiro, 1874-Lisboa, 1955). Nascido em uma família aristocrata rural, com o nome de Antonio Caetano de Abreu Freire, a seu sobrenome adicionam-se Egas Moniz, porque a família era descendente em linha direta de Egas Moniz, que tinha sido tutor do rei Afonso I de Portugal (1109-1185).

Estudou medicina na Universidade de Coimbra, com especialização em neurologia em Bordeaux e Paris. Ingressou como professor no Departamento de Neurologia, da Universidade de Coimbra em 1902, combinando sua atividade profissional com a política.

Posteriormente desempenhou atividades na Universidade de Lisboa, como Professor de Neurologia, a partir de 1911.

Foi embaixador de Portugal em Madrid (1917) e Ministro de Assuntos Estrangeiros (1918).

Ele é considerado o inventor da lobotomia, desempenhando um papel de liderança no desenvolvimento da angiografia cerebral.

Em 1927 ele publicou suas primeiras experiências na angiografia cerebral: “L’, encephalographie artérielle. Son importance, dans la localisation des tumeurs cérébrales” (Revue de Neurologie, Vol I, pp 48-72, 1927); uma técnica que permite a visualização dos vasos dentro e em torno das estruturas cerebrais, que foi um instrumento valioso para o diagnóstico e planejamento de uma cirurgia no cérebro, contribuindo para seu desenvolvimento e às diferenças mediante inúmeras publicações. Por essa razão, ele foi duas vezes indicado ao Prêmio Nobel.

Desempenhou o cargo de Presidente da Sociedade Espanhola de Neurocirurgia, a segunda no mundo após os EUA.

Foi o primeiro português galardoado com o Prêmio Nobel, recebendo em 1949 para Medicina pelo seu trabalho sobre o valor terapêutico da leucotomia em determinadas psicoses, conjuntamente com o neurologista suíço Walter Rudolf Hess.

Dr. Luis Ros Mendoza
Editor Associado


Nossos Bolsistas opinam

COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA –CIR–
Com minha maior consideração:

Venho por este meio fazer um agradecimento especial aos membros do CIR pela bolsa de estudo recebida para participar do Congresso Europeu de Radiologia, realizado em março deste ano, em Viena, Áustria.

A participação no Congresso de notável magnitude, foi uma experiência inestimável em termos de aprendizagem,possibilidade de interagir com colegas estrangeiros, bem como para compartilhar e participar nas diferentes palestras que foram apresentadas.

Aproveito esta oportunidade para parabenizá-lo pelo trabalho que fazem e pelo incentivo que significa que para os profissionais que estamos nos formando, a oportunidade de assistir a esses eventos com as bolsas que concedem.

Reitero minha profunda gratidão e minhas saudações para vocês.
Atenciosamente.

María Celeste Cravero
Diagnóstico por Imagens
Hospital Italiano de Buenos Aires

Argentina


Programa de Professor visitante do CIR



INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx
www.cir-radiologia.org


O CIR nas JPR

Os Dres. Oswaldo Ramos e Gloria Soto Presidente e Presidente eleito do CIR, atendendo a gentileza do convite da junta diretiva da SPR, estiveram presentes nas Jornadas Paulistas de Radiologia efetuadas de 28 de abril à 1 de maio de 2011 em São Paulo Brasil. O Orador de ordem foi O Presidente eleito da RSNA George Bisset e o Presidente Honorário Dr. Leonard Berstnein.

Dra. Dolores Bustelo, Dr. George Bisset, Dr. Leonard Bersntein e sua esposa, e Dr. Oswaldo Ramos presidente do CIR.
Dr. Oswaldo Ramos, Dra. Gloria Soto, Sra. Paula Grisales e Dr. Jaime Madrid.

Dez horas com o Dr. César Pedrosa

No marco do congresso “VER IMÁGENES 2011” efetuado na cidade de Veracruz, México realizou-se a apresentação de 10 HORAS COM O DR. CESAR PEDROSA quem doou através do Dr. Jorge Herrera Cantillo e da SVRI um CD Atlas de Anatomia do Tórax que será enviado para todas as sociedades membros do CIR.

O evento também contou com a presença de várias personalidades da radiologia latinoamericana como o Dr. Oswaldo Ramos, presidente do CIR quem fez uma apresentação de nossa instituição, o Dr Miguel Stoopen, editor fundador de NOTiCIR e com múltiplos representantes das Sociedades Cubana, Venezuelana, Argentina e Mexicana de Radiologia.

Dr. Hierro, Cuba. Dr. Allende, Cuba. Dra. Barois, Mexico. Dr. Cuevas, Presidente SVRI. Dr. Pedrosa, Espanha. Dr. Ramos, Venezuela. Dr. Stoopen, México.
Dr. Oswaldo Ramos durante sua apresentação.


Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011

Realizado pelo Departamento de Educação Eletrônica do CIR
Acesso livre e gratuito
Cadastre-se já através do website
www.radiologiavirtual.org