¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Guias de Proteção Radiológica

Atualmente é necessário o uso adequado das explorações no diagnóstico por imagens, não apenas aumentou esse método, mas também é maior a escolha quanto às opções no que tange à tecnologia; portanto, deve ser indicada com critérios válidos no diagnóstico e monitoramento da doença com base científica, que garanta a segurança.

Para isso foram concebidos guias de referência, algoritmos e critérios para o uso adequado da radiologia na prática clínica. A Organização Mundial da Saúde (OMS), a rede Internacional de Qualidade em Radiologia (IRQN) em conjunto com organismos internacionais, incluindo o CIR, estabeleceram um guia de referência de segurança radiológica, razão pela qual convidamos todas as sociedades a participar como membros pertencentes a uma proteção radiológica apropriada e adequada em benefício da comunidade, bem como a prosseguir e promover as diretrizes estabelecidas para o efeito. É um trabalho em equipe com a participação das principais organizações internacionais.

Vocês podem nos contatar para enviar material e contatos para evitar a radiação desnecessária em benefício de nossa comunidade.

Dr. Oswaldo Ramos.
Presidente do CIR

Sétimo Livro da Série Avanços

Doppler

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dra. Véronique Barois
Dr. Antonio Talegón Meléndez


Edições Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Autores do CIR

PET/CT EN ONCOLOGIA

Autor Luis Felipe Colmenter
País Venezuela
Editorial AMOLCA


Mais informações, clique aqui

Sessão Especial CIR@RSNA EM ESPANHOL em Chicago

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro 2011
1.00 pm a 5:00 pm

Tema:
Imagem Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”


Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir



Clique aqui para entrar



RSNA News


Convidamos os leitores de NOT i CIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História: JEAN A. SICARD E JACQUES FORESTIER

Jean A. Sicard foi um eminente neurologista francês, nascido em Marselha (1872-1929), juntamente com Jacques Forestier, internista francês, considerado um pioneiro no campo da Reumatologia (1890-1978) introduziu o lipiodol como agente de contraste radiológico.

Sicard estudou medicina em Marselha e em Paris, obtendo seu doutorado em 1899, sendo nomeado chefe do serviço do Hospital Necker em 1910. Forestier estudou em Paris, desempenhando sua atividade no Hospital Cochin. Ele foi o fundador da Sociedade Francesa de Reumatologia em 1928.

O lipiodol é um óleo iodado procedente de sementes de papoula, cuja utilização como agente de contraste positivo para mielografia foi descrita por Sicard e Forestier em 1921, em seu artigo: “Méthode radiographique d,exploration de la cavité épidurale par la Lipiodol” ( Rev. Neurol. 1921, 37: 1264-66).

Forestier tinha observado que quando o lipiodol era administrado por via intramuscular a área de injeção tornava-se radiopaca, o que levou à conclusão de que esse fenômeno poderia ser útil para fins de diagnóstico. Guiado por seu professor, Jean Sicard, mostrou que este composto agia como um excelente agente de contraste radiológico, quando administrado no canal espinhal.

Este procedimento proporcionava um melhor contraste e uma interpretação mais simples que a mielografia com ar, recentemente descrita para a demonstração dos tumores espinhais, pelo qual inicialmente foi considerado com interesse, mas logo comprovou-se que estava associado com irritação meníngea, além disso, a viscosidade do lipiodol poderia produzir falsos defeitos de repleção e fazia difícial sua remoção completa, por isso deixou de ser usado na década de 1930.

Sicard e Forestier, também foram pioneiros no uso de lipiodol no estudo radiológico da árvore traqueobrônquica, publicando em 1924 suas primeiras experiências.

Sicard é creditado com a descoberta do método esclerosante para o tratamento de varizes por injeção de salicilato de sódio,bem como o desenvolvimento da pneumoencefalografia. Forestier é lembrado pela introdução de sais de ouro no tratamento da artrite reumatoide, bem como por suas descrições da polimialgia reumática e da hiperostose idiopática difusa.

Dr Luis Ros Mendoza
Editor Associado


Nossos Bolsistas opinam

Caros colegas e residentes de pós-graduação:

O CIR ,por muitos anos, tem proporcionado a possibilidade de opção para bolsas para congressos. Em março de 2011, eu assisti ao ECR junto a outro grupo de jovens radiologistas da região.

A Sociedade Europeia de Radiologia tem vindo crescendo muito e isso é evidenciado pela presença de pessoas de diferentes países. As bolsas do CIR geralmente incluem só a inscrição, no caso do ECR oferece hospedagem, transporte público e café da manhã.

No congresso foi promovida a globalização da informação, com uma variada programação científica de excelente qualidade, cursos de atualização e oficinas de hands-on, (eu particularmente, aproveitei as sessões de ultrassom músculo-esquelético com o Dr. Martinoli da Itália , mas havia muitos outros especialistas).

Este ano houve sessões especiais de ESR reuniões Irã, França e Brasil. A RSNA também teve suas palestras e até desfrutamos de breaks musicais.

Eu convido vocês a solicitar as bolsas no escritório no México cir.admin@servimed.com.mx.

Parabenizo o CIR tanto as juntas diretivas anteriores por estas ideias, e à Diretoria atual por mantê-las e espero que continuem surgindo opções para todos.

Dr. Nicolás Maza Tousaint
Venezuela


Programa de Professor visitante do CIR



INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado.
As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx
www.cir-radiologia.org



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


2011
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx