¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Integração e Globalização

Uma das linhas estratégicas do Colégio Interamericano tem sido a Educação e a promoção de eventos com um alto sentido de excelência, com a participação de professores nos diversos eventos dos países membros: o México, Nicarágua, Argentina, Colômbia, Guatemala, Venezuela, Panamá e Equador, que têm sido beneficiados mediante esta atividade, permitindo, além disso, a participação através de inscrições de cortesia. Portanto, convidamos vocês a revisar o link de eventos para agendar sua participação, dado que Congressos de elevada atividade científica são preparados com muita frequência.

Também é importante destacar os inúmeros pedidos recebidos pelo CIR para patrocínio em diferentes eventos no diagnóstico por imagem, realizados em diferentes países, fazendo de nós uma referência obrigada do ponto de vista gremial e acadêmico.

Compreende também os alunos de bolsas de pós-graduação por meio de acordos de participação no Congresso Europeu de Radiologia realizado em Viena, Áustria, recentemente. Convidamos os coordenadores de Pós Graduação a estar atentos para esses benefícios em prol da excelência acadêmica. É importante já que esta oferta, realizada pela ESR, será imitada pelos membros do CIR para abranger os residentes em todas as atividades científicas.

Nunca é suficiente o que podemos fazer em prol da educação científica; devemos ser proativos e participar no maior número de eventos que permitam a transferência de conhecimento e de formação de talentos com o objetivo único da excelência em radiologia.

Queremos que sejam muitas as oportunidades de nos encontrarmos para participar de palestras, compartilhar experiências, promover laços de solidariedade entre os países membros e para conhecer nossas culturas; contamos para isso uma variada e colorida amostra. Orgulhosos disso, queremos que a bandeira do CIR percorra todo o nosso território e contar em cada evento com as notas de nosso hino, que nos identifica e nos une com um único objetivo: a excelência da Radiologia Intercontinental.

Bem-vindos ao CIR!

Dr. Oswaldo Ramos.
Presidente do CIR

CIR RSNA em espanhol


Oswaldo Ramos, Presidente CIR; George Bisset Presidente Eleito RSNA e Mark Watson, Diretor Executivo RSNA durante o congresso da SMRI onde foi confirmado o CIR RSNA em espanhol.
1ª SESSÃO DE RADIOLOGIA CIR EM ESPANHOL NA RSNA 2011


Durante o Congresso da Sociedade Mexicana de Radiologia (SMRI) o Dr George Bisset e Mark Watson, Presidente eleito e Diretor Executivo respectivamente da RSNA informaram que foi aceita a participação do CIR para o próximo sábado 26 de novembro com uma sessão em espanhol. Agende já a participação necessária para seu sucesso. Assistiremos todos os países membros. CIR RSNA EM ESPANHOL 2011. Poderemos compartilhar em Chicago um evento CIR.

Dr. Oswaldo Ramos y el Dr. Burton Drayer, presidente de RSNA en el marco del Congreso de la ESR.

Sexto Livro da Série Avanços

ULTRASOM PEDIÁTRICO

Editores Dr Miguel Stoopen
 Dr Ricardo García Mónaco
Editora InvitadaDra Gloria Soto G


Editorial Journal


Autores do CIR

AUTORES EDITADA PELA SOCIEDADE ARGENTINA DE RADIOLOGIA
BUENOS AIRES ARGENTINA
TELEFAX 54-11 48155444
E MAIL: secretaria@sar.org.ar
www.sar.org.ar

HINO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA CIR POR: JUNTA DIRETIVA 2010-2012

Um feixe de luz
Atravessou a delicada mão
Conseguindo assim a imagem
que em negativo desenhou

Nasce assim a radiologia
A mais importante ferramenta
Da ciencia da medicina

Cir cir cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
Ciência e atualidade
Juntando-nos pelo mundo, ajudando os demais

Evolução
De preto e branco
Mudamos detalhes admiráveis
impossíveis de imaginar
E alguma doença em nosso corpo revelar

Agora é a imagenologia
A mais importante especialidade na medicina

Cir Cir Cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
São ciência e atualidade
que nos juntam pelo mundo, ajudando os demais

Espanha, Canadá, Estados Unidos, México, Guatemala,
Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, Cuba,
Venezuela, Colômbia, Argentina, Equador, Bolívia,
Panamá, República Dominica, Brasil, Chile, Uruguai,

El Salvador, Peru, Portugal.
Cada membro no Colégio
Espelha o olho clínico profissional
Confiamos no especialista
Para ajudar tanta gente com vontade de sarar

Lembremos que a medicina
Deus criou para o mundo salvar
Nós somos essa esperança

Cir Cir Cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
São ciência e atualidade
que nos juntam pelo mundo, ajudando os demais
Ajudando os demais
Ajudando os demais.

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir



Clique aqui para entrar



RSNA News


Convidamos os leitores de NOT i CIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição. Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História: ALEXANDER VON LICHTENBERG

Eminente urologista (Budapeste, 1880-México, 1949), é considerado o criador da radiologia de diagnóstico urológico com Friedrich Voelcker.

Estudou medicina em sua cidade natal, mudou-se para Heidelberg (Alemanha) para completar sua formação, lá ele conheceu Voelcker e começou no início da cirurgia geniturinária.

Em 1906, descreveu pielografia retrógrada, acolhida inicialmente com algum ceticismo, como houve um caso fatal e as imagens não eram de boa qualidade; com a melhoria dos meios de contraste e o aperfeiçoamento da técnica radiológica, acabou se consolidando como uma técnica muito útil pela capacidade de diagnóstico para otimizar as indicações cirúrgicas.

Em 1920 muda-se para Berlim e com Binz e Swick desenvolvem uroselectan, composto iodado de toxicidade relativamente baixa, que usado por via intravenosa proporciona as primeiras imagens dos rins e das vias excretoras.

Pouco tempo depois os progressos atingidos na urografia excretora, bem como a construção da maior unidade urológica da Europa (250 camas), no Hospital Católico de St. Hedwig's , em Berlim, cimentaram a reputação de Von Lichenberg, que defendia uma “urologia funcional”, menos agressiva, com uma cirurgia "conservadora", possível pela capacidade diagnóstica da urografia excretora.

Também impulsionou importantes progressos em endoscopia urológica, desenvolvendo cisto-retoscópios com novas técnicas ópticas para proporcionar uma melhor visão.

Presidiu em 1928 o VIII Congresso da Sociedade Alemã de Urologia. Seu livro: "Manual de Urologia" desempenhou um papel fundamental para que a urologia fosse considerada como uma especialidade no país, fornecendo uma visão de conjunto dos diferentes aspectos da disciplina.

A chegada ao poder do Partido Nazista e com ela a intervenção do governo em todas as organizações e associações, também afetou a Sociedade Alemã de Urologia. O Professor Von Lichtenberg, de origem judaica, foi destituído de seu cargo acadêmico, foi obrigado a emigrar para Budapeste com sua família e depois para o México, onde morreu em 1949.

Dr Luis Ros Mendoza
Editor Associado


INFORMAÇÕES PARA JOVENS RADIOLOGISTAS

RSNA Introduction to Research for International Young Academics
Sunday, November 27 – Thursday, December 1, 2011
McCormick Place, Chicago


Since 2000, the Radiological Society of North America (RSNA) has supported international radiologic education through the RSNA Introduction to Research for International Young Academics Program.

The focus of this program is to encourage young radiologists from countries outside the United States and Canada to pursue careers in academic radiology. The program consists of a special seminar that is held during the RSNA Scientific Assembly and Annual Meeting.

     
Mais informações
clicar aqui

Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


2011
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx