¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


1 ª SESSÃO DE RADIOLOGIA CIR EM ESPANHOL NO RSNA 2011
26 DE NOVEMBRO DE 2011, NA TARDE DAS 14:00 às 17:30 h
AGENDE JÁ, FAÇA O PLANEJAMENTO DE SUA PARTICIPAÇÃO

O Colégio Interamericano de Radiologia com visão de futuro e crescimento tem solicitado sua participação na próxima reunião do RSNA 2011 com sessão de palestras em espanhol, que foi aceita. Uma conquista significativa que mostra o desenvolvimento da especialidade dos países membros representa também um desafio, portanto uma das premissas atuais é participação. Esta sessão constitui outra oportunidade para nos reunir e trocar experiências científicas.Temos o dever de assistir e sermos um número significativo de representantes de todos os países membros e do papel destacado de nossa especialidade.

É um grande momento, porque sendo em língua espanhola, não temos a barreira da língua tanto para os professores como para às pessoas assistentes para mostrar nossas atividades clínicas e educacionais que acontecem em todo o nosso território.

O crescimento tecnológico é evidente em nossos países. Atualmente foram incorporados equipamentos de ponta em todas as modalidades, Ultrassom, Raio X, Mamografia, Densitometria óssea, Tomografia computadorizada multicorte, Imagens de Ressonância Magnética, Tomografia por Emissão de Positrçoes, todas elas, na maioria em formato digital e telerradiologia, bem como da formação acadêmica e protocolos padronizados de certificação, assim como certificação institucionalmente promovida pelo CIR.

Instituição, especialidade e trabalho realizado nos nossos países.

Convidamos vocês pelo alto nível de compromisso adquirido, a assistência massiva de todos os países membros mostrará a capacidade de compromisso, de convocatória, do interesse em elevar o nível da radiologia Intercontinental.

Nós sabemos que devemos viajar um dia antes, mas consideramos importante estar presente para apoiar a nossa instituição, a especialidade e o trabalho em nossos países.

Dr. Oswaldo Ramos.
Presidente do CIR

Sexto Livro da Série Avanços

ULTRASOM PEDIÁTRICO

Editores Dr Miguel Stoopen
 Dr Ricardo García Mónaco
Editora InvitadaDra Gloria Soto G


Editorial Journal


Autores do CIR

AUTORES

SEUS Sociedade Espanhola de Ultrassom / Ángel Bueno Horcajadas /
José Luis Del Cura Rodríguez
EAN: 9788498353280
ISBN: 9788498353280
Especialidade: Diagnóstico por Imagens
Páginas: 310
Brochure: Rústica
Medidas: 17cm x 24cm
® 2011
http://portal.medicapanamericana.com/Libros/Libro/4389/EcografiaMusculoesqueleticaEsencial.html

HINO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA CIR POR: JUNTA DIRETIVA 2010-2012

Um feixe de luz
Atravessou a delicada mão
Conseguindo assim a imagem
que em negativo desenhou

Nasce assim a radiologia
A mais importante ferramenta
Da ciencia da medicina

Cir cir cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
Ciência e atualidade
Juntando-nos pelo mundo, ajudando os demais

Evolução
De preto e branco
Mudamos detalhes admiráveis
impossíveis de imaginar
E alguma doença em nosso corpo revelar

Agora é a imagenologia
A mais importante especialidade na medicina

Cir Cir Cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
São ciência e atualidade
que nos juntam pelo mundo, ajudando os demais

Espanha, Canadá, Estados Unidos, México, Guatemala,
Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, Cuba,
Venezuela, Colômbia, Argentina, Equador, Bolívia,
Panamá, República Dominica, Brasil, Chile, Uruguai,

El Salvador, Peru, Portugal.
Cada membro no Colégio
Espelha o olho clínico profissional
Confiamos no especialista
Para ajudar tanta gente com vontade de sarar

Lembremos que a medicina
Deus criou para o mundo salvar
Nós somos essa esperança

Cir Cir Cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
São ciência e atualidade
que nos juntam pelo mundo, ajudando os demais
Ajudando os demais
Ajudando os demais.

Bolsas da ECR

Yarisdey Corrales Hernández, Cuba
Alejandra Pizarro, Chile
Nicolas Maza, Venezuela
Lesly Solís Alfonso, Cuba
Grete L Santana Ron, Cuba
Cecilia Besa, Chile
Lerida Barreiro, Cuba
Giancarlo Schiappacasse, Chile
David Clemo, Chile
Christian Escalona Huerta, Mexico
Liz Caballero, Peru
Diego Pineda, Argentina
Maria Celeste Cravero, Argentina
Matias Adrian Borensztein, Argentina
Mercedes Caspi, Argentina
Analia Varela, Argentina
Jesica Ruberto, Argentina
Ines Muñoz, Argentina
Manuel Lizarraga, Venezuela
María Paz Cobos, Argentina



Mais sobre a Revista Virtual CIR


RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletiSm, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 

Nossos leitores poderão observar que nesse 20 aniversário, a Radiological Society of North América fez um novo design, tanto do logo quanto do interessante boletim de notícias.

O Not i CIR, que tem o privilégio de incluir a cada mês um LINK de consulta para os membros do CIR, parabeniza a RSNA News por este aniversário!
 

GO RAD

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

À medida que o mundo das bolsas e da educação vai diminuindo em razão das ferramentas eletrônicas disponíveis, consideramos conveniente para a liderança internacional da radiologia olhar para as necessidades atuais e futuras.

Muitas das mais importantes publicações de radiologia estão publicadas na web e oferecem conteúdos educacionais de enorme valor para os radiologistas e outros profissionais da saúde relacionados, mas o acesso fácil a estes conteúdos está disponível apenas para usuários cadastrados.

Através do acordo com estas publicações que gostaram de colaborar, a plataforma GO RAD fornece acesso imediato a uma quantidade limitada de conteúdos, que de outra maneira seriam de acesso restrito que, proporcionando um link para o artigo original online, no momento da primeira publicação.

Esperamos que vocês aproveitem plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

STERN, Eric J. MD
Editor-Chefe, GO RAD


Um pouco de história: Antonio Beclere

Virologista e imunologista, nascido em Paris (1856-1939), foi também um pioneiro no campo da eletrorradiologia. Em 1897 fundou o primeiro laboratório de radiologia, em Paris.

Filho de um médico de clínica geral da cidade, foi educado no Lycée Condorcet e na Escola Normal de Ciências, mostrando-se particularmente brilhante em matemática e física, escolheu a medicina como profissão, começando seus estudos em 1873.

Interno inicialmente e depois nomeado médico dos Hospitais de Paris em 1893, dedicou-se ao estudo das infecções e da imunidade. Publica em 1896 um dos primeiros estudos sobre imunologia.

Em janeiro de 1896, a descoberta dos raios-X propaga-se rapidamente, iniciado por seus amigos Barthelemy e Oudin, a primeira sessão de radioscopia organizada por ambos lhe revela o imenso potencial desse método.

Interessado na radiologia não parou de estudar, praticar e publicar os resultados de suas pesquisas, chegando a dizer sobre este novo campo: " Achei esta via como o caminho da terra prometida" Em 1897 foi nomeado Chefe de Serviço do Hospital Tenon, oferecendo serviços de medicina geral de uma instalação de radioscopia, primeiro Laboratório Hospitalar de Radiologia.

Deixando a imunologia em 1899 publicou um livro sobre "Os raios Roentgen e o diagnóstico da tuberculose”, seguidos por numerosas publicações técnicas sobre a técnica radiológica, radiodiagnóstico e radioterapia.

Durante a Primeira Guerra Mundial foi chefe dos serviços de radiologia do exército.

Eleito Acadêmico de Medicina em 1908, chegou a ser Presidente em 1931, desempenhando um papel no nascimento e desenvolvimento da radiologia e radioterapia.

A Sociedade Internacional de Radiologia (ISR), concedeu a Antonio Beclere a mais alta distinção dessa sociedade, para premiar as contribuições mais excepcionais no mundo da radiologia.

Dr Luis Ros Mendoza
Editor Associado

Nossos Leitores Opinam

Dr Oscar Tejada e sua esposa
Dra. Carmen Trujillo
Nome: Oscar

Sobrenome: Tejada Céspedes

Cidade: Huancayo

País: Peru

Comentário: em primeiro lugar, parabéns por essa brilhante idéia de ligar os colegas mediante a web. Tenho treze anos de radiologista, tenho trabalhado em diferentes cidades do meu país e moro na cidade de Huancayo, no planalto do Peru.Não é fácil para nós viajar com frequência para Lima para participar em encontros científicos da sociedade e portanto estamos ávidos de comunicações como estas que tão bem vocês estão nos proporcionando.

Muito obrigado,

Dr. Oscar Tejada Céspedes

INFORMAÇÕES PARA JOVENS RADIOLOGISTAS

RSNA Introduction to Research for International Young Academics
Sunday, November 27 – Thursday, December 1, 2011
McCormick Place, Chicago


Since 2000, the Radiological Society of North America (RSNA) has supported international radiologic education through the RSNA Introduction to Research for International Young Academics Program.

The focus of this program is to encourage young radiologists from countries outside the United States and Canada to pursue careers in academic radiology. The program consists of a special seminar that is held during the RSNA Scientific Assembly and Annual Meeting.

     
Mais informações
clicar aqui

Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


2011
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx