¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


O Colégio Interamericano de Radiologia tem se esforçado para manter presença , vigência e dinamismo por meio de atividades virtuais pela Internet, participando de eventos de todos os países-membros e dos nossos parceiros RSNA, ISR, ESR IRQN demonstrando o nosso crescimento sustentável, que informamos por este bem-sucedido boletim que nos une; atualmente temos novos ares na direção do CIR, maior participação e entusiasmo em seus membros; temos Hino e Bandeira como símbolos para destacar em todas nossas reuniões, orgulhosos das realizações e da história do CIR, estamos comprometidos ainda mais com metas mais elevadas e concordes com o desenvolvimento desta especialidade maravilhosa que é a Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Estamos no processo de unificação de todas as informações virtuais com um único portal para agilizar a coleta de informações e de educação médica continuada por meios eletrônicos, bem como dos eventos de cada país membro do Colégio. Todos visam ter o Colégio Interamericano que queremos, dado que com nossa participação atingiremos a meta de ser uma das especialidades médicas protagonistas da medicina diária.

Dr. Oswaldo Ramos.
Presidente do CIR

Terceiro Encontro de Residentes




Este tradicional evento foi organizado e realizado pelo Departamento de Educação Eletrônica do CIR
durante o mês de novembro de 2010.






Sexto Livro da Série Avanços

ULTRASOM PEDIÁTRICO

Editores Dr Miguel Stoopen
 Dr Ricardo García Mónaco
Editora InvitadaDra Gloria Soto G


Editorial Journal


Livros

“História da Radiologia na Nicarágua. O caminho da luz invissível”


O livro publicado pela Editorial Universitaria-UNAN Manágua, de autoria do Dr. Lenin Fisher, É o primeiro livro escrito na Nicarágua sobre a história da radiologia. De modo agradável, claro e simples reúne a maior quantidade de informação historiográfica sobre a radiologia da nicaraguense, latino-americana e mundial que tenha sido publicada. Para pesquisadores está disponível nas principais bibliotecas, na Nicarágua. Além disso, ele já está à venda nas seguintes livrarias:


HINO DO COLÉGIO INTERAMERICANO DE RADIOLOGIA CIR POR: JUNTA DIRETIVA 2010-2012

Um feixe de luz
Atravessou a delicada mão
Conseguindo assim a imagem
que em negativo desenhou

Nasce assim a radiologia
A mais importante ferramenta
Da ciencia da medicina

Cir cir cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
Ciência e atualidade
Juntando-nos pelo mundo, ajudando os demais

Evolução
De preto e branco
Mudamos detalhes admiráveis
impossíveis de imaginar
E alguma doença em nosso corpo revelar

Agora é a imagenologia
A mais importante especialidade na medicina

Cir Cir Cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
São ciência e atualidade
que nos juntam pelo mundo, ajudando os demais

Espanha, Canadá, Estados Unidos, México, Guatemala,
Costa Rica, Honduras, Nicarágua, Porto Rico, Cuba,
Venezuela, Colômbia, Argentina, Equador, Bolívia,
Panamá, República Dominica, Brasil, Chile, Uruguai,

El Salvador, Peru, Portugal.
Cada membro no Colégio
Espelha o olho clínico profissional
Confiamos no especialista
Para ajudar tanta gente com vontade de sarar

Lembremos que a medicina
Deus criou para o mundo salvar
Nós somos essa esperança

Cir Cir Cir
São três letras que nos unem
Para nos dar bem-estar
São ciência e atualidade
que nos juntam pelo mundo, ajudando os demais
Ajudando os demais
Ajudando os demais.

Bolsas da ECR

Yarisdey Corrales Hernández, Cuba
Alejandra Pizarro, Chile
Nicolas Maza, Venezuela
Lesly Solís Alfonso, Cuba
Grete L Santana Ron, Cuba
Cecilia Besa, Chile
Lerida Barreiro, Cuba
Giancarlo Schiappacasse, Chile
David Clemo, Chile
Christian Escalona Huerta, Mexico
Liz Caballero, Peru
Diego Pineda, Argentina
Maria Celeste Cravero, Argentina
Matias Adrian Borensztein, Argentina
Mercedes Caspi, Argentina
Analia Varela, Argentina
Jesica Ruberto, Argentina
Ines Muñoz, Argentina
Manuel Lizarraga, Venezuela
María Paz Cobos, Argentina



RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletiSm, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 

Nossos leitores poderão observar que nesse 20 aniversário, a Radiological Society of North América fez um novo design, tanto do logo quanto do interessante boletim de notícias.

O Not i CIR, que tem o privilégio de incluir a cada mês um LINK de consulta para os membros do CIR, parabeniza a RSNA News por este aniversário!
 

GO RAD

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

À medida que o mundo das bolsas e da educação vai diminuindo em razão das ferramentas eletrônicas disponíveis, consideramos conveniente para a liderança internacional da radiologia olhar para as necessidades atuais e futuras.

Muitas das mais importantes publicações de radiologia estão publicadas na web e oferecem conteúdos educacionais de enorme valor para os radiologistas e outros profissionais da saúde relacionados, mas o acesso fácil a estes conteúdos está disponível apenas para usuários cadastrados.

Através do acordo com estas publicações que gostaram de colaborar, a plataforma GO RAD fornece acesso imediato a uma quantidade limitada de conteúdos, que de outra maneira seriam de acesso restrito que, proporcionando um link para o artigo original online, no momento da primeira publicação.

Esperamos que vocês aproveitem plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

STERN, Eric J. MD
Editor-Chefe, GO RAD


Um pouco de história: Wilhelm Conrado Röntgen

Físico alemão (Lennep, Rheinland, 1845, Munique, 1923). Estudou os graus médios em Apeldoorn, na Holanda, onde sua família se refugiara após a revolução de 1848, prosseguindo posteriormente seus estudos na Politécnica de Zurique; em 1868 diplomou-se em ciências naturais.

Professor de Física em Estrasburgo (1876), Giessen (1879) e de Würzburg (1885), em 1900, ocupou a cadeira de Física na Universidade de Munique, cargo que ocupou até sua aposentadoria em 1920. Durante a sua estada em Würzburg fez vários experimentos sobre a descarga em gases rarefeitos, um assunto que na época era estudado por muitos físicos, entre eleso Crookes e Lenard, observando a fluorescência de uma placa de platina-cianeto de bário encontrado por acaso nas proximidades da bolha de descarga. Na sequência da suas investigações, em 1895, foi possível afirmar que existia uma radiação muito penetrante de um novo tipo, que, em referência à sua origem desconhecida, chamaram de raios-X.

Este fenômeno, que lhe valeu o Prêmio Nobel de Física em 1901, foi o primeiro a determinar as radiações são fenômenos atômicos.

Röntgen também realizou outras investigações, entre as quais destacam-se seus estudos sobre elasticidade e capilaridade, bem como a condução do calor em cristais, a piezeletricidade e a rotação eletromagnética da luz polarizada.

Em sua homenagem, seu nome é utilizado como unidade de quantidade de raios X, sendo definido o roentgen como a quantidade de radiação gerada em um centímetro cúbico de ar seco a zero graus Celsius e pressão de 760 mm, um íon que carrega uma carga elétrica igual à unidade eletrostática de carga.

Dr Luis Ros Mendoza
Editor Associado

Nossos Leitores Opinam

Nome: MOISÉS ARMANDO

Sobrenome: ZAMORA

Cidade: Guatemala

País: Guatemala

Comentário: Meus mais sinceros parabéns para todos. Para o Dr. Stoopen por sua excelente atividade fora e dentro do NOTiCIR ao qual manteve no mais alto nível. Para o Dr. Pedro Unshelm porque seu desempenho profissional, sua inteligência e sua aptidão inata o levaram agora à direção de tão importante boletim de notícias. A todos aqueles que têm colaborado na estruturação, também envio minhas mais cordias saudações e parabéns por tão bom trabalho em equipe. Feliz ano 2011!.

Atenciosamente,

Dr Moisés Armando Zamora
Medico Radiologista.

Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


2011
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx