¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


CIR@RSNA 2011

Chega a seu termo um ano de realizações e sucessos da radiologia intercontinental, com a participação ativa e entusiástico intercâmbio de conhecimentos, culturas e principalmente o desejo de manter viva a chama da nossa especialidade. Renovaram-se acordos, parcerias e estratégias para o ensino e a pesquisa através de jornadas e congressos tanto em educação física como virtual, marca da nossa constante inovação. Contribui-se à educação com os livros da série Avanços, sendo publicados três novos livros neste ano, elevando o total para nove em apenas dois anos.

Esta data é propícia para promover a integração e o trabalho conjunto em prol do desenvolvimento e manutenção de uma especialidade simplesmente excepcional.

Parcerias com organismos internacionais e sociedades amigas como a FLAUS, WFUMB, ISR, RSNA, ECR, a OMS fortalecem e validam nossa qualidade e esforço para estar mais informados a cada dia.

Em nome da Junta Diretiva queremos enviar o nosso desejo de Feliz Natal e um Feliz Ano 2012 juntamente com sua família para todos os membros do Colégio Interamericano de Radiologia.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


SESSÃO CIR@RSNA EM ESPANHOL. TODO UM SUCESSO!

A Junta Diretiva do Colégio Interamericano de Radiologia e o Comitê editorial do Noticir estão eufóricos e não é para menos, a histórica sessão CIR@RSNA em espanhol alcançou o sucesso esperado. Com uma participação maciça de todos os países da América e da Península Ibérica, que respondendo à convocação do CIR, encheu o auditório E 350 do McCormick Center, em Chicago.

Em nome de nossa instituição, nosso agradecimento para todos os participantes e todas as Sociedades, Federações e Associações de Radiologia filiadas ao CIR pelo grande apoio e esperamos que a partir de agora, esta reunião sem precedentes seja definida a cada ano, se consolidando através do tempo, não apenas como um pré-congresso, mas inserida no programa oficial da RSNA.

A partir das nossas notícias digitais felicitamos os drs. Oswaldo Ramos, Pablo Ros, Miguel Stoopen (coordenadores), bem como aos professores palestrantes, Dr. Juan Spina da Argentina, Rafael Rojas do México, Miguel Angel Pinochet do Chile, Jose Luis Criales-Cortes do México, Adilson Prando do Brasil, Jose Marti-Bonmatti da Espanha, Pedro Unshelm da Venezuela e Jorge Soto da Colômbia!Para terminar esta matéria agradecemos também ao presidente da RSNA, Dr. George Bisset, quem acreditou na nossa proposta e abriu as portas para tornar este evento em uma realidade.

PARABÉNS IBEROAMÉRICA!

Dr. Pedro Unshelm
Editor de NOTiCIR

Dr. Pedro Unshelm, Dr. Oswaldo Ramos,
Dr. José Luis Criales y Dr. Juan Spina.
Dr. Rafael Rojas, Dr. Pedro Unshelm, Dr. Luis Marti Bonmmati, Dr. Pablo Ros, Dr. Oswaldo Ramos, Dr. Miguel Stoopen, Dr. Adilson Brando,
Dr. Juan Spina y Dr. Jorge Soto.

CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


Oitavo Livro da Série Avanços

Retroperitônio e pâncreas
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Luis Ros
Dr. Pablo Ros

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um Pouco de História

SIR WILLIAM CROOKES

Químico inglês (Londres 1832-1919) foi um dos mais importantes cientistas do século XIX, inventor do tubo que leva seu nome para o estudo das propriedades dos raios catódicos. Este tubo de descarga de raios catódicos fazia parte de todos os laboratórios experimentais de seu tempo e permitiu descobrir o elétron e o efeito fotoelétrico.

Estudou no Real Colégio de Química, em Londres. Em 1854 ele tornou-se assistente no observatório de Oxford e um ano depois se desempenhou como professor de Química na Universidade de Chester. Recebeu uma herança muito importante que lhe permitiu abrir seu próprio laboratório de pesquisa em Londres e fundar e editar a influente Chemical News, entre 1859 e 1906. Editor do Quarterly Journal for Science, foi nomeado "Sir" em 1910, recebendo a Ordem de Mérito.

Descobridor do elemento metálico tálio (1861) desenvolveu um processo de amalgamação para separar a prata e o ouro de seus minérios; em química aplicada tratou diversos temas como: tratamento de águas residuais, fertilizantes químicos, a produção de açúcar de beterraba... embora sejam de destaque acima de tudo, seus estudos na condutividade elétrica nos gases, que o levou a projetar o tubo que leva seu nome para o estudo dos raios catódicos.

Este tubo é um cone de vidro com um ânodo e dois cátodos,mais do que uma invenção é uma inovação, ou uma versão mais evoluída do tubo de Geissler. Neste tubo de vácuo circulavam uma série de gases, produzindo o fenômeno da fluorescência quando submetido a uma corrente elétrica. Crookes concluiu que a fluorescência era devido aos raios catódicos, ele interpôs uma tela de zinco com um cruzamento entre o ânodo e o catodo, produzindo uma zona de sombra na extremidade do tubo, que mostrou que os raios catódicos se propagam em linha reta, sendo desviados pela ação de campos magnéticos. Concluiu então que eram partículas de carga negativa, vinte anos mais tarde, JJ Thomson conseguiu identificá-las como elétrons.
Posteriormente verificou-se que a aplicação de uma elevada diferença de potencial entre ânodo e cátodo em um tubo de alto vácuo produzia raios-X.

Além de destacado investigador, suas inquietações científicas o levaram a inventar uma infinidade de objetos (corantes químicos, antissépticos, o espintariscópio, com que era possível detectar a emissão de partículas alfa de elementos radioativos), foi um firme defensor do que ficou conhecido em seu tempo como Esitismo Científico, campo pioneiro da Parapsicologia.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR


Honras para Membros do CIR

Dr. Giovanni
Guido Cerri

O Dr. Giovanni Guido Cerri de São Paulo, Brasil, foi recentemente honrado pela Societé Française de Radiologie (SFR) como “Membro de Honra”, por seu trabalho reconhecido em prol da educação e desenvolvimento da nossa especialidade, especialmente no Ultrassom.

O Dr. Cerri, quem atualmente é também Ministro da Saúde do Estado de São Paulo, é um membro muitodistinto da nossa comunidade. Professor de Radiologia desde 1996, Ex-Presidente do Conselho de Administração do Instituto do Câncer, foi Diretor do Instituto de Radiologia de São Paulo, Reitor da Faculdade de Medicina e Presidente da World Federation of Ultrasound in Medicine and Biology (WFUMB).

Ele também tem sido um prolífico Acadêmico, autor de inúmeros artigos e livros, bem como diretivo de numerosas sociedades de radiología entre as podemos salientar o Colégio Brasileiro de Radiologia.

Portanto, Dr. Cerri e todos nossos colegas do Brasil recebam, através deste meio, os mais fervorosos parabéns dos seus colegas do CIR.

Dr. Francisco
Arredondo


Deste boletim digital queremos parabenizar fervorosamente a nosso querido amigo, Dr. Francisco Arredondo, Ex-Presidente do CIR e da ISR por ter sido nomeado pelo novo Presidente da Guatemala, Dr. Otto Pérez Molina, para participar de seu gabinete como Ministro da Saúde Pública e Assistência Social a partir do mês de janeiro de 2012.

Temos certeza que o Dr. Arredondo assumirá este novo desafio com o entusiasmo e profissionalismo que sempre o caracterizaram e os irmãos guatemaltenses podem se sentir tranquilos que nele terão um profissional honesto, que fará todo o esforço necessário em prol das melhorias na área da saúde do seu país.

Para nós, os radiologistas latinoamericanos e para a grande família do CIR esta nomeação é um motivo de orgulho! A maior sorte o mundo para Francis!



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011