¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


CIR@RSNA 2011

Depois de tantos anos de nos reunir na nossa Assembleia Anual no marco do Congresso da Sociedade Americana de Radiologia RSNA, é importante destacar que neste ano, em reconhecimento da atividade desenvolvida pela Radiologia Intercontinental, que reune os países membros do Colégio Interamericano e Radiologia, foi aceite pela Diretoria através do Dr. George Bisett, uma tarde de apresentação no marco do congresso agendado para 26 de novembro em horário entre 1 a 5 horas da tarde, com um assunto importante, tal como é a área de Oncologia. Já no ano passado foi apresentada a importância das doenças endêmicas nas nossas regiões. É para salientar o impacto do desenvolvimento tecnológico de vanguarda e dos recursos humanos formados adequada e corretamente, que uma maneira mais eficaz e eficiente faz uso racional do diagnóstico por imagens em lesões que detectadas precocemente garantem melhoria para o paciente, é por isso que devemos nos convocar quase obrigatoriamente para acompanhar o Colégio Interamericano de Radiologia nesta apresentação histórica no marco do RSNA 2011, como um parceiro estratégico faz muitos anos que nos guia e nos proporciona uma janela para ser apresentado com característica de relevância acadêmica e significativa para os nossos países membros.

Eu queria, em nome do Conselho Diretivo do Colégio Interamericano de Radiologia chamar a todas as diretivas das sociedades membro a um comparecimento em massa, que se estende a cada membro para cada um dos países, porque a sessão, adicionalmente a sessão terá a particularidade de ser ministrada inteiramente em espanhol, fato que marca de modo significativo um reconhecimento ao trabalho da radiologia intercontinental dos países membros do Colégio Interamericano. Esperamos então, que marquem o encontro na sua agenda para esse dia, data histórica e importante que nos dará a oportunidade de uma reunião para destacar os laços de amizade, de fraternidade que caracteriza os países membros.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


Sessão CIR@RSNA em ESPANHOL

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro de 2011
1.00 pm às 5:00 pm

Tema:
Imagen Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha, apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”

Para ver o Programa, clique aqui


4to. Congresso Virtual de Radiologia. Começa 11/01/11

4 º Congresso Virtual do CIR

Começa em 1 de novembro de 2011


Pela quarta vez desde a sua criação em 2005, o Departamento de Educação Eletrônica do CIR, apresentará durante todo o mês de novembro o Congresso Virtual do Colégio Interamericano de Radiologia.

Esta é uma das maiores ofertas educacionais fornecidas pelo nosso Colégio aos radiologistas dos países membros hispanofalantes e cujo sucesso pode ser medido pela audiência que nos anos anteriores, ultrapassou o número de 4.000 cadastrados.

Como sempre a inscrição e a participação é livre e gratuita, a única exigência para entrar é estar cadastrado no portal Docente Radiologiavirtual, do Departamento de Educação Eletrônica do CIR.

Nesta quarta edição acrescentaram-se novos formatos aos conteúdos tradicionais, tais como palestras ao vivo e casos problemáticos como concorrência, com entrega de prêmios aos participantes com o maior número de acertos.

Os conteúdos a serem apresentados no Congresso Virtual 2011 são
  1. Cursos de Atualização Multimídia
    Ministrados por radiologistas de renome internacional; com Teste de avaliação
    e Fórum de perguntas para o palestrante

  2. Palestras Web ao VIVO!
    Palestras em tempo real, de acesso síncrono pelos usuários e expositores.
    Limitado a 100 participantes, em ordem de chegada

  3. Casos Problema
    Casos para resolver com resposta aberta.

    Prêmios para os vencedores com maior número de respostas corretas:

    1º prêmio: 3 exemplares da série AVANÇOS conforme escolha
    2º prêmio: 2 exemplares da série AVANÇOS conforme escolha
    3ºprêmio: 1 exemplar da série AVANÇOS conforme escolha

    Los premios son gentileza de
  4. Casos Radiológicos Interativos
    Enviados pela comunidade radiológica

  5. Comunicações Orais
    Sobre um tema clínico ou de pesquisa enviados pela comunidade radiológica

  6. Pósters Eletrônicos
    Enviados pela comunidade radiológica

  7. Concurso Fotográfico
    Tema: "Imagens exóticas, artísticas ou impactantes na Radiologia"

  8. Fórum de Intercâmbio
    Para a discussão dos assuntos tratados e a comunicação com os expositores
Clique aqui para mais informações
Clique aqui para fazer o cadastro

CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


PANAMA 2011

Sem dúvida, a América Central está vivendo um grande momento na Radiologia Latinomericana. No mês passado foi a Nicarágua, agora foi na cidade de Panamá onde de 13 a 15 de outubro no Hotel El Panamá foi realizado um bem-sucedido Congresso organizado pela Sociedade Panamenha de Radiologia e Imagem em conjunto com o Congresso Anual da Sociedade Latinoamericana de Radiologia Pediátrica (SLARP). Uma jornada de elevado nível científico, apoiado pelo Colégio Interamericano de Radiologia, quem esteve presente através da Dra. Gloria Soto (presidente eleito), Dr. Pedro Unshelm (Secretário),Dr. Rodrigo Restrepo (Ex-Presidente) e Dr. Javier Romero da Colômbia como professor visitante.

O CIR parabeniza o Dr. Eric Chong, presidente da S.P.R.I e toda sua equipe de trabalho.

Com estes dois eventos extraordinários, acreditamos que tudo fica pronto para nos juntarmos todos os radiologistas Iberamericanos no próximo ano no radiologistas no CIR-EL SALVADOR 2012. A gente se vê lá!


Dr. Pedro Unshelm no ato de instalação
do congresso fala em nome do C.I.R.
Dr. Eduardo Onodera, S.E. Franklin Vergara,
Dr. Eric Chong, Dr. Pedro Unshelm.

Dra. Dolores Bustelo, Dr. Pedro Unshelm,
Dra. Gloria Soto, Dr. Rodrigo Restrepo.
Membros do grupo de professores
e participantes da SLARP.

BOLSAS DE ESTUDOS ECR 2012

O Dr. Carlos Tarzian, Presidente da comissão de bolsas de estudo e Membro da Junta Diretiva do CIR nos informa que os Médicos Residentes de Radiologia ganhadores das bolsas de estudo para o Congresso da European Society of Radiology (ECR 2012), que será realizado na cidade de Viena em março do próximo ano são os seguintes:

· María Florencia Martínez
· Gerardo Madeira
· María Bolaño
· Tatiana Escobar
· Yonhn Montaño
· R. Elena Ochoa Albíztegui
· Jania Acosta López
· María Noelia Napoli

Do comitê editorial do NOTiCIR nossas mais sinceras congratulações para todos!


Oitavo Livro da Série Avanços

Retroperitônio e pâncreas
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Luis Ros
Dr. Pablo Ros

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História

EDWARD PURCELL

Físico americano (Taylorville, Illinois, 1912 - Cambridge, Massachusetts, 1997), que dividiu com Felix Bloch o Prêmio Nobel de Física em 1952 pela descoberta independente (1946) da ressonância magnética nuclear em líquidos e sólidos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Purcell liderou um grupo dedicado ao estudo e aperfeiçoamento das técnicas de radar no Laboratório de Radiation Laboratory of the Massachussets Institute of Technology. Em 1946, ele desenvolveu seu método de detecção de ressonância magnética nuclear, que foi extremamente preciso e significou uma melhoria significativa em relação ao método de radiação atômica descrito pelo físico americano Isidor I. Rabi.

A ressonância magnética tornou-se uma técnica amplamente utilizada não só no estudo da estrutura molecular dos materiais puros e complexos, mas também no campo da medicina.

Purcell se tornou professor de Física na Universidade de Harvard em 1949. Em 1952, detectou a radiação de 21 centímetros de longitude de onda emitida pelo hidrogênio atômico neutro no espaço interestelar. Estas ondas de radiofrequência haviam sido previstas pelo astrônomo holandês H.C. van de Hulst em 1944 e seu estudo permitiu aos astrónomos determinar a distribuição e localização das nuvens de hidrogênio nas galáxias, bem como a possibilidade de medir a rotação da Via Láctea.

Em 1960, Purcell foi nomeado "Gerhard Gade Professor" em Harvard e mais tarde, em 1980, professor emérito. Nesse mesmo ano, ele recebeu a Medalha Nacional da Ciência.


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR


Nossos leitores opinam

Acho muito acertado o fato de uma sessão em espanhol na RSNA, já que dessa forma todos os médicos cuja língua nativa é o espanhol poderemos trocar pontos de vista mais claramente sobre o que está acontecendo em nossos respectivos países, meu agradecimento para o CIR e a gente se vê em Chicago!

Atenciosamente,

Dra. María Del Rosario García Calderón
México DF


Programa de Professor visitante do CIR

 
INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx
www.webcir.org



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011