¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


Unidade

O Colégio Americano de Radiologia que todos nós queremos, baseia-se na unidade. Sim, ela representa a integração dos países com um único objetivo: A radiologia e diagnóstico por imagens. Uma sociedade com mais de meio século que viveu todo o desenvolvimento tecnológico da nossa especialidade, tais como: Raios-X, Ultra-som, Tomografia computadorizada, Ressonância magnética, Mamografia, Densitometria óssea, ou seja, os híbridos de Medicina Nuclear de modelos bidimensionais a tridimensionais e hoje a imagem molecular, que fez com que ganharam vários prêmios Nobel.

Mas a ferramenta mais importante é o componente humano constituído pelos Médicos Radiologistas da Península Ibérica, da América do Norte até da Patagônia. Nossos encontros são a cada dois anos em congressos itinerantes muito bem sucedidos. O próximo com data marcada para 2012, em El Salvador, encontro com altas expectativas por ser organizado conjuntamente pela sociedade Salvadorenha de Radiologia, da Federação Centroamericana de Radiologia e do Colégio Interamericano de Radiologia. Para este grande evento foi designado, com o total apoio da Junta Diretiva do CIR, à Dra. Gloria Soto do Chile com credenciais elevadas como Coordenadora Científica que imprimiu o seu selo de aprovação para um evento de alto nível acadêmico e com o trabalho e empenho de cada um dos presidentes dos países da região Centroamericana Josethy Solórzano, de El Salvador ; Eric Chong do Panamá, Alfonso Cerrato da Nicarágua, Maritza Salazar da Costa Rica, Sergio Mejicano da Guatemala e Jorge Almendarez da Honduras teremos um congresso que, com certeza, vai representar os objetivos do CIR que todos nós queremos.

Em nome da Junta Diretiva do, CIR, Oswaldo Ramos (Presidente), Soto Gloria (presidente eleito), Pedro Unshelm (Secretário), Fermín Sáez (Tesoureiro) e Carlos Tarzian (Vocal1) convidamos a todos os países que conformam a Radiologia Iberoamericana a participar em El Salvador 2012, aguardamos sua presença!.

Dr. Oswaldo Ramos
Presidente do CIR


Sessão CIR@RSNA em ESPANHOL

Sessão do CIR durante a RSNA 2011

Programa “em espanhol”
Sábado 26 de novembro de 2011
1.00 pm às 5:00 pm

Tema:
Imagen Oncológica

Um grupo de radiologistas especialistas de diversos países da América Latina e da Espanha, apresentará os avanços no diagnóstico das neoplasias mais relevantes.

“Não perca!”

Para ver o Programa, clique aqui


XXVIII CONGRESSO CENTROAMERICANO DE RADIOLOGIA. NICARÁGUA 2011.

Com um número aproximado de 300 participantes concluiu com sucesso o XXVIII CONGRESSO CENTROAMERICANO DE RADIOLOGIA e o XII CONGRESSO NICARAGUENSE de Radiologia e Imagem (ANRI) e patrocinado pelo CIR. O evento, com um alto nível científico foi realizado de 07 a 10 de setembro, na cidade de Manágua, Nicarágua, e contou com a presença de 20 convidados internacionais. O CIR foi representado por dois professores convidados (Dr. Rodrigo Restrepo e Dr. Jorge Carrillo), pela Dra. Gloria Soto (presidente eleita) e Dr. Pedro Unshelm (Secretário). Como esperado, ocorreu em um ambiente de grande cordialidade. De O NOTiCIR parabenizamos o Dr. Alfonso Cerrato e sua Junta Diretiva por ter sido excelentes anfitriões de um congresso inesquecível para todos os participantes.

Como parte da jornada também foi realizada uma reunião de negócios bem-sucedida pela Junta Diretiva do CIR com parte do comitê organizador e científico do próximo CONGRESSO CIR EL SALVADOR 2012. Estiveram presentes representantes de El Salvador (delegação de hospedagem), Honduras, Nicarágua e Guatemala. Nela foram estabelecidas os diferentes comitês e vice-presidências, foi apresentado o logotipo definitivo e o site do congresso, foram analisadas as características do hotel-sede, o programa científico geral, os custos do evento, a apresentação de trabalhos livres e cartazes eletrônicos e os patrocinadores; também ficou acordado manter uma comunicação direta entre as diversas sociedades que compõem a Federação Centro-Americana com as autoridades do Colégio Interamericano de Radiologia.

A próxima reunião será em outubro de 2011 na cidade de Panamá.


Dr. Pedro Unshelm
Editor NOTiCIR


Dr. E. Altamirano, Dra. S. Arroliga, Dra. C. Pérez, Dr. A. Cerrato, Dra. E. Rodriguez, Dra. M.I. Barrantes, Dr. J.R. Castillo de la J.D. de la ANRI com o Dr. P. Unshelm Secretário del CIR.
Dr. E. Altamirano, Dr. A. Cerrato, Dr. R. Álvarez, Dr. C. Rivera, Dr. H. Moreira, Dra. M. Calix, Dr. P. Unshelm, Dr. S. Mejicano e Dra. G. Soto.

Reunião de Trabalho entre a Junta Diretiva do CIR e os representantes da Federação Centroamericana
de Radiologia.
Dra. Gloria Soto.
Presidente Eleito do CIR.

CIR EL SALVADOR 2012

Para mais informações clique aqui
www.cir2012elsalvador.com
convensal@convencioneselsalvador.com


Bolsas de estudo para Residentes do CIR

O Colegio Interamericano de Radiologia (CIR) e a Sociedade Espanhola de Ultrassom (SEUS) neste ato acordam aceitar a oferta de 2 bolsas de estudo para residentes de Diagnóstico por Imagem de países membros do CIR.

As bolsas de estudo concedidas são para participar no XI Curso para Residentes da Sociedade Espanhola de Ultrassom em Gijón entre os dias 3 e 5 de novembro de 2011. A bolsa inclui inscrição, hospedagem e refeições durante a realização do curso.

Além disso, a SEUS reembolsará cada bolseiro selccionado a quantia de 1.000 euros para despesas de viagem. Eles também terão acesso a uma rotação em qualquer um dos locais selecionados para este fim, com um mínimo de 15 dias e um máximo de 30 dias. Será possível optar pelo Hospital Puerta de Hierrol em Madri, o Hospital Clinic,em Barcelona, Hospital Marqués de Valdecilla em Santander, Hospital Donostia, em San Sebastian ou pelo Hospital Basurto em Bilbao. Não são incluidas despesas pessoais durante a rotação.

A SEUS informará ao CIR com prazo no dia 15-10-2011 o nome dos 2 bolsistas selecionados.

Todos os residentes do terceiro ano dos países membros do CIR poderão se candidatar para bolsas de estudo. Para isso, eles deverão enviar:
1. Carta do Chefe de Serviço de Diagnóstico por Imagem onde estiver desenvolvendo sua formação em Diagnóstico por Imagens, indicando suas qualidades profissionais.
2. Credenciamento de estar realizando nesse ano a carreira de especialista em Diagnóstico por Imagens do seu país com uma média de notas superior a sete.
3. Credenciamento de estar associado à sociedade científica do seu país que seja reconhecida pelo CIR.
4. Carta pessoal (máximo 1 folha) explicando suas expectativas de aprendizagem no campo do ultrassom.
5. Enviar CV CIR abreviado, incluindo um endereço de e-mail para contato. Serão particularmente considerados nos cursos e congressos de ecografia, trabalhos científicos realizados e publicações afins em congressos locais e regionais.
6. Data de início de recepão de solicitações: 30-9-11. Toda a documentação deverá ser encaminhada pelo e-mail em formato pdf (formato Word) ao endereço de e-mail da secretaria da Sociedade Espanhola de Ultrassm (mar_pelayo@yahoo.es).
7. Data de encerramento da seleção: 10-10-11.
8. Será enviada toda esta informação a todos os países membros do CIR para sua divulgação.
9. A Sociedad Española de Ultrasonidos entrará em contato via e-mail com os bolsistas selecionados.

Saudações atenciosas,

Dra. María del Mar Pelayo
Secretária da Sociedad Española de Ultrasonidos


Oitavo Livro da Série Avanços

Retroperitônio e pâncreas
Publicação oficial do Colégio Interamericano de Radiologia

Avanços em Diagnóstico por Imagens - CIR
Atualização nos principais temas de cada especialidade da radiologia

Editores Dr. Miguel Stoopen
  Dr. Ricardo García Mónaco
Editores Convidados Dr. Luis Ros
Dr. Pablo Ros

©2011 - Ediciones Journal

Ediciones Journal
www.journal.com.ar | info@journal.com.ar

Publicações Eletrônicas Internacionais

Revista Virtual do Cir


Clique aqui para entrar



RSNA News

Convidamos os leitores de NOTiCIR a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente à nossa disposição.

Você poderá acessar o último número do boletim, bem como o índice dos números anteriores tanto no formato de página web (html), como em arquivo PDF.

 



GO RAD

GO RAD é um novo programa de alcance mundial, desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

Esperamos que vocês possam aproveitar plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

Dr. Eric Stern
Editor-Chefe, GO RAD


Clique aqui para entrar

Um pouco de História

FELIX BLOCH

Físico americano, nascido na Suíça (Zurique, 1905-Zurich, 1983). Compartilhou com E.M. Purcell o Prêmio Nobel de Física em 1952 pelo desenvolvimento da ressonância magnética nuclear para medir o campo magnético de núcleos atômicos.

A tese de doutorado de Bloch (Universidade de Leipzig, 1928) foi encaminhado para a teoria quântica dos sólidos que forneciam a fundação para o entendimento da condução elétrica. Bloch lecionou na Universidade de Leipzig, até 1933; quando Hitler chegou ao poder, emigrou para os Estados Unidos, se nacionalizando cidadão americano em 1939.

Ele ingressou como professor na Universidade de Stanford (Palo Alto, Califórnia) em 1934, propondo um método para dividir um feixe de nêutrons em dois componentes, correspondentes às duas possíveis orientações de um nêutron em um campo magnético. Em 1939, ele e Luis Alvarez (ganhador do Prêmio Nobel de Física em 1968) mediram o momento magnético do nêutron, uma das propriedades do seu campo magnético.

Bloch trabalhou no campo da energia atômica em Los Alamos (Novo México), com foco também em estudos de radar na Universidade de Harvard durante a Segunda Guerra Mundial.

Ele voltou para Stanford em 1945 para desenvolver com os físicos WW Hansen e M. E. Packard o princípio da ressonância magnética nuclear, que ajudou a estabelecer a relação entre campos magnéticos nucleares e propriedades cristalinas e magnéticas de diferentes materiais, resultando mais útil tarde para determinar a composição e estrutura das moléculas. As técnicas de ressonância magnética nuclear, hoje, têm vindo a desempenhar um papel importante no diagnóstico médico.

Bloch foi o primeiro diretor-geral da Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (1954-1955).


Dr. Luis Ros
Co-Editor NOTiCIR


Nossos leitores opinam

Quero estender meus sinceros parabéns aos membros da atual Diretoria de NOTICIR, pela excelente qualidade dos seus artigos, bem como a informação profissional e atualizada que nos permite estar ao mais alto nível do conhecimento Radiológico e desejar a vocês que continuem o trabalho que vêm fazendo, dado o valor inestimável para as gerações em formação.

Atenciosamente,

Dr. Rafael J. Perozo R.
Medico Radiologista
Punto Fijo, Venezuela


Programa de Professor visitante do CIR

 
INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx
www.webcir.org



Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora.
Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR.
cir.admin@servimed.com.mx

www.webcir.org

 
2011