¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
Editor: Dr. Pedro Unshelm Co Editores: Dr. Jorge Bisteni, Dr. Luis Ros Editor Fundador: Dr. Miguel Stoopen



 


É com grande esperança que inicio este biênio do Colégio Interamericano de Radiologia, CIR. Esta é uma esperança racional, com base no programa que temos projetado para este período e acreditamos poder realizar em todas suas partes com a ajuda de vocês. Este programa, que muitos de vocês já conhecem, tem como objetivo fundamental a entrada imediata nesse futuro promissor que se abre para a nossa especialidade, porque esse futuro já está entre nós: este não é um sonho, muito menos, uma utopia É um fato verificável. Este cenário implica a entrada definitiva na era digital, o desenvolvimento de um papel preponderante no avanço científico e tecnológico entre as especialidades médicas e aprofundar nossas relações com os diversos setores do mosaico social dos nossos países, particularmente entre as diferentes organizações nacionais do CIR, para fortalecimento daquelas que, por razões diversas, não estão totalmente qualificadas ou têm dificuldades para entrar, assentar-se e crescer nesse futuro. Isto é possível, e é por isso que eu falo de esperança racional, porque integram o CIR todos os países da América Latina e do Caribe, Estados Unidos, Canadá, Espanha e Portugal, um vasto território de abrangentes possibilidades, e porque, como CIR , nós já temos um longo percurso, com experiências interessantes e contribuições de uma solidez inquestionável, mas também porque os avanços da comunicação de nosso tempo, que nos globalizam, permitem uma formação mais ampla e catalisada, com os recursos que nos proporciona a informática e nós temos chamado de radiologia virtual e telemática; propósito que significa a formação de imaginologistas não apenas especialistas em todas as variáveis que oferece a especialidade, mas também a permanente atualização proporcionada à pesquisa e à academia, com uma única autoestima.

Dr. Oswaldo Ramos.
Presidente do CIR

Carta do Editor

Mudança de Editor/strong>

Em julho de 2004, ao assumir a Presidência do CIR na cidade de Montreal eu ofereci:

"Durante o meu exercício da função priorizar a comunicação em sentido bedirecional. Isto é, da Junta Diretiva para as sociedades e seus membros e também de vocês para a Junta Diretiva (NOTiCIR Vol 1, No 1, setembro de 2004) ".

Desde o início, decidimos que NOTiCIR fosse um documento curto e dinâmico, cuja leitura não demorasse o leitor mais de dois a três minutos e que ele chegasse pessoalmente, a cada mês, via e-mail, oferecendo, além disso, a possibilidade de ser reproduzido pelos boletins e páginas Web das sociedades filiadas e de outros interessados em notícias sobre nossa corporação

No passado Número 11, do mês de novembro de 2010,foi encerrado o Volume 7 . De setembro de 2004 até hoje foram publicados sessenta e três números, que já guardam parte da nossa história moderna. A circulação, no início modesta, tem aumentado até cobrir cerca de 13.000 envios mensais via e-mail. Além disso, a lista dos leitores tornou-se mais ampla, por aqueles que consultam em uma dúzia de websites dos países membros e em alguns sites internacionais.

Originalmente limitado ao idioma espanhol tornou-se trilingue, sendo editado nos três idiomas oficiais do CIR: espanhol, português e Inglês. Tudo isto foi possível graças ao apoio recebido por uma grande equipe de colaboradores: o gerente do CIR, a equipe de Tercer Término, os membros das três juntas diretivas sucessivas e nosso coeditor destacam-se entre aqueles a quem agradeço.

Para o sucesso continuar, é preciso se renovar e isso nos motivou a planejar uma mudança de editor. Durante um ano temos preparado essa mudança conjuntamente com a nova administração e hoje é minha grande satisfação que o Dr. Peter Unshelm, nosso jovem e dinâmico secretário seja a pessoa a continuar a edição do NOTiCIR , pois tenho certeza de que ele o conduzirá às mais altas metas. Nosso novo editor e a Diretoria do CIR continuarão tendo o meu apoio e colaboração para este pequeno boletim, que reflete a vida e o trabalho da nossa corporação.

Dr. Miguel Stoopen


Mensagem do Novo Editor

Prezados amigos médicos radiologistas de toda a Iberoamérica,

Assumo com grande responsabilidade, entusiasmo e sentido de compromisso a direção do NOTICIR , que foi fundado e liderado de maneira impecável, durante 7 anos, pelo Dr. Miguel Stoopen.
Este compromisso é também com todos os países membros da Radiologia Intercontinental, razão de ser para este órgão de divulgação, levando em consideração que o sentimento atual do CIR é orientado para a participação ativa e dinâmica e à geração constante de informação imediata.
Saibam que este boletim continuará sendo o canal virtual confiável para a divulgação e geração de informações de interesse para os nossos países, e para isso, conto com todos vocês, os coeditores Dr. Jorge Bisteni e Dr. Luis, bem como o Dr. Miguel Stoopen como Editor Fundador. Teremos também o apoio incondicional da Junta Diretiva do CIR.

Dr. Pedro Unshelm


Repercussões da Assembleia Anual de Chicago

Em 29 de novembro no marco da RSNA 2011, em Chicago, Illinois será realizada a assembleia ordinária anual do CIR, sendo os assuntos de destaque:
  • Boas-vindas dadas pelo Dr.Oswaldo Ramos Presidente do CIR apresentando seu plano de trabalho para os próximos dois anos, com destaque para o foco estratégico na educação
  • Aprovação do orçamento para o próximo ano
  • Designação dos professores visitantes 2011
  • Notificação do estado atual do Congresso CIR 2012 pela delegação de El Salvador
  • Aprovação por unanimidade da assembleia que a partir de agora, a única representação legítima ante o CIR pelo Equador será a Federação Equatoriana de Sociedades de Radiologia FESR Apresentação do novo editor do NOTICIR
  • Finalmente e promovendo o sentimento de pertença o Dr. Ramos anuncia o Hino e a Bandeira como símbolos do CIR.
  • Almoço da fraternidade

REUNIÃO CIR-ACR

A Junta Diretiva do CIR, acompanhada pela Dra. Rayda Hernández y el Dr. Francisco Arredondo, reuniram-se durante a RSNA 2010, com os Dres. John Patty, Paul Ellenbogen, Vickie Gianotti e Pam Wilcox , membros do American College of Radiology ressaltando os seguintes pontos:
  • Apresentação do Instituto Americano de Patologia Radiológica para fornecer informações para os cursos de treinamento promovidos através do CIR
  • Padronização dos programas de residência, bem como as atividades sobre tecnologia da informação (IT)
  • Promoção de campanha de proteção radiológica, especialmente na área de Pediatria
  • Traduzir todos os programas de proteção e educação radiológica em espanhol e português para distribuição aos países membros do CIR
  • Exame de residências de radiologia para avaliar o nível e a efetividade delas nos países pertencentes ao CIR
  • Cooperação recíproca CIR-ACR.

Sessão RSNA


A primeira sessão RSNA “RSNA Meets Latin América” foi um sucesso; realizada em Chicago na terça-feira 30 de novembro de 2010, das10: 30 às 12 h. Sem dúvida uma reunião sem precedentes, com dissertações sobre temas relevantes da Radiologia da América Latina e presidida pelo Dr. Hedvig Hricak, presidente da RSNA, e coordenada pelo Dr. Ricardo García Mónaco, com a participação de renomados Radiologistas da América Latina entre os que destacaram-se os Drs. Miguel Stoopen , Francisco Arredondo, Alfredo Buzzi, Eleonora Horvath,Patricia Carrascosa, Marina Ulla, Francisco Carnevalle, Néstor Kizilevsky e Herwin Speckter.

Terceiro Encontro de Residentes




Este tradicional evento foi organizado e realizado pelo Departamento de Educação Eletrônica do CIR
durante o mês de novembro de 2010.






Sexto Livro da Série Avanços

ULTRASOM PEDIÁTRICO

Editores Dr Miguel Stoopen
 Dr Ricardo García Mónaco
Editora InvitadaDra Gloria Soto G


Editorial Journal


Honras a membros do CIR na Argentina



Honras no Congresso Argentino de Radiologia

Durante o passado Congresso Argentino de Radiologia foram entregues os seguintes prêmios a destacados Radiologistas:

Medalha de Ouro pela Trajetória

Dr carlos R. Giménez
Dr. Ricardo garcía Mónaco

Membro Honorário Estrangeiro

Dr Jorge Herrera Cantillo




Bolsas da ECR

O Dr Carlos Tarzián, vogal da Junta Diretiva tem o prazer de informar os leitores de NOTiCIR, que as bolsas da European Society of Radiology previamente anunciadas pelo CIR, foram concedidas aos seguientes Jovens de diversos países da América Latina:

Alejandra Pizarro
Nicolas Maza
Lesly Solís Alfonso
Gretel Santana R.
Cecilia Besa
Lerida Barreiro
Keyla Aguilar
Giancarlo Schiappacasse
David Clemo
Christian Escalona Huerta
Liz Caballero
Leonardo Amaral
Ricardo Barros
Diego Pineda



RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 

Nossos leitores poderão observar que nesse 20 aniversário, a Radiological Society of North América fez um novo design, tanto do logo quanto do interessante boletim de notícias.

O Not i CIR, que tem o privilégio de incluir a cada mês um LINK de consulta para os membros do CIR, parabeniza a RSNA News por este aniversário!
 

GO RAD

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes.

À medida que o mundo das bolsas e da educação vai diminuindo em razão das ferramentas eletrônicas disponíveis, consideramos conveniente para a liderança internacional da radiologia olhar para as necessidades atuais e futuras.

Muitas das mais importantes publicações de radiologia estão publicadas na web e oferecem conteúdos educacionais de enorme valor para os radiologistas e outros profissionais da saúde relacionados, mas o acesso fácil a estes conteúdos está disponível apenas para usuários cadastrados.

Através do acordo com estas publicações que gostaram de colaborar, a plataforma GO RAD fornece acesso imediato a uma quantidade limitada de conteúdos, que de outra maneira seriam de acesso restrito que, proporcionando um link para o artigo original online, no momento da primeira publicação.

Esperamos que vocês aproveitem plenamente este programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

STERN, Eric J. MD
Editor-Chefe, GO RAD


Um pouco de história: Sir Alexander Fleming

Médico bacteriologista inglês (Lochfield, Escócia, 1881-Londres, 1955). Filho de modestos agricultores estudou medicina no Saint Mary´s Hospital, onde realizou toda a sua educação, sendo mais tarde professor dessa instituição e, finalmente, diretor do “Inoculation Department”.

Professor de bacteriologia na Universidade de Londres e discípulo Almroth E. Wright interessou-se muito precocemente pelos problemas bacterianos. Durante a primeira Guerra Mundial ficou conhecido por seus estudos sobre os efeitos nocivos da solução Dakin-Carrel.

A partir de 1920 dedicou-se ao estudo de agentes antimicrobianos; orientado a partir de então para o estudo do antagonismo microbiano, já observado por Pasteur, descobriu em 1922, junto com Allison, a lisozima, substância antibacteriana contida em muitos líquidos orgânicos, e em 1928, a penicilina, ao comprovar como uma das suas culturas de estafilococos era esterilizada porque tinha acidentalmente crescido no mesmo fungo Penicillium notatum, um poderoso agente antimicrobiano, que ele chamou de penicilina.

Publicou seus resultados, iniciando assim a era dos antibióticos, mas a penicilina permaneceu ignorada até 1940, quando outros pesquisadores, incluindo Florey e Chain, deram à realidade terapêutica que hoje tem, começou a ser aplicada com resultados verdadeiramente satisfatórios durante a segunda Guerra Mundial.

A estrutura química desta substância antibiótica é relativamente simples, existindo atualmente diversos tipos de penicilina, que têm uma estrutura diferente, mas com propriedades semelhantes.

Em 1944 lhe foi concedido o título de sir . Em 1945 foi galardoado com o Prêmio Nobel, compartilhado com Sir Howard Florey e Dr. E. Chain. Foi membro de numerosas instituições e doutor honoris causa pela Universidade de Madrid. Em seus últimos anos tornou-se diretor do Wright-Fleming Institute of Microbiology.

Este é um exemplo de como o acaso, no âmbito de um trabalho científico tenaz e ordenado, pode fazer descobertas capazes de mudar o curso da história.

Dr Luis Ros Mendoza
Editor Associado


Faça sua consulta, comentário ou sugestão através do seguinte formulário:

Esperamos sua ativa participação, já que toda mensagem é bem-vinda.

Para entrar no formulário, por favor, clique aqui

Desde já, muito obrigado!!