¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
   Editor: Dr. Miguel E. Stoopen
Coeditor: Dr. Luis Ros Mendoza   



 


O CIR nas reuniões internacionais

2010 será como os anos anteriores, de grande atividade acadêmica, acrescentando à habitual, a presença do CIR em duas grandes reuniões internacionais: Primeirofoi noCongresso Internacional de Radiologia, no passado mês de abril em Shangai. A próxima será  durante a Reunião Anual da RSNA em Chicago.


A RSNA Meets Latin America
, no título da apresentação onde um staff radiologistas do CIR sob a coordenação do Dr Ricardo García Mónaco apresentará à audiência aspectos relevantes das relações, a patologia prevalecente, estudos de imagem concebidos e trabalhos em projeto feitos por radiologistas da região.

Estamos todos convidados!

Revista virtual do CIR

Boas Notícias!
Lançamento da Revista Virtual de Radiologia-CIR.
Junho de 2010

Prezados amigos:

Dentro dos projetos do plano de Desenvolvimento 2010-2012 no numeral 2.4. Grupo de programas acadêmicos está contemplado fortalecer as Revistas de Radiologia. Como resultado final foi materializado e feito realidade o “sonho” que durante anos teve o Colégio: editar uma Revista Virtual de Radiologia com permanência no tempo. Esta oportunidade histórica queremos compartilhar com vocês para que no futuro se transforme em outro instrumento Educativo do CIR com o mesmo sucesso dos outros, salientando Radiologia Virtual.

O formato da Revista Virtual de Radiologia-CIR será semelhante à plataforma dos outros órgãos de difusão do CIR, como: Cir-radiologia.org, Noti-Cir, radiologiavirtual.org e agora a Revista Virtual. Na etapa inicial incluirá as 5 Revistas oficiais dos países do grupo primário, incluindo dois artigos por Revista escritos no idioma original e em inglês. Este ano serão Publicados 3 números e posteriormente 1 número a cada 3 meses para completar 4 por ano. Os artigos poderão ser consultados diretamente e mediante um “link” será possível acessar o conteúdo completo da Revista Correspondente.

A partir de agora mesmo estamos estudando a melhor maneira de vincular as demais Revistas de radiologia do Continente e da península Ibérica.

As Revistas de Radiologia dos países são a forma de expressão mais autorizada e respeitada de apresentar a produção científica e acadêmica de seus Radiologistas com fins educativos. Manteremos como princípio Filosófico fundamental difundir exclusivamente as Revistas oficiais do CIR, nossa razçao de Ser.

Finalmente, convidamos a todos, sem exeção, a participar deste importante projeto.

CLICAR aqui: http://www.cir-radiologia.org/revistavirtual

Como siempre, un saludo de amistad,

Rodrigo Restrepo
Presidente Colegio Interamericano de Radiología.


Curso virtual de imagens em trauma em junho e julho

No momento em que você receba o presente número de NOTiCIR, estará iniciando este importante curso que hoje é matéria da prática diária para todos os radiologistas.

Efetivamente, as imagens adquiriram um papel primordial na tomada decisões clínicas no doente traumatizado.

Você encontrará informação geral e especial sobre o manejo radiológico e o tratameento dos doentes com traumatismos, tanto no adulto como nas crianças que o levarão sem dúvida a melhorar sua prática.

Se ainda não se inscreveu, inscreva-se já!

Jorge Picorel, Francisco Sendra y Oswaldo Ramos, Coordinadores

Inscrições
Programa Completo




Mama: Quinto livro da série avanços do CIR

Mama
Mama: Quinto livro da série avanços do CIR

Os editores da Série “Avanços” temos o prazer de informar que está em circulação o quinto livro da Série, com informação de atual e em idioma espanhol sobre este tema de atualidade.

Editores Convidados

Dr. Román Rostagno (Arg)
Dra. Mariana Castro Barba (Arg)


Dr Miguel Stoopen e Dr Ricardo García Mónaco
Editores


XXV Congresso do Colégio Interamericano de Radiologia

29, 30 y 31 de Outubro 2010.

Centro convenções Hotel Sheraton, Santiago de Chile.

Mais informação


Becas de la Sociedad Española de Ultrasonidos (SEUS) para residentes del CIR

A SEUS oferece 2 bolsas para Residentes de países do CIR para assistir
ao X Curso para Residentes na cidade de Guijón, Espanha.

A bolsa Inclui: inscrição, hospedagem e alimentos. A SEUS reintegrará 1000 Euros para despesas com mobilidade.

Também poderão acessar a uma rotação em algum dos centros selecionados para tal fim, com duração mínima de 15 dias e máximo de 30 dias durante os meses de novembro- dezembro de 2010. As opções são o Hospital Puerta de Hierro em Madri, o Hospital Clinic em Barcelona, Hospital Marqués de Valdecilla em Santander, o Hospital Donostia em San Sebastián ou o Hospital de Basurto em Bilbao. Não estão incluidas as despesas pessoais durante  a rotação.

Os Interessados deverão cumprir com todos os requisitos estabelecidos no regulamento e enviar pessoalmente sua solicitação completa diretamente para a SEUS.

A SEUS informará ao CIR com data limite para dia 30-09-10 o nome dos dois bolsistas selecionados , os quais serão notificados pela Comissão de Bolsas.

Para consultar acerca das exigências da solicitação
CLICAR aqui


Bolsas da Universidade Internacional de Florida e Universidade de Miami

A nova Escola de Medicina, da Universidade Internacional da Florida (FIU Herbert Wertheim College of Medicine) e a Universidade de Miami (U. of M. Miller School of Medicine) oferecem 5 Inscrições de cortesia para jovens Radiologistas de países membros do CIR para assistir ao Curso:

“Avanços em Tratamentos Minimamente Invasivos”
28 de junho a 2 de julho 2010


Organizado pela: nova Escola de Medicina, da Universidade Internacional da Florida (FIU Herbert Wertheim College of Medicine)e a Universidade de Miami (U. of M. Miller School of Medicine)

Sede: Hotel Ritz Carlton, South Beach, Miami

Atenciosamente Dr Manuel Viamonte Jr.
Ex-presidente do CIR Decano Associado de Assuntos Internacionais e Professor de Radiologia Florida International University
Herbert Wertheim College of Medicine

Inscrições: cir.admin@servimed.com.mx


Autores do CIR SERAM

Radiologia Essencial

SERAM

José Luis del Cura Rodríguez
Salvador Pedraza Gutierrez
Ángel Gayete Cara

ESPANHA

Editorial Médica Panamericana
2 Tomos

Solicitações:


RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal: RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 

 

GO RAD

O que é GO RAD?

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes

Como o mundo da ciência e da educação diminui em razão das ferramentas eletrônicas disponíveis, é conveniente para a liderança internacional da radiologia olhar para as necessidades do mundo atual e futuro da radiologia.

A maioria das revistas importantes de radiologia publica on-line e oferece conteúdos educacionais de enorme valor para os radiologistas e outros profissionais da saúde relacionados, mas o acesso fácil e livre ao conteúdo publicado está disponível apenas para assinantes.

Através de acordos de cooperação com estas importantes revistas de radiologia, a plataforma RAD GO oferece acesso livre imediato a uma quantidade limitada de conteúdos de acesso restrito, ou de outro modo,proporcionando um link para o artigo original on-line, no momento da primeira publicação.

Esperamos que você aproveite plenamente as vantagens deste programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

STERN, Eric J. MD
Editor-Chefe, GO RAD


O Canto da História: MIGUEL SERVET

PARACELSO

Médico e reformista espanhol (Villanueva de Sigena, Huesca, 1511-Champel, Genebra, 1553). Conhecido também por Miguel de Vilanova e por Serveto ou Servetus.

Despois de estudar em Zaragoza foi secretário do confessor de Carlos I, a quem acompanhou na Dieta de Ausburgo (1530); ficou na Alemanha e contatou os grupos reformistas.

A publicação de seus escritos De Trinitatis erroribus (1531) e Dialogorum de Trinitate libri duo (1532), nos quais expôs suas ideias contrárias ao mistério da Trindade, provocou uma forte reação.

Depois, Servet transladou-se para París, onde estudiu medicina, trabalhando ulteriormente em Lyon e Vienne.

Ele manteve correspondência com Calvino e em 1546 lhe enviou seu livro Christianisimi restitutio; mas o reformador genebrino o denunciou à Inquisição e Servet teve que fugir; na sua passagem por Gieebra, quando tentava ir para a Itália foi capturado, depois de um longo processo foi condenado à morte na fogueira.

Como médico Serveto fez a descoberta da circulação pulmonar e do papel que ela desempenha na oxigenação e purificação do sangue. Segundo ele, o sangue “é transmitido da artéria pulmonar para a veia pulmonar por uma passagem prolongada através dos pulmões, e nesse percurso torna-se cor vermelha, liberando os vapores fuliginosos pelo ato da espiração”.

No aspecto teológico, sua doutrina negava o mistério da Trindade, já que segundo Serveto, cada uma das três Pessoas não é mais do que uma maneira diferente de se manifestar o próprio Deus.
Deste ponto de vista, representa o paradigma da liberdade de pensamento e de expressão, preferindo morrer na fogueira a renunciar a sua maneira de pensar.

Para Aragão, sua pátria, Serveto, descobridor da circulação pulmonar, é um dos pilares básicos da ciência e da cultura, juntamente com o escritor e filósofo Baltasar Gracián (autor, entre outras afamadas obras, de “El Criticón”), o pintor universal Francisco de Goya e o Prêmio Nobel de Medicina Dom Santiago Ramón y Cajal.

Luis Ros Mendoza
Editor Associado,


Faça-nos chegar sua consulta, comentário ou sugestão mediante o seguinte formulario:

Esperamos sua activa participação já que toda mensagem é bem-vindo.

Para ingressar ao Formulario faz favor, faça clique aqui

Desde já muito obrigado!

 


2010
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx