¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
   Editor: Dr. Miguel E. Stoopen
Coeditor: Dr. Luis Ros Mendoza   



 


Congresso internacional de Radiologia

Na cidade de Shangai, República da China, será realizado neste mês, de 8 a 12, o XXV International Congress of Radiology.

O CIR, como sociedade continental, representa os Radiologistas da América Latina, fato que lhe confere uma sessão oficial na qual apresenta temas que refletem a atividade corporativa na região e que, nessa oportunidade estarão focados na educação eletrônica, nas publicações e na certificação do conhecimento.


Carta do Presidente

Prezados amigos:

Queria compartilhar com vocês os avanços mundiais das guias de referência dos pacientes para imagens diagnósticas. O Colégio vem trabalhando de maneira intensa em todas as ações mundiais em benefício da Radiologia. Assistimos como palestrantes à reunião realizada em Genebra, organizada recentemente pela OMS.

Convido vocês a acessar a página web abaixo para consultar todas as informações relacionadas. Solicito que divulguem esta informação entre os colegas radiologistas de seu país dada a importância do tema.

http://www.who.int/ionizing_radiation/about/med_exposure/en/index2.html

Um abraço de amizade,

Dr Rodrigo Restrepo
Presidente do Colégio Interamericano de Radiologia


Cartaz do Congresso Interamericano

29, 30 y 31 de Outubro 2010.

Centro convenções Hotel Sheraton, Santiago de Chile.

Mais informação, proximamente.


Neurorradiologia: quarto livro da Série Avanços:

Série Avanços em Diagnóstico por Imagens.

A Comissão de Publicações apresenta o Terceiro livro da Série Avanços em Diagnóstico por Imagens.

Avances

Série Avanços em Diagnóstico por Imagens- CIR

Editores: M. Stoopen y R. García Mónaco
 
Neurorradiología
Editores convidados: Enrique Palacios
 

©2010 - Ediciones Journal
ISBN13: 978-987-1259-35-9
260 páginas - con Imágenes e Ilustraciones a color.

Encuadernación Cartoné - Formato 20 x 28 cm.

Ediciones Journal, 2009. ISBN 978-987-1259-33-5. 240 páginas.

©Agora disponível nas livrarias!

Você também pode fazer uma compra eletrônica clicando  COMPRAR 

Clique aqui para mais informaciónde este livro


Congresso Internacional de Radiologia

Na moderníssima cidade de Shangai, da república China, será realizado o 26° Congresso Internacional de Radiologia, organizado pela International Society of Radiology, da qual o CIR faz parte representando à América Latina.

www.icr2010.org

8 ao 12 de Abril do 2010.
Centro internacional de convenções de Shangai, China


GO RAD

O que é GO RAD?

GO RAD é um programa de alcance mundial novo desenvolvido pela Sociedade Internacional de Radiologia. O intuito é chegar à radiologia e avançar na educação radiológica através de uma comunidade global de radiologia acrescentando literatura atual, prática com conteúdo específico e direcionado e dedicado ao desenvolvimento das nações e populações carentes

Como o mundo da ciência e da educação diminui em razão das ferramentas eletrônicas disponíveis, é conveniente para a liderança internacional da radiologia olhar para as necessidades do mundo atual e futuro da radiologia.


A maioria das revistas importantes de radiologia publica on-line e oferece conteúdos educacionais de enorme valor para os radiologistas e outros profissionais da saúde relacionados, mas o acesso fácil e livre ao conteúdo publicado está disponível apenas para assinantes.

Através de acordos de cooperação com estas importantes revistas de radiologia, a plataforma RAD GO oferece acesso livre imediato a uma quantidade limitada de conteúdos de acesso restrito, ou de outro modo,proporcionando um link para o artigo original on-line, no momento da primeira publicação.

Esperamos que você aproveite plenamente as vantagens deste programa para melhorar a saúde e o bem-estar de todos.

STERN, Eric J. MD
Editor-Chefe, GO RAD


RSNA News

 

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 


O Canto da História: AVICENA

AVICENA

Nome com que os escolásticos conheceram o filósofo persa Ibn Sina (Afshana, em Bukhara, 980-Hamadã, 1037).

Destacou-se tanto por seus conhecimentos  de medicina como pela sua formação filosófica, matemática e astronômica. Serviu como médico e conselheiro a vários soberanos persas.

Foi médico muito famoso em todo o Oriente, seu Cânone de Medicina, traduzido para o latim no século XII, foi considerado texto fundamental em todas as faculdades ocidentais. Escreveu mais de cem obras sobre diferentes temas, mas dedicou-se fundamentalmente ao estudo da filosofia aristotélica. Ela o levou a definir as relações entre o ser de uma coisa e sua essência e as relações entre possível e necessário. No universo, diz Avicena, há um ser absolutamente necessário, em que coincidem essência e existência: Deus; existe depois o possível, que recebe do “absolutamente necessário” a necessidade de seu ser (por exemplo: a alma humana), e finalmente, o simplesmente possível, que é sujeito a perecer. O universo é eterno porque Deus, absoluta necessidade, não tivesse podido querer primeiro e depois não querer sua existência.

Desta maneira falta à metafísica de Avicena a nota que caracteriza à metafísica cristiana, na qual a Criação é um ato da vontade divina. Em Avicena perfila-se uma doutrina que será muito debatida na Idade Média e no Renascimento: a doutrina da unidade do intelecto ativo. A operação “ativa” pela qual se chega à essência do objeto conhecido não pode fazê-la nosso intelecto, mas um intelecto ativo único, o divino, que, praticamente pensa em nós e por nós.

Sua principal obra filosófica é o Livro da cura. Cabe destacar o resumo  em 1316 versos do saber médico de Avicena, realizado no Oriente: o“Aryuza”, que para 1280 traduziu o médico francês Armengaud de Montpellier, ao que acrescentou comentários conhecidos com o nome de “Cântico”.

O saber médico de Avicena ficou no proverbio “Mais matou a ceia que sarou Avicena”, que pretende refletir como é nocivo comer excesivamente no final do dia, comparando os efeitos negativos desse fato com tudo que fez de bom o médico e filósofo persa.

Luis Ros Mendoza
Editor Associado,


Faça-nos chegar sua consulta, comentário ou sugestão mediante o seguinte formulario:

Esperamos sua activa participação já que toda mensagem é bem-vindo.

Para ingressar ao Formulario faz favor, faça clique aqui

Desde já muito obrigado!

 


2010
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx