¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
   Editor: Dr. Miguel E. Stoopen
Coeditor: Dr. Luis Ros Mendoza   



 


Iniciamos 2010 com o volume sete

Ao iniciar o sétimo ano de vida do nosso Boletim Eletrônico NOTiCIR, podemos nos parabenizar pela continuidade do nosso Boletim Eletrônico que tornou-se um instrumento regular e confiável de transmissão de notícias para nossa corporação, instrumento que não é efêmero, dado que todos os números publicados desde 2004 estão disponíveis na página web do Colégio Interamericano de Radiologia http://www.cir-radiologia.org

Ainda que o conteúdo principal sejam as notícias da corporação e seus membros, nesse ano lhes apresentaremos, além disso, uma seção cultural que os editores temos chamado: “Canto da história”, concebida para trazer à memoria fatos relevantes de alguns dos grandes médicos. Iniciaremos a série com alguns muito seletos mestres da antiguidade para continuar no futuro com iniciadores e grandes figuras da radiologia dos países do CIR, tarefa para a qual precisaremos da colaboração e do apoio de todos aqueles interessados na história , que a partir de hoje ficam convidados a participar.

Dr Miguel E. Stoopen; Dr Luis Ros Mendoza


Relatório do Presidente

Prezados colegas, membros do CIR:

Um propósito permanente da Junta Diretiva do Colégio Interamericano de Radiologia que presido com muita honra, tem sido informar permanentemente aos nossos filiados sobre as atividades, alcances e projetos de nossa instituição. Nesta oportunidade apresento a vocês um resumo de algumas das atividades, decisões e trabalhos mais importantes realizados. O objetivo é compartilhar com nossas parceiras e radiologistas as ocupações de nossa associação, ao tempo de estimulá-los a continuar participando ativamente como tem feito até agora.

Com esse intuito colocamos na página do Colégio um resumo das atividades realizadas pela Junta Diretiva e pelo Presidente do CIR durante a semana da reunião da RSNA em Chicago (desde sábado 28 de novembro até quarta-feira 2 de dezembro de 2009) e na Reunião Geral Ordinária do CIR na terça-feira 1 de dezembro de 2009.

Mais informação

Atenciosamente,

Dr Rodrigo Restrepo
Presidente


Mudanças no Departamento de Educação Eletrônica

Prezados membros da comunidade do CIR 

Gostaria de comunicar-lhes as mudanças que vão ocorrer a partir de 2010 no Departamento de Educação Eletrônica e no portal www.radiologiavirtual.org

Os Doutores Javier Rodríguez Recio e Alejandro Beresñak entregaram seu cargo como coordenadores do Departamento motivados por razões particulares e compromissos próprios, como parte do que eles denominaram “processo natural de renovação” depois de 5 anos de grandes atingimentos. Ambos foram condecorados com o prêmio:  Diploma ao Mérito Acadêmico, máxima distinção do CIR na área acadêmica contemplada nos estatutos.

Para substitui-los foram designados os Doutores Francisco Sendra e Jorge Picorel, que aceitaram continuar com o grande trabalho feito até agora. O grupo será completado com o Dr. Oswaldo Ramos quem vem colaborando desde antes.

A Junta Diretiva e o Presidente do CIR, cumprindo com a responsabilidade de cuidar do desenvolvimento da educação na América, Espanha e Portugal, considerando a importância do Departamento de Educação Virtual agradecem aos doutores que saem e aos que entram e deseja a todos sucesso em sua novas responsabilidades pessoais. Um abraço de amizade,

Rodrigo Restrepo González
Presidente do CIR


Membros do Departamento de Educação Eletrônica

Departamento de Educação Eletrônica
Membros em 2010

Dr Oswaldo Ramos

Dr Jorge Picorel

   

Dr Francisco Sendra Portero

   

Honras a Membros do CIR

Professor do CIR, assíduo colaborador em todos os trabalhos educativos, articulista e Professor da Universidade de Harvard, o Dr Rafaél Rojas Jasso recebeu esta honorável distinção. Através do NOTiCIR expressamos nossos votos de parabenizações e o reconhecimento da comunidade radiológica ibero-latinoamericana.


Tercer libro de la Serie “Avances”

Luego de la excelente recepción de la serie Avances tenemos el agrado de anunciar el lanzamiento de un nuevo número:

Avances en Diagnóstico por Imágenes - CIR
Editores: M. Stoopen y R. García Mónaco

Musculoesquelético

Editores invitados: Rodrigo Restrepo Gonzáles
Editores invitados: Carlos R. Giménez

©2010 - Ediciones Journal
ISBN13: 978-987-1259-33-5
240 páginas - con Imagenes e Ilustraciones a color.
Encuadernación Cartoné - Formato 20 x 28 cm.

Ud puede también hacer una compra electrónica haciendo clic  COMPRAR 


Revisión crítica del libro de Musculoesquelético

La radiología musculoesquelética ocupa un volumen significativo de la práctica radiológica general, que ha ido aumentando progresivamente con el tiempo gracias al continuo desarrollo en las técnicas de imágenes aplicadas en esta área al creciente volumen de pacientes con patología del aparato locomotor.

El colegio Interamericano de Radiología (CIR) nos entrega una nueva versión de sus excelentes libros, dirigido en esta ocasión a radiología musculoesquelética, en un formato muy práctico y cómodo, excelentemente ilustrado, con autores de gran nivel y artículos muy útiles que comprenden una amplia variedad de temas. Los autores son expertos de nivel internacional, que se desempeñan como profesores reconocidos por su aporte científico en radiología musculoesquelética.

En la primera sección existen capítulos dedicados enteramente a una articulación (hombro, codo, muñeca, mano, cadera, rodilla, tobillo, pie, columna) y sus patologías evaluadas con un enfoque multimodal. En la segunda sección hay capítulos dedicados a patologías específicas (neuropatías comprensivas, lesiones deportivas, tumores óseos, tumores de partes blandas), muy bien ilustradas. El capitulo final nos muestra la variedad de procedimientos de que dispone la radiología intervencionista en el sistema musculoesquelético. Los diferentes capítulos revisan en forma dirigida los avances más importantes en algunas áreas, o bien realizan una revisión de los temas de mayor interés práctico.

El libro esta dirigido y resultara de gran utilidad para radiólogos generales y especialistas en el área, así como para residentes, tecnólogos y especialistas de otras áreas de la medicina interesados en los diferentes tópicos tratados, además de ser en forma indirecta de gran utilidad para nuestros pacientes."

Dr. Álvaro Burdiles
Profesor de Radiología
Sección Radiología Musculoesqueletica - Departamento de Radiología
Pontificia Universidad Católica de Chile


XXV Congresso Interamericano de Radiologia

Lugar: Santiago de Chile

Data: 27 a 29 de outubro 2010

mais informação, proximamente.


RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 


El Rincón de la Historia

HIPÓCRATES de COS

Célebre médico grego (Cós, 460? A. de J.C.- Larissa, 377?), chamado “o pai da medicina”. Filho de Heráclides, da família dos Asclepíades, recebeu os primeiros conhecimentos do seu progenitor e aprendeu a filosofia de Demócrito e Górgias Sículo.

Do mesmo modo que  outros sábios de sua época foi um  grande viageiro e, conforme seus escritos, sabe-se que visitou Tasos, Tessália,Trácia, Egito e Libia.

Considerado o médico mais famoso da Grécia antiga. Sua importância reside em que , com ele,a medicina se afasta da concepção religiosa e das práticas supersticiosas anteriores. Fundou uma ética e uma moral médicas (explicitas, em parte, no seu famoso “Juramento”), ligadas a uma classe médica independente do sacerdócio, ainda que talvez algo vinculada à tradição.

Sua concepção da medicina é uma síntese das diferentes escolas filosóficas, biológicas e médicas da época, de modo que chega a construir um verdadeiro sistema do homem, muito afastado do empirismo utilitário dos egípcios. Segundo ele, a doença seria causa da desproporção ou impureza dos quatro humores fundamentais: sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra, que correspondem aos quatro elementos naturais: ar, terra, água e fogo. A harmonia destes elementos seria regida pelavis naturae (força da natureza) e o corpo doente também teria tendência natural a curar-se por si mesmo, eliminando ou deslocando a impureza dos humores; o médico só deveria observar atentamente o curso da doença para poder ajudar a natureza no momento preciso.

Sua grande fama funda-se, principalmente, em ter sido ele quem projetou tirar a medicina das práticas religiosas naquele tempo e por ter sido o fundador da medicina experimental.

Suas doutrinas estão formuladas nos célebres “Aforismos”, que foram considerados até finais do século XVIII como o texto clássico e fundamental da medicina. Sua obra, a de sua escola e dos discípulos, escritas em dialeto jônico, foram coletadas pela biblioteca de Alexandria no Corpus hippocraticum. Entre outras obras, cabe mencionar os Prognósticos, De dieta e Das epidemias.

Luis Ros Mendoza
Editor Associado


Faça-nos chegar sua consulta, comentário ou sugestão mediante o seguinte formulario:

Esperamos sua activa participação já que toda mensagem é bem-vindo.

Para ingressar ao Formulario faz favor, faça clique aqui

Desde já muito obrigado!


2010
 
 
 
 

INSCRIPCIONES INTERNACIONALES DE CORTESÍA

Son otorgadas por la Sociedad organizadora. Están destinadas a miembros del CIR que pertenezcan a otros países y no radiquen en el país donde se realiza el evento. Las solicitudes deben hacerse a la Oficina administrativa del CIR cir.admin@servimed.com.mx

www.cir-radiologia.org