¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
   Editor: Dr. Miguel E. Stoopen
Coeditor: Dr. Luis Ros Mendoza   



 


Prezados colegas radiologistas:

Depois de cumprimentá-los, gostaria de comentar com vocês  alguns dos avanços e vantagens atingidas nos últimos dias para o Colégio:

Iniciamos atividades concretas dentro do Programa para a Certificação e Credenciamento dando vida operacional ao SIRCAI (Sistema Integrado de Radiologia para a Certificação e Credenciamento na IberoAmérica)  na reunião de Medellín em março de 2009. Foi desenhado o AVAL para Congressos e atividades acadêmicas; posteriormente lhes será concedido aos seminários e Congressos o Selo de Qualidade garantindo sua  excelente organização. O AVAL deve  ser solicitado ao CIR por carta oficial encaminhada pela Sociedade organizadora representante de cada país ou, caso for coordenado por alguma filial regional ou entidade independente, a carta deverá ter a aprovação da respectiva Sociedade do país correspondente. Já são vários os Congressos que têm nosso AVAL apoiando suas atividades e com o prestígio do CIR. Igualmente estamos  configurando   os membros coordenadores do programa SIRCAI com pessoas do mais alto reconhecimento acadêmico.

O SIRCAI se tornará o programa mais ambicioso do CIR para a homologação de  créditos e reconhecimentos obtidos por educação continua, padronizando todos os sistemas existentes. Ao tempo que gerará no futuro a possibilidade de  intercâmbio de programas de residência e laborais em nível global mediante a convalidação de títulos.

Estabeleceu-se uma parceria estratégica entre a OPS, o CIR e o departamento de educação eletrônica através de radiologiavirtual.org para implementar um programa educativo sem custo, aplicando o curso de Oncoradiologia para os radiologistas dos países da América Central (REESCAD). Este programa outorgará créditos válidos para o SIRCAI. Mediante ele, não só estamos oferecendo educação direta e gratuita aos radiologistas do CIR, mas também estreitando o trabalho mancomunado com a OPS e a OMS que vimos realizando faz tempo.

O CIR está trabalhando ativamente junto à OMS e outras organizações na padronização dos manuais de radio proteção em nível mundial, liderando ações integradoras de especialistas em um dos tópicos mais importantes atualmente, sempre vigiando a qualidade e a segurança para os pacientes.

Configurou-se o grupo de trabalho do Programa do CIR, Revistas de Radiologia. Com este programa integraremos as revistas e os comitês editoriais da América e da Espanha para melhorar o nível científico das publicações e fomentar a pesquisa.

Como vocês já comprovaram, integramos a imagem corporativa do CIR unificando os formatos e logotipos  de www.cir-radiología.orgNOT I CIRwww.radiologiavirtual.org   nos projetando como uma verdadeira organização sólida e estruturada. Além disso, temos facilitado a visita às três páginas web mediante a implementação de “links” de fácil acesso entre elas.

Iniciamos solidamente o “Programa de Patrocinadores” com a Bayer-Schering-Pharma e Hologic publicitando suas companhias em nossas páginas web e desenvolvendo atividades conjuntas. Temos dado nosso AVAL a publicações educativas promovidas por elas e mantemos a exclusividade e agradecimento à General Electric pelo suporte às atividades de radiologiavirtual.org.  Convidamos as outras empresas comerciais a se vincular as nossas atividades acreditando em “um futuro melhor” para a radiologia da América e Espanha.

Realizou-se em forma “exitosa” o curso  Cardio-imagens, organizado por nosso departamento de educação eletrônica, com a inestimável colaboração dos professores especialistas e com a massiva participação dos radiologistas.  Parabéns a todos!

Como podem ver, queridos amigos, aqui estamos. Estamos trabalhando com otimismo e compromisso para fazer  realidade o “Espírito do CIR”: Conseguir dia a dia elevar o nível da radiologia dos países da América e Espanha para melhorar a qualidade de vida dos pacientes e dos radiologistas.

Abraço de amizade para vocês.

Rodrigo Restrepo González
Presidente do CIR


3º Congresso Virtual do CIR

Em Outubro de 2009 levar-se-á a cabo o 3er Congresso Virtual de Radiología no Portal Docente do Departamento de Educação Electrónica do Colégio Interamericano de Radiología, RadiologiaVirtual.org

Esta terceira edição continua as versões realizadas exitosamente nos anos 2005 e 2007, esperando repetir e superar em quantidade e qualidade os excelentes resultados obtidos nessas versões.

Para este 3er Congresso Virtual, realizar-se-ão variantes organizativas e de apresentação, no qual a cada dia, um país diferente membro do CIR, expõe seus conteúdos e informação profissional e social.

A cada dia um país diferente exporá os seguintes conteúdos:

2 Cursos de Refresco Multimédia; 2 Casos Radiológicos interactivos; Reseña histórica e características do país e 10-20 fotos características do país

Comunidade Radiológica: Ao igual que nos Congressos Virtuais anteriores, se encontra aberto o envio de Casos Clínicos e Pósters Electrónicos. Pode enviar seu material AGORA! (ingresse com os acessos localizados aqui acima)

Data limite para a apresentação de Casos Radiológicos Interactivos e Pósters Electrónico: 31 de AGOSTO de 20

 


Livros do CIR

Direcção para pedidos electrónicos:
Edições Journal, Buenos Aires  www.journal.com.ar/avances


O CIR trabalha com a OPS

O portal do CIR (Colégio Interamericano de Radiología) está a reeditar em Julio de 2009 um curso sobre Onco-Radiología, nesta oportunidade com o apoio do Escritório Panamericana Sanitária (OPS).

Depois do sucesso do curso de Onco-Radiología, o CIR decidiu reeditá-lo. O objectivo desta vez era dirigí-lo especialmente a radiólogos da RESSCAD (Reunião do Sector Saúde de Centroamérica e República Dominicana). Para isso, conta com o apoio da Organização Panamericana da Saúde (OPS).

O curso desenvolver-se-á entre o 10 de Julio e o 30 de Agosto na modalidade virtual. Nesta edição já estão a participar radiólogos de Belice, Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá.


Bolsas SEUS para residentes

O Colégio Interamericano de Radiologia (CIR) e a Sociedade Espanhola de Ultrasons (SEUS) oferecem 2 bolsas para residentes de Diagnóstico por Imagem de países membros do CIR, para participar no IX Curso para Residentes da “Sociedad Española de Ultrasonidos” em Gijón entre 5 e 7 de novembro de 2009.

Obterão:

  • Inscrição, hospedagem e regime de comidas durante a celebração do curso.
  • A quantia de USS 1.000 para cobrir despesas  com mobilização.
  • Também poderão ter acesso a uma rotação em algum dos centros selecionados para tal fim, com duração mínima de 15 dias e máximo de 30 dias durante os meses de novembro - dezembro de 2009.
  • Poderá optar-se pelo Hospital Puerta de Hierro em Madrid, o Hospital Clinic em Barcelona, Hospital Marqués de Valdecilla em Santander, o Hospital Donostia em San Sebastián ou o Hospital de Basurto em Bilbao.
  • Não se incluem as despesas pessoais durante  a rotação.
Informes e inscrição de candidaturas: cir.admin@servimed.com.mx

Programa de Professor visitante

Venezuela, Isla Margarita

18 - 22 Outubro de 2009
Responsivle: Dr. Rodrigo Socarrás
E-mail: socarrasdavidrodrigo@hotmail.com
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

 

Colombia, Medellin

5 - 8 Agosto de 2009
Responsivle:Dra Patricia Castro
E-mail: acr@acronline.org
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

Perú, Lima

28 - 30 Agosto 2009
Responsivle: Dr. Ernesto Ausejo sociedadperuanaderadiologia@hotmail.com
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

 

Perú, Lima

23 - 25 Outubro 2009
Responsivle: Dr. Ernesto Ausejo sociedadperuanaderadiologia@hotmail.com
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

Argentina, Tucuman

12 - 15 Junho 2009
Responsivle: Dr Sergio Moguillanski  smoguil@speedy.com.ar
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

 

Argentina, Buenos Aires

23 - 25 Septembro 2009
Responsivle: Dr Sergio Moguillanski  smoguil@speedy.com.ar
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

Bolivia

Fecha: A Definir.
Responsivle: Fernando Contreras
E-mail: fernando@rxcontreras.com
Oferece dez inscrições internacionais de cortesia a membros do CIR.

   
     

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx


RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 


Faça-nos chegar sua consulta, comentário ou sugestão mediante o seguinte formulario:

Esperamos sua activa participação já que toda mensagem é bem-vindo.

Para ingressar ao Formulario faz favor, faça clique aqui

Desde já muito obrigado!

 


2009
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

Säo outorgadas pela Sociedade organizadora. Estäo destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e näo morem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser encaminhadas ao Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx