¿Não pode visualizar o boletin? Faça clic aqui
   Editor: Dr. Miguel E. Stoopen
Coeditor: Dr. Luis Ros Mendoza   



 


Ecos da Assembleia do CIR

Reunidos em Chicago,os Conselheiros da maioria dos países que integram o CIR mantiveram uma longa e produtiva Assembleia Geral Ordinária na qual ficou evidente o crescimento da organização pelos múltiplos temas abordados e pelos numerosos participantes que hoje integram os diversos grupos de trabalho.

O Colégio é hoje uma entidade em pleno desenvolvimento, orientada fundamentalmente à educação dos radiologistas, já seja de forma presencial mediante envio de professores visitantes aos países membros, ou também por via da educação eletrônica que teve gande receptividade, ou pela mais recente publicação de livros monográficos ,que neste ano foram quatro. O Colégio, ao mesmo tempo, ocupou-se dos assuntos gremiais, da prática da especialidade e das relações com os organismos médicos internacionais.

Seguida por uma Assembleia extraordinária na qual o Colégio decidiu ampliar a Junta diretiva com mais um membro para dar maior continuidade às ações. A reunião foi um sucesso em tosd os os aspectos.

Sobre o anteriormente mencionado e mais, NOTiCIR continuará informando a seus associados.


Portugal ingressa ao Colégio

Motivo de alegria para todos os membros do CIR  foi a entrada formal de  Portugal representado por sua Sociedade Nacional :

 Sociedade Portuguesa de Radiologia e Medicina Nuclear (SPRMN)

Os Conselheiros e Diretivos do CIR ofereceram uma cálida boas-vindas a esta prestimosa organização, que no ato esteve representada pelo Dr Filipe Caseiro, quem contribuirá ao maior desenvolvimento da nossa especialidade.

A SPRMN é assim a segunda sociedade europeia em se afiliar ao CIR e também a segunda de língua portuguesa. O inglês e português constituem os idiomas oficiais do  nosso Colégio


Honras a membros do CIR

 
Homenagem do CIR aos doutores
Francisco Xavier Rodríguez Recio e Alejandro Beresñak
 

Cinco anos bastaram para que Francisco Xavier Rodríguez Recio de Segovia, da Espanha e Alejandro Beresñak de Buenos Aires, Argentina, demonstraram ante os radiologistas ibero-latinoamericanos que a educação eletrônica por meio de cursos, congressos virtuais, fóruns, chats, apresentações clínicas etc., é um meio eficaz de levar educação a toda a comunidade, tornando-a em uma ferramenta que hoje é considerada indispensável por um grande número dos nossos afiliados.

Foram eles também, com o Dr Oswaldo Ramos, os integrantes do Primeiro Departamento criado no CIR com o nome de Departamento de Educação Eletrônica ao que souberam imprimir uma grande dinâmica e prestígio e a participação de mais de 20000 radiologistas nos programas que implementaram.

Ao encerrar um ciclo de trabalho e decidir retirar-se, a Assembleia unanimemente lhes ofereceu uma emotiva homenagem e o Dr Rodrigo Restrepo informou ter solicitado para eles o Diploma ao Mérito Acadêmico que lhes será outorgado no próximo Congresso Interamericano de Radiologia no Chile


Educação electrónica do CIR em cifras

Departamento de Educação Eletrônica do CIR
Periodo
2005 - 2009.

O Departamento de Educação Eletrônica do CIR faz no presente 5 anos de trabalho vertiginoso, durante os quais foram atingidos inúmeros e importantes objetivos.

A seguir, compartilhamos com vocês algumas estatísticas do Departamento, que não fazem mais que resumir os alcances obtidos:

Usuários Cadastrados:

  • Quantidade de cadastrados  até dezembro 2009: 13.129
  • Quantidade de cadastrados só em 2009: 5.036

Eventos realizados:

  • 3 Congressos Virtuais: 2005, 2007 e 2009
  • 2 Encontros de Serviços com Docência Residência: 2007 e 2008
  • 2 Cursos Especiais: Onco-Radiologia 2008 e Cardio-Imagens 2009
  • 1 Curso junto a OPS: 1: Reedição Onco-Radiologia 2009
  • 2 Eventos Especiais: Ciclo de Palestras Hospital Italiano e Jornadas de RMCE 2006
  • 2 Cursos de Habilidades: Apresentações Efetivas e Pesquisa de Informação 2008

Conteúdos Publicados:

  • Cursos de Atualização: 546
  • Casos Clínicos: 540
  • Pósters Eletrônicos: 40
  • Comunicações, protocolos e leituras: 225
  • TOTAL: 1.351 conteúdos

Assistentes:

  • Quantidade total de Assistentes a Eventos: 19.912 participantes
  • Evento com maior assistência: 3º Congresso Virtual 2009: 3.380 participantes

Certificados-créditos:

  • Quantidade total de créditos obtidos: 18.883 créditos
  • Evento com maior quantidade de créditos: 3º Congresso Virtual 2009: 4.225 créditos

Livros de autores do CIR

Atlas de Cardiopatias Congênitas
Dra. Luz Pabón

Publicado pelo Hospital Cardiológico Infantil Latinoamericano Dr. Gilberto Rodríguez Ochoa Caracas, Venezuela.

Livro: Atlas de Cardiopatías Congénitas.
Autores: Dra. Luz Pabón.


Série Avanços em Diagnóstico por Imagens

©Agora disponível nas livrarias!

Você também pode fazer uma compra eletrônica clicando  COMPRAR


XXV Congresso Interamericano de Radiologia

Lugar: Santiago de Chile

Data: 27 a 29 de outubro 2010

mais informação, proximamente.


RSNA News

Convidamos os leitores do NOT i CIR  a ver diretamente, deste espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America colocou gentilmente ao nosso dispor.

Você poderá acessar ao último número do boletim, bem como ao índice dos números anteriores tanto como página web (html), ou como arquivo PDF.

 

 


Convite

A doutora Gloria Soto Giordani, Presidenta e o Dr Pedro Daltro, Secretário convidam todos os radiologistas latinoamericanos com interesse na radiologia Pediátrica a se incorporar à Sociedad Latinoamericana de Radiología Pediátrica (SLARP) e participar ativamente para atingir o objetivo de melhorar a qualidade da radiologia pediátrica na região, em benefício das nossas crianças
Dra. Gloria Soto Giordani

As pessoas interessadas poderão encontrar mais informações em www.slarp.net ou podem enviar um correi eletônico diretamente a: presidente@slarp.net solicitando afiliação e enviando um breve CV

Dr. Pedro Daltro

Faça-nos chegar sua consulta, comentário ou sugestão mediante o seguinte formulario:

Esperamos sua activa participação já que toda mensagem é bem-vindo.

Para ingressar ao Formulario faz favor, faça clique aqui

Desde já muito obrigado!


2010
 
 

INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA

São outorgadas pela Sociedade organizadora. Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não radiquem no país onde o evento é realizado. As solicitações devem ser feitas no Escritório administrativo do CIR

cir.admin@servimed.com.mx

www.cir-radiologia.org