¿No puede visualizar el boletin? Haga click aquí
NOTiCIR
Español Ingés Portugués
         www.cir-radiologia.org
 


Dois Congressos

Editorial

Dois grandes congressos internacionais nos quais o CIR está amplamente envolvido se aproximam: o mais próximo no tempo é o XXV Congresso Internacional de Radiologia que será celebrado na fascinante cidade de Marrakesh, em Marrocos de 5 a 8 de junho, seguido pelo XXIV Congresso Interamericano de Radiologia na belíssima cidade de Belo Horizonte, no Brasil.

O CIR leva a Marrakesh a representaçäo da Radiologia latino-americana, com professores que a diretiva convida a assistir e que ministraräo palestras nos diferentes módulos nos que participam palestrantes de países de todo o mundo.

Belo Horizonte acolhe este ano o XXIV Congresso Interamericano de Radiologia que será conjuntamente com o XXXVII Congresso Brasileiro . O Comitê Científico tem reunido notáveis professores representativos de países afiliados e nossos colegas e amigos da Sociedade de Radiologia de Minas Gerais e do Colégio Brasileiro de Radiologia preparam-se para receber a comunidade latino-americana. Você fica cordialmente convidado para compartilhar a ciência e para desfrutar da beleza do Brasil.


 

XXIV Congreso Interamericano de Radiología

congreso

Os doutores Rodrigo Restrepo e Francisco Quiroz y Ferrari quem säo respectivamente Presidente e Secretário do Comitê Científico do CIR para este Congresso informaram-nos que vinte e oito professores do CIR ofereceräo 56 palestras e duas plenárias.

Esta notável equipe de Professores convidados alternará com um amplo corpo de distintos palestrantes do Brasil, dando grande relevância ao programa em que se espera, além disso, a participaçäo de numerosos radiologistas ibero-americanos.

Um programa social atraente e a oportunidade de percorrer este belo país, fazem prever que a estada dos congressistas será muito prazerosa.

 


A Comissäo de Publicações do CIR

Em números anteriores do NOT i CIR temos manifestado os objetivos e as ações das diversas Comissões e Grupos de Trabalho que junto à Mesa Diretiva säo as encarregadas de propor, implementar e desenvolver as tarefas que encomenda a Assembéia Geral. A última à qual faremos referência é a chamada Comissäo de Publicações.

Criada em 1946, teve como tarefa principal durante muitos anos, a publicaçäo de diversos boletins e da que foi chamada de Revista Interamericana de Radiologia, publicada até a década de 90 no século passado.

O auge das comunicações eletrônicas propiciou que em forma progressiva os boletins e os meios educativos adotassem esta tecnologia e ao mesmo tempo uma maior comunicaçäo entre os radiologistas de todos os países que tem resultado em novos projetos.

A Comissäo de Publicações tem hoje 3 linhas de Trabalho:

  1. A página Web www.cir-radiologia.org
    Cujos editores säo: Dr Francisco Arredondo e Dr Jorge Bisteni

  2. NOT i CIR, Boletim Eletrônico Mensal Trilingüe
    Editores: Miguel E.Stoopen e Luis Ros Mendoza

  3. Monografias de Imagem do CIR
    Novo projeto de publicações semestrais dirigido pelos doutores Miguel E.Stoopen e Ricardo García Mónaco e publicado por Ediciones Journal. O primeiro número sobre o Fígado está em preparaçäo.
Dr. Francisco Arredondo 
Dr. Jorge Bisteni Bustani
Dr. Miguel E. Stoopen
Dr. Luis Ros Mendoza 
Dr. Ricardo García Mónaco

 


Visitantes da página WEB

O número de pessoas que visitam www.cir-radiologia.org, continua em aumento, tendo se registrado no mês de fevereiro 82.91 % novos visitantes que viram uma média de 3.4 páginas por visita. Os países dos quais provêm o maior número foram: Brasil, México, Espanha, Argentina, Venezuela, Colômbia e Estados Unidos.


Colonografia (Colonoscopia) virtual

Um novo guia para o escrutínio do câncer colorretal foi dado a conhcer no dia 5 de março por um grupo de especialistas que representam um amplo espectro de organizações da saúde nos Estados Unidos, sob a forma de um consenso que incluiu as seguintes organizações:

American College of Gastroenterology (ACG), American Gastroenterological Association (AGA), American College of Radiology (ACR ) e a American Cancer Society (ACS), fazendo um comunicado conjunto que foi publicado por grandes jornais dos USA.

Este excepcional e extraordinário consenso oferece recomendações de várias alternativas para detectar em forma precoce testes que prevenham o desenvolvimento do câncer do cólon, com uma forte preferência dos testes näo invasivos, entre os que se inclui a CT- Colonografia, também chamada Colonoscopia Virtual.

Baseando-se em uma revisäo das evidências históricas e das mais recentes, os novos guias emitidos pela Comissäo Conjunta consideram que os seguintes 4 testes säo aceitáveis para a detecçäo precoce do câncer colorretal e os pólipos adenomatosos:

  • Sigmoidoscopia flexível a cada 5 anos
  • Colonoscopia a cada 10 anos
  • Enema opaco com duplo contraste a cada 5 anos
  • CT colonography (colonoscopia virtual ) a cada 5 anos

O anterior é fruto do desenvolvimento progressivo da tecnologia da CT colonografia e do esforço de vários grupos radiológicos da uniäo americana , que trabalharam no interior do ACR e dirigiram estudos ( ACRIN ) , que permitiram validar os resultados da CT Colonografia.

Nota do Editor :

Esta notícia redundará sem dúvida em uma maior demanda de estudos de CT Colonografia e nos coloca aos radiologistas gastrointestinais ante a necessidade inadiável de estudar e ter treinamentos específicos para praticar este estudo com o mais alto nível de conhecimento e qualidade.

Para saber mais Clicar aqui

Dr . Miguel E. Stoopen


RSNA

Convidamos os leitores do NOT i CIR a ver diretamente, desde este espaço, o boletim informativo mensal : RSNA News que a Radiological Society of North America tem colocado gentilmente ao nosso dispor.

Vocë poderá acessar ao último número do boletim , bem como ao índice dos números anteriores; tanto como página web (html) como em arquivo PDF

 

 


Cursos e Congressos com Professores do CIR

Argentina, Córdoba

Congreso de Radiología de Córdoba
De 1 a 4 de maio 2008
Responsável: Sergio Lucino e-mail: secretaria@sordic.org.ar
Oferece 10 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

Ecuador, Quito

Curso de Radiologia Mamária
De 3 a 5 de abril 2008
Responsável: Dr Glenn Mena Olmedo e-mail: drglenn89@hotmail.com
Oferece três inscrições internacionais de cortesia

 

Colombia, Medellin

Del 6 al 9 de agosto de 2008
Responsável: Patricia Castro apatriciacastro@yahoo.com y acr@acronline.org
Oferece Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

 

Honduras, Tegucigalpa

De 19 a 20 de setembro 2008
Responsável
: Eysa Carrasco e-mail: eysarcr@yahoo.com
Oferece 8 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

Perú, Lima

De 26 a 28 de setembro 2008
Responsável
: Luis Chavez sociedadperuanaderadiologia@hotmail.com
Oferece 8 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *


Chile, Viña del Mar

Congreso Chileno de Radiología
De 2 a 4 de outubro 2008
Responsável: Gloria Soto: gloria.soto@gmail.com
Oferece 8 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

 

Venezuela, Caracas

Del 22 al 25 de outubro de 2008
Responsável
: Pedro Unshelm  guasipati9@hotmail.com
Oferece 10 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

 

Nicaragua, Managua

Responsável: David Góngora dgr0962@yahoo.com
Oferece 10 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

 

Uruguay, Mercedes

Novembro de 2008
Responsável
: Maria Dolores Scavonne  mdscavone@adinet.com.uy
Oferece 10 Inscrições Internacionais de cortesia a membros do CIR *

 


INSCRIÇÕES INTERNACIONAIS DE CORTESIA
São outorgadas pela Sociedade organizadora. Estão destinadas a membros do CIR que pertençam a outros países e não morem no país onde o evento será realizado. As solicitações devem ser encaminhadas para o Escritório administrativo do CIR
cir.admin@servimed.com.mx


Congresso Internacional de Radiologia de Marrakesh

marrakesh

A Internacional Society of Radiology (ISR), Presidida pelo Dr Claude Manelfe e da qual o CIR é membro ativo em representaçäo dos radiologistas da América Latina, reitera seu cordial e amplo convite a todos os radiologistas do continente americano para assistir ao XXV Congresso Internacional na bela e muito atraente cidade de Marrakesh.

 

Se você deseja o Programa e inscrever-se Clique aqui.

Se você gosta de consultar de programa, Clique aqui.

marrakeshmarrakeshmarrakeshmarrakeshmarrakesh

Se deseja enviar-nos sugestões, recomendações, críticas ou qualquer tipo de comentário, você pode escrever a:

contacto@cir-radiologia.org

Toda mensagem será bem-vinda.

Desde já, muito obrigado!!

Estimados Srs! Les hago llegar mis felicitaciones por la nueva presentación de la página web. Fantástica!!!!. Desde ya, estoy confirmando mi presencia ante el Congreso que se realizará en Belo Horizonte, ciudad muy linda e histórica, que hace años que no la visito, además de un pueblo muy cálido y receptivo.

Dra Ildiko Iamili Blez
Brasil


 

Ver poster